top of page
Foto do escritorSonia Cury

TESTE FEMININO DA FÓRMULA E: Confira as pilotas participantes

Fórmula E terá um dia de teste só para mulheres. O objetivo é abrir mais espaço para as pilotas e colocar alguns nomes no radar das equipes para uma futura vaga como titular



Pela primeira vez na história uma categoria principal da FIA vai realizar uma sessão de teste dedicada somente para mulheres. No dia 8 de novembro, no Circuito del Jarama em Madri, o tempo de pista na sessão vespertina do teste de pré-temporada da Fórmula E será dedicado exclusivamente para mulheres.


O teste será realizado no Gen3 EVO, uma evolução do carro que se tem atualmente e que será utilizado na temporada 2024/2025 da Fórmula E. Capaz de ir de 0 a 60mph em apenas 1,82 segundos e sendo exatamente o mesmo carro que será utilizado pelos 22 pilotos titulares ao longo da semana de testes e durante o campeonato.


Além de trazer mais visibilidade para as competidoras, a Fórmula E tem como objetivo ter novamente mulheres como titulares, uma vez que fazem anos que o grid está sem uma presença feminina nessa posição. É importante ressaltar que durante as temporadas iniciais da FE, pilotas estiveram presentes nos assentos principais. Na temporada de estreia em 2014, três mulheres competiram: Michela Cerruti, Simona de Silvestro e Katherine Legge.


Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, comentou a respeito da importância do teste:


“Ao contrário de outras categorias em que as mulheres precisam usar máquinas antigas ou restritas, elas usarão o carro de última geração GEN3 Evo, assim como nossos pilotos do campeonato. Sabemos que um teste não resolverá o problema de longa data, mas temos que começar de algum lugar. Nossa base de fãs tem uma divisão quase igual entre homens e mulheres, com isso, acreditamos que é justo que nossos pilotos e ecossistema sejam um reflexo daqueles que nos seguem e nos apoiam".


A realização do teste é a concretização de algo que há um bom tempo vem sendo discutido nos bastidores. Desde o ano passado, a categoria vinha expressando o desejo de um teste exclusivo para mulheres e encontraram na pré-temporada uma chance de fazer isso acontecer.


Foi solicitado que todas as equipes recrutassem no mínimo uma pilota, mas o incentivo foi para que o máximo de equipes possíveis do grid pudessem contar com duas mulheres para a realização da sessão especial.


Com exceção da ABT, Mahindra e Kiro Race, todas as equipes convocaram uma dupla de pilotas para testar.



Confira abaixo as participantes:

Jaguar TCS Racing: Jamie Chadwick e Lilou Wadoux

Jamie Chadwick já testou na Fórmula E durante a era do Gen2 em 2020 e participou de testes do Gen3 em 2024. Ela participou de diversos testes na Fórmula E, foi tricampeã da W Series e atualmente compete na Indy NXT, onde chegou a vencer uma corrida (algo que não acontecia com uma mulher há 14 anos) e terminou o campeonato na 7ª posição.

Lilou Wadoux é um nome conhecido na WEC. Foi contratada como a primeira pilota de fábrica da Ferrari e se tornou a primeira mulher a ganhar uma corrida na WEC, após vencer as 6 Horas de Spa em 2023. Em 2024, Wadoux foi competir na Super GT no Japão e também na IMSA.


TAG Heuer Porsche: Gabriela Jilkova e Marta Garcia

Gabriela Jilkova atua nos bastidores como piloto de simulador e desenvolvimento da Porsche na Fórmula E. Ela participou dos testes de pré-temporada da categoria elétrica em Valência em 2023. Em 2024, ela ingressou na GT4 European Series.

Marta Garcia atualmente compete pela equipe feminina Iron Dames na FRECA, foi a primeira vencedora da F1 Academy em 2023 e participou do Teste de Novatos da Fórmula E realizado em maio deste ano.


DS Penske: Jess Edgar e Beitske Visser

Jess Edgar tem apenas 19 anos e fez a sua primeira temporada completa em um monoposto em 2022, quando competiu no GB4 Championship. Em 2023 e 2024, ela participou do F1 Academy. O teste em Madri será a sua primeira experiência com a Fórmula E.

Beitske Visser costuma competir em categorias de endurance, tendo experiência na WEC e em diversas categorias de turismo. Já competiu na Fórmula 4, Fórmula Renault e na W Series, além de já ter atuado como reserva da Andretti na Fórmula E durante a transição do Gen1 para o Gen2, após o termino da quarta temporada em 2017/2018.


