top of page

E-PRIX DE LONDRES: Cassidy conquista vitória dupla e Porsche é campeã por equipes

Nick Cassidy encerra a temporada com vitória dupla e vice-campeonato; Jaguar supera a Nissan e Porsche conquista os títulos por equipes e fabricantes.


ree

A temporada 2024-25 da Fórmula E chegou ao fim no último fim de semana, com a rodada decisiva disputada no circuito indoor de Londres. Nick Cassidy encerrou sua trajetória pela Jaguar TCS Racing em grande estilo, com duas vitórias dominantes e o vice-campeonato entre os pilotos. Já a Porsche garantiu os títulos mundiais de Equipes e de Fabricantes, em uma disputa acirrada com a Nissan até a última corrida.


CORRIDA DE SÁBADO


Nick Cassidy brilhou na penúltima etapa do campeonato ao superar a estratégia de Modo Ataque de Nyck de Vries e aproveitar o uso do Pit Boost na volta final. A ultrapassagem decisiva veio na última curva da volta 27, e o piloto neozelandês liderou até a bandeirada.


Largando da quinta posição, Cassidy completou a corrida em primeiro e garantiu um feito histórico para a Jaguar: foi a terceira vez consecutiva que o time subiu ao pódio, assegurando uma dobradinha em Berlim. Foi a quinta equipe na história da Fórmula E a conquistar esse feito. A vitória também serviu como despedida simbólica para James Barclay, diretor que comandou o retorno da Jaguar ao automobilismo e encerrou sua trajetória na equipe neste fim de semana.


Pascal Wehrlein, campeão da temporada anterior, terminou em terceiro e ainda levou o ponto extra da volta mais rápida, resultado importante na luta da Porsche pelo título de equipes. Stoffel Vandoorne (Maserati MSG Racing) foi o quarto colocado, seguido por Jake Dennis (Andretti) em quinto e Jean-Éric Vergne (DS Penske) em sexto.


Com o triunfo, Cassidy subiu para a terceira colocação no campeonato de pilotos, atrás de Oliver Rowland e Wehrlein. Na classificação de equipes, a Porsche liderava com 39 pontos de vantagem sobre a Nissan, restando apenas 47 pontos em jogo. Entre os fabricantes, a Porsche também estava à frente: 367 a 338.



CORRIDA DE DOMINGO


Na corrida final da temporada, Cassidy consolidou seu excelente momento ao vencer de ponta a ponta, completando um hat-trick de vitórias, três triunfos consecutivos que apenas António Félix da Costa havia alcançado anteriormente na Fórmula E. Foi a quinta vitória da Jaguar nas últimas seis corridas, num fim de semana que marcou a despedida de Cassidy e Barclay da equipe.


O piloto neozelandês cruzou a linha de chegada com 13,5 segundos de vantagem sobre Nyck de Vries, a segunda maior margem de vitória na história da categoria. Com mais um pódio, De Vries ajudou a Mahindra a alcançar seu melhor resultado desde 2017-18: o quarto lugar no campeonato de equipes.


Sébastien Buemi foi um dos grandes destaques da prova, saltando da 19ª colocação no grid para terminar em terceiro. Jake Dennis foi o quarto, enquanto Mitch Evans cruzou em segundo, mas caiu para quinto após receber uma penalidade de cinco segundos por excesso de velocidade sob bandeira amarela.


A Nissan precisava de resultados dentro do top 4 para superar a Porsche na classificação, mas o acidente de Oliver Rowland com Nico Müller na volta 16 encerrou precocemente sua participação e também a de Müller, que até aquele momento estava entregando um bom desempenho pela Andretti. Apesar do abandono, Rowland pôde celebrar o título de Campeão Mundial de Pilotos ao lado da torcida em Londres, após garantir a conquista na rodada anterior, em Berlim.


Com o desfecho da temporada, a Porsche confirmou o título mundial de equipes e também venceu o campeonato de fabricantes — novidade implantada neste ano. A Jaguar finalizou como vice-campeã nas duas classificações, enquanto a Nissan ficou em terceiro lugar.



A Fórmula E retorna para sua 12ª temporada no dia 6 de dezembro de 2025, com a etapa de abertura marcada novamente para o E-Prix de São Paulo, no circuito do Sambódromo do Anhembi.

Comentários


bottom of page