E-PRIX DE SÃO PAULO: Brasil recebe a Fórmula E pela quarta vez e abre a temporada 2025-2026
- Entre Fórmulas

- há 20 horas
- 4 min de leitura
Pilotos encaram longas retas, chicanes técnicas e a energia única do público brasileiro neste sábado. Confira informações sobre a etapa, onde assistir e comprar ingressos

A Temporada 12 (2025-2026) da Fórmula E será inaugurada neste sábado, 6 de dezembro, em São Paulo, marcando o retorno da categoria ao Sambódromo do Anhembi. Após um ano repleto de disputas acirradas e rivalidades intensas na Temporada 11, a expectativa é de que a eletrizante ação na pista seja retomada com força total diante de uma das torcidas mais apaixonadas do campeonato.
Pela segunda vez na história, São Paulo abre oficialmente o calendário da Fórmula E, consolidando-se como uma das praças favoritas dos fãs e um dos eventos mais marcantes da categoria.
O atual Campeão Mundial de Pilotos, Oliver Rowland e a Porsche (detentora dos títulos de Equipes e Fabricantes) buscam começar a nova temporada fortalecidos.
Já o grid ganha novos elementos para 2025-2026, com estreias muito aguardadas, incluindo o brasileiro Felipe Drugovich (Andretti Formula E), Pepe Martí (Cupra Kiro) e Joel Eriksson (Envision Racing). Todos chegam determinados a deixar uma forte primeira impressão no desafiador traçado paulistano.
Felipe Drugovich, nº 28 da Andretti, celebrou a oportunidade:
"Estou super, super animado. Essa será provavelmente uma das melhores experiências da minha carreira: fazer minha estreia em uma corrida internacional e em uma categoria de ponta no Brasil. Meu objetivo é conquistar o melhor resultado possível diante de todos os fãs brasileiros. A pista é muito rápida e proporciona muitas ultrapassagens incríveis, com o desafio adicional de administrar a energia. Estou ansioso para chegar a São Paulo e vou tentar aproveitar ao máximo minha estreia".
Mitch Evans, nº 9 da Jaguar TCS Racing, falou da forte ligação que ele tem com a cidade que sempre lhe trouxe alegrias na Fórmula E:
"São Paulo sempre terá um lugar especial para mim depois da corrida do ano passado. Sair da 22ª posição para vencer foi um momento histórico e inesquecível. Sabemos o quanto a pista é difícil, mas estamos prontos para lutar novamente. A torcida brasileira é incrível — sua paixão e energia criam uma atmosfera fantástica e tornam as corridas aqui ainda mais emocionantes".
Oliver Rowland, nº 1 da Nissan e atual campeão mundial, reforçou o desafio do circuito:
"Estou ansioso para correr no Brasil e começar a nova temporada como atual campeão. O foco é maximizar nosso desempenho, já que o grid estará ainda mais competitivo. É um circuito complicado, com pouca aderência e bem irregular. Controlar a temperatura no calor será crucial. Liderei boa parte do E-Prix no ano passado; muita coisa aconteceu, mas quero lutar novamente por um bom começo".
São Paulo, maior metrópole do Brasil com mais de 23 milhões de habitantes em sua região, recebe uma etapa da categoria elétrica pela quarta vez. O circuito de 2.933 metros e 11 curvas combina três longas retas e seções técnicas com chicanes e curvas fechadas, oferecendo oportunidades constantes de ultrapassagem, disputas de vácuo e exigente gerenciamento de energia e temperatura da bateria, elementos que tornam o espetáculo ainda mais imprevisível.
A etapa paulistana de 2024 foi marcada por um início explosivo da Temporada 11, com Mitch Evans, que protagonizou uma das maiores performances da história da Fórmula E ao saltar da última posição para vencer, usando de forma estratégica o Modo Ataque e aproveitando duas bandeiras vermelhas. António Félix da Costa, pressionou o piloto da Jaguar até o fim, enquanto que o novato Taylor Barnard brilhou com um terceiro lugar histórico, tornando-se o piloto mais jovem a subir ao pódio da categoria.
Novidades da 12ª Temporada
A Fórmula E vem com mudanças relevantes para tornar o espetáculo ainda mais dinâmico. O formato de classificação foi ajustado: as Fases de Grupo agora têm 10 minutos cada, com tempos de duelos revisados, resultando em uma sessão mais rápida e envolvente, que cabe em uma hora.
No Modo Ataque, o objetivo é preservar a imprevisibilidade das corridas. Provas com Pit Boost terão apenas uma ativação do Modo Ataque, enquanto aquelas sem Pit Boost continuarão com duas. A obrigatoriedade de completar todo o tempo de ativação foi removida.
FIA Girls on Track no E-Prix de São Paulo
Mantendo seu compromisso com inclusão e educação, a iniciativa FIA Girls on Track terá forte presença no E-Prix de São Paulo de 2025. O programa pretende alcançar ainda mais jovens mulheres interessadas em carreiras no automobilismo e na engenharia.
As atividades incluem a recepção de até 120 adolescentes ao longo da semana da corrida, com workshops, jogos, palestras e visita guiada aos boxes.
Onde assistir ao E-Prix de São Paulo 2025
A transmissão no Brasil será realizada por Band, BandSports, Grande Prêmio, N Sports e Acelerados.
A largada está marcada para sábado, 6 de dezembro, às 14h05 (horário de Brasília).
E-Prix de São Paulo – Abertura da Temporada 2025-2026 da Fórmula E
Data: 6 de dezembro (sábado)
Horário: a partir das 7h da manhã
Local: Sambódromo do Anhembi, São Paulo (SP)
Classificação etária: Livre (menores de 16 acompanhados por responsável) Ingressos: a partir de R$ 174,50 - Vendas no site Fever



Comentários