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Nick Cassidy celebra boa fase e destaca corrida no Brasil: “Será bastante divertido”

Foto do escritor: Sonia CurySonia Cury

Líder do campeonato, Nick Cassidy comentou em entrevista sobre o seu bom momento, destacou o desempenho de outras equipes do grid e disse o que ele espera do E-Prix de São Paulo



O atual vice-campeão da Fórmula E começou a 10ª temporada bastante inspirado, com três pódios seguidos - quatro se contar o pódio conquistado no E-Prix de Londres no ano passado - e não tem pretensão de parar por aí. A verdade é que Nick Cassidy tem sido o principal nome da Jaguar e um dos pilotos mais visados neste início de campeonato. 


Em entrevista com o Entre Fórmulas, o neozelandês de 29 anos, comentou sobre a sua performance e o alto nível que vem demonstrando desde que se tornou um dos favoritos ao título na 9ª temporada.


“Eu acho que apresentei uma boa crescente no ano passado. Eu só tive um pouco de azar na corrida de Roma e a corrida em Londres não deu muito certo. Mas, tirando isso, tem sido uma boa sequência nas últimas 8, 9 corridas e o mais legal é que eu consegui mudar para uma equipe com o mesmo trem de força e manter a boa fase que estou tendo desde o final do ano passado”, começou Nick ao falar sobre os últimos pódios conquistados. 


Quando perguntado sobre a sua leitura de corrida e de como ele parece ser certeiro nos momentos de atacar e aguardar a melhor oportunidade para tentar disputar posições, Cassidy foi mais contido e afirmou que a Fórmula E é um campeonato imprevisível e, por isso, cada etapa é um novo capítulo. 


“Eu acho que todos os dias é um novo dia na Fórmula E. Mesmo que eu tenha um bom desempenho, você nunca pode se apoiar na última corrida, você precisa fazer o trabalho de novo. Vai ser a mesma coisa em São Paulo. Todo mundo vai começar do zero e nós temos que tentar fazer o nosso melhor no Brasil", disse.


Nick conversando com o Entre Fórmulas

(reprodução: Formula E/Entre Fórmulas)


Falando de corrida em terras brasileiras, Nick Cassidy teve um ótimo desempenho em 2023, quando brigou pela vitória com Mitch Evans até a volta final. O pódio em São Paulo foi completamente dominado pelo trem de força da Jaguar com Evans e Bird ficando com a primeira e terceira posição correndo pela equipe fabricante, enquanto que Cassidy ficou em segundo correndo pela Envision, equipe cliente. 


São Paulo é uma etapa que costuma proporcionar muitas ultrapassagens e com o bom ritmo apresentado pela Jaguar na 9ª temporada é esperado que a história se repita. 


Nick comentou sobre o carro da Jaguar combinar com esse tipo de pista e o que ele espera da etapa no Brasil. 


“Eu realmente espero que o carro combine (com a pista), porque no ano passado foi incrível para a gente. Acredito que será uma disputa apertada de novo, porém, eu estou muito confiante que vamos ter um bom carro para a pista de São Paulo. Pensando na Fórmula E de um modo geral, deverá ser uma boa corrida de novo.  Teremos mais oportunidades de ultrapassagens do que foi visto nas primeiras etapas que tivemos, então, será bastante divertido”, afirmou. 



Em um determinado ponto da conversa, Cassidy aproveitou para comentar sobre a administração de energia e como é lidar com isso quando se começa do fundo do grid.


O principal para o neozelandês é a estratégia. Saber compreender o que está acontecendo ao redor para tentar avançar nos momentos propícios é crucial, mas ele também confessou que é necessário contar com um pouco de sorte. 


“Tudo depende do tipo de pista e da sua estratégia. Às vezes, você tem sorte, acontece algumas coisas e é possível escalar algumas posições. Já em outras situações você acaba gastando muita energia quando começa atrás para conseguir ultrapassar. Depende muito das circunstâncias, da estratégia que você está escolhendo e o quão agressivo você quer ser”, explicou. 


Na corrida de sexta-feira, que foi a primeira da rodada dupla disputada na Arábia Saudita, foi possível ouvir o trecho de uma conversa entre Cassidy e Vergne enquanto estavam se preparando para o pódio.


Nick elogiou o desempenho da DS Penke para o francês, falando que eles fizeram um bom trabalho com o carro. Apesar de grandes mudanças não poderem ser feitas no powertrain, as equipes contam com algumas atualizações de software e setup do carro para tentar entregar algo diferente dentro de pista.


Inclusive, vale a pena lembrar que em entrevistas concedidas após o término da 9ª temporada em 2023, Vergne demonstrou estar descontente com algumas decisões da equipe e afirmou que após as férias de verão estaria voltando para a fábrica para trabalhar de perto com os membros da DS em mudanças específicas visando o campeonato de 2024.


Cassidy comemorando a vitória na Corrida 2 em Diriyah

(foto: Formula E/Alastair Staley)


O Entre Fórmulas perguntou para Nick Cassidy sobre o desempenho de equipes como a Penske, McLaren e Nissan, que aparentam ter iniciado com uma performance ainda melhor do que a apresentada no ano anterior quando se pensa nas equipes como um todo e não apenas em desempenho individual. 


Nick disse que acha estranho quando vê comentários por aí que nem consideram essas equipes como principais forças do grid, assim como é feito com os carros da Jaguar e Porsche, porque dentro de pista eles dão muito trabalho. 


“No México nós tivemos um grupo de 6 carros com uma diferença de um décimo entre eles. O que foi insano. Na corrida de sexta em Diriyah, por exemplo, eu me senti muito forte, o meu carro estava ótimo, eu estava seguindo o Bird e ele tinha muito mais energia do que eu. Eu acho que eles são ótimos na eficiência e tudo é uma questão de como nós, pilotos, conduzimos essa eficiência.”


Sobre a conversa com Jean-Éric Vergne antes de subirem ao pódio, o neozelandês brincou dizendo que o francês costuma reclamar de seu carro mesmo quando tem um bom desempenho e vive afirmando para Nick que pilota um caminhão. 


“Eu certamente não acho que eles tenham um carro ruim. O JEV adora falar que o carro dele é um caminhão, mas eu não acho que a DS está interessada em trazer a sua marca RAM* para a Fórmula E ainda, pelo menos até onde eu sei. Talvez, você precise checar com eles sobre isso”, finalizou Cassidy bem humorado. 



*RAM é uma marca norte-americana de picapes e vans, sendo uma divisão que pertence a Stellantis, empresa multinacional que gere diversas marcas automotivas incluindo a DS.


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