Pré-temporada da Fórmula E: António Félix da Costa lidera primeiro dia de testes
Da Costa marcou a volta mais rápida no primeiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula E em Madri. Jake Dennis e Max Günther completaram o Top 3
Nesta terça-feira (5), a Fórmula E invadiu a pista de Jarama, localizada em Madri, para o primeiro dia de testes de pré-temporada da categoria. O local precisou ser mudado do Circuito Ricardo Tormo, devido as fortes chuvas que devastaram a cidade de Valência e arredores.
Pouco antes da sessão ser iniciada, um minuto de silêncio foi feito pelas vítimas que perderam a vida nas enchentes na região de Valência. Todos os pilotos e equipes, bem como representantes da mídia, participaram disso na reta de largada. Muitas equipes exibiram adesivos com mensagens de apoio às vítimas da tragédia que ceifou mais de 250 vidas.
Ainda antes do início das atividades em pista, a Nissan soltou uma nota nas redes sociais, informado que a pilota Sophia Floersch não vai mais participar do teste 100% feminino da Fórmula E, que acontece nesta sexta, devido a um “compromisso inadiável”. Ela iria fazer o teste pela Nissan ao lado da pilota Abbi Pulling.
Jaguar e Nissan perderam a primeira sessão de testes, para cumprir a punição que foi dada por terem estourado o teto orçamentário da Fórmula E. Além disso, ambas as equipes sofreram com multas financeiras.
A pista sofreu algumas alterações para receber os carros da categoria, como a inserção de uma chicane temporária na reta de largada e chegada, para possibilitar o gerenciamento de energia para o Gen3 Evo, que usarão tração nas quatro rodas em momentos específicos do final de semana de corrida – fases de grupos de classificação e velocidade a 350 kW quando o Modo de Ataque estiver ativado.
O tempo de pista foi bastante limitado devido à configuração aplicada nos carros para uma conservação mais extrema de energia a cada volta, provavelmente a mais alta já vista em carros de Fórmula E. Nessa situação, o objetivo das equipes era observar alguns pontos específicos como o trabalho do sistema de armazenamento de energia recarregável (RESS), para que tudo esteja funcionando perfeitamente antes de serem transportados para São Paulo, onde acontecerá a abertura da nova temporada da categoria em dezembro.
Já falando da ação dentro de pista, a dupla da McLaren começou sendo os mais rápidos nas primeiras voltas, com um destaque maior para Taylor Barnard, que chegou a figurar entre as primeiras posições em diversas vezes ao longo da sessão. Inclusive, quem mais disputou pela liderança com o jovem piloto da equipe papaya, foi o atual campeão, Pascal Wehrlein.
Alguns pilotos enfrentaram dificuldades no começo, como foi o caso de Robin Frijns, que não conseguiu marcar um tempo de volta nos primeiros 60 minutos por falhas técnicas em seu carro. Jake Dennis, também teve problemas com o seu carro da Andretti e demorou para conseguir entrar na pista. Contudo, diferente de Dennis, a situação do piloto neerlandês da Envision não melhorou e ele completou apenas oito voltas.
Na metade da sessão, as coisas começaram a tomar forma, com mais equipes arriscando nas voltas rápidas e as posições sendo alternadas. Em meio a isso, António Félix da Costa encontrou uma oportunidade e fez a volta mais rápida no primeiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula E, com um tempo de 1m29s220. A marca atingida por ele não foi batida por ninguém e ele ficou com a liderança do primeiro dia de testes.
Com apenas 0,186s de diferença, Jake Dennis fez o segundo melhor tempo do dia, sendo seguido por Maximilian Günther, que está de casa nova e deixou uma boa impressão pilotando a sua DS Penske.
Poucos minutos antes do fim da sessão, Edoardo Mortara, subiu para o quarto lugar, colocando a sua Mahindra entre os carros mais dominantes.
Retornando ao automobilismo após uma ausência de 12 anos, a marca Lola, que fechou uma parceria técnica com a ABT e a Yamaha e compete sob o nome de Lola Yamaha ABT, contou com Lucas di Grassi terminando na 10ª posição e o novato Zane Maloney na 16ª colocação.
A Kiro Race fez o teste com Dan Ticktum (já confirmado na equipe para a próxima temporada) e David Beckmann (que está em teste para uma possível vaga como titular na equipe), ambos conseguiram cumprir um bom tempo de pista e ficaram em 15º e 17º, respectivamente.
© Spacesuit Media
MUDANÇAS E NOVIDADES
Acredita-se que nenhum dos 22 pilotos do grid tenha experiência de corrida no Circuito Jarama. Houveram algumas categorias da FIA que usufruíram da pista, mas a última grande corrida de monopostos realizada em Jarama foi em 1987, com uma rodada do Campeonato Internacional de F3000.
A introdução do pit stop da Fórmula E, chamado de Attack Charge, deverá funcionar de maneira esporádica na temporada, antes de se tornar uma adição permanente na temporada 2025-26, se for comprovado que é completamente confiável.
Os pilotos expressaram suas opiniões sobre o novo carro Gen3 Evo e uma coisa que foi consenso é que todos gostaram do novo design dos carros, além do ganho de desempenho.
"É um grande passo em termos de performance. Acho que os pneus também desempenharam um bom papel nisso, mas sim, ter tração nas quatro rodas torna o carro mais agradável de dirigir, ele ultrapassa os limites, é no geral um carro de melhor desempenho e, como piloto, isso é obviamente emocionante", disse Nick de Vries.
Nos bastidores, mudanças aconteceram em algumas equipes. Nick Cassidy terá um novo engenheiro na 11ª temporada, pois Phil Ingram vai assumir o cargo de chefe de desempenho da Jaguar. Com isso, Geoffry Lenfant, será o novo parceiro de trabalho de Nick.
Jamie Gomeche, ex-engenheiro da falecida equipe Dragon que competiu na Fórmula E em temporadas passadas, foi contratado pela DS Penske para trabalhar diretamente com Maximilian Günther nessa nova temporada.
CONFIRA ABAIXO O RESULTADO COMPLETO DO PRIMEIRO DIA DE TESTES DA PRÉ-TEMPORADA DA FÓRMULA E:
1. António Félix da Costa (Tag Heuer Porsche FE Team) — 1:29.220
2. Jake Dennis (Andretti Formula E) — 1:29.406
3. Maximilian Günther (DS Penske) — 1:29.661
4. Edoardo Mortara (Mahindra Racing) — 1:29.778
5. Stoffel Vandoorne (Maserati MSG Racing) — 1:29.853
6. Nico Müller (Andretti Formula E) — 1:30.016
7. Jake Hughes (Maserati MSG Racing) — 1:30.075
8. Pascal Wehrlein (Tag Heuer Porsche FE Team) — 1:30.095
9. Jean-Éric Vergne (DS Penske) — 1:30.114
10. Lucas di Grassi (Lola Yamaha ABT) — 1:30.180
11. Nyck de Vries (Mahindra Racing) — 1:30.212
12. Taylor Barnard (NEOM McLaren Formula E Team) — 1:30.230
13. Sébastien Buemi (Envision Racing) — 1:30.401
14. Sam Bird (NEOM McLaren Formula E Team) — 1:30.590
15. Dan Ticktum (Kiro Race Co) — 1:30.593
16. Zane Maloney (Lola Yamaha ABT) — 1:30.847
17. David Beckmann (Kiro Race Co) — 1:31.281
18. Robin Frijns (Envision Racing) — 1:33.653
19. Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) — ...
20. Norman Nato (Nissan Formula E Team) — ...
21. Oliver Rowland (Nissan Formula E Team) — ...
22. Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) — ...
コメント