top of page

Treino Livre com pilotos novatos vai acontecer no E-Prix de Roma

Depois do Teste de Novatos em Berlim, as equipes da Fórmula E terão mais uma chance de trabalhar com pilotos novatos



Em abril, o Teste de Novatos aconteceu após o E-Prix de Berlim e nele vimos o brasileiro Felipe Drugovich fazer o melhor tempo com 1:05.509, pilotando o carro de Maximilian Günther da Maserati.

Dando continuidade, pela primeira vez, a Fórmula E vai proporcionar mais um dia para os pilotos novatos e eles estarão na pista no dia 14 de julho, antecedendo a rodada dupla do E-Prix de Roma, que acontece nos dias 15 e 16 do mesmo mês.


Quando os testes foram anunciados no começo do ano, foi informado que após pressão das equipes - por considerarem que somente um dia de testes era muito limitante -, foi adicionado uma sessão de treino livre para os novatos durante o E-Prix de Roma em julho.


Chamado de Treino Livre 0, os pilotos novatos poderão dar voltas rápidas nas ruas de Roma na sexta-feira. Já no sábado e domingo, acontecerá a disputa da rodada 13 e 14 do campeonato.


As equipes podem colocar alguém que já experimentou o carro da Fórmula E antes, mas não devem ser pilotos incluídos na lista de inscrições da 9ª temporada e não devem ter competido em uma corrida da categoria elétrica em sua carreira antes.


A prioridade é para os pilotos que participaram do Teste de Novatos desse ano em Berlim, entretanto, como muitos deles competem em outros campeonatos e tem compromissos com outras equipes, nem todos poderão estar presentes. Com isso, será aberta a possibilidade para quem não participou dos testes na Alemanha desde que se enquadrem nos requisitos pré-estabelecidos.


Para poder participar da sessão