Nissan: Sophia Floersch e Abbi Pulling

Sophia Floersch compete atualmente na Fórmula 3, integra a academia de pilotos da Alpine e tem experiência em diversas categorias, tendo participado da European Le Mans Series e do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), incluindo três participações nas 24 Horas de Le Mans.

Abbi Pulling tornou-se no ano de 2024 a primeira mulher a vencer na F4 britânica. Além disso, ela lidera a F1 Academy, tendo conquistado sete vitórias em 10 corridas nesta temporada.


Andretti: Chloe Chambers e Nerea Martí

Chloe Chambers compete na F1 Academy, mas tem experiência em diversas outras categorias. Em 2023 dominou o Porsche Sprint Challenge North America, vencendo oito de 12 corridas disputadas e se tornou a primeira mulher a ser pole e vencer uma corrida no Campeonato de Fórmula Regional da Oceania.

Nerea Martí também compete na F1 Academy. Antes disso, a pilota se destacou no kart e ingressou no campeonato espanhol de F4 em 2019, onde conquistou um pódio em sua primeira corrida e chegou a participar da W Series em 2021 e 2022.


Envision Racing: Alisha Palmowski e Alice Powell

Alisha Palmowski foi vice-campeã do GB4 Championship em 2024 com 11 pódios, três vitórias e duas pole position. Com apenas 18 anos, esse será o seu primeiro contato com a Fórmula E.

Alice Powell possui muita experiência com a Fórmula E, porque já atua há anos como reserva da Envision. Além disso, competiu em diversas categorias como Fórmula Renault, Fórmula 3 e W series.


NEOM McLaren: Bianca Bustamante e Ella Lloyd

Bianca Bustamente compete na F1 Academy e faz parte do programa de desenvolvimento de jovens talentos da McLaren. Já competiu na W Series e na Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos.

Ella Lloyd também faz parte do programa de desenvolvimento de jovens talentos da McLaren. Ela competiu na Ginetta Junior Championship, disputado na Inglaterra e Escócia, em 2022 e 2023. Em 2024, a pilota competiu na Fórmula 4 britânica e participou da F1 Academy durante a etapa de Singapura. Ela vai competir na temporada completa da F1 Academy em 2025.


Maserati MSG Racing: Tatiana Calderon e Carrie Schreiner

Tatiana Calderon é um nome bastante conhecido e com uma vasta experiência em corridas de monopostos, incluindo Indycar, Fórmula 2, GP3 e Super Fórmula. Atualmente ela compete na IMSA SportsCar pela Gradient Racing.

Carrie Schreiner atualmete compete na F1 Academy. Ela já participou da Fórmula 4 alemã e da Fórmula 4 britânica. Ela também tem uma vasta experiência nas categorias de turismo, com vitórias e títulos. Ela venceu as 24 Horas de Nürburgring em 2021.


Lola Yamaha ABT: Miki Koyama

Miki Koyama foi a primeira mulher a vencer um campeonato de monoposto FIA com participação de homens e mulheres, quando levou o título do Campeonato Japonês de Fórmula Regional de 2022. Ela participou de diversos campeonatos de fórmula asiáticos e também da W Series. Atualmente ela compete em campeonatos de endurance no Japão como a Super GT e a Super Taikyu.


Mahindra Racing: Lena Buehler

Lena Buehler foi vice-campeã da F1 Academy em 2023. Nos anos anteriores participou da Fórmula Regional Asiática, da Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos e atualmente compete na FRECA.


Kiro Race Co: Simona de Silvestro

Simona de De Silvestro tem uma extensa carreira no automobilismo, tendo como destaque os diversos anos que passou competindo dentro da Indy. Além disso, ela foi titular na Fórmula E pela Andretti durante algumas etapas da primeira temporada e na segunda temporada completa, onde se tornou a única mulher a pontuar na categoria elétrica. Ela ainda possui vínculo com a FE e atua como piloto reserva da Porsche.



As sessões dos testes da pré-temporada da Fórmula E serão realizados de 5 de novembro até 8 de novembro. O local precisou ser mudado do Circuito Ricardo Tormo, localizado em Valêcia, para o Circuito del Jarama, em Madri, por causa das fortes chuvas e inundações que assolaram a cidade de Valência.


A 11ª temporada da Fórmula E começará no Brasil no dia 7 de dezembro com o E-Prix de São Paulo. Você pode comprar o seu ingresso aqui e acompanhar todas as informações do evento na página oficial do E-Prix de São Paulo no Instagram.

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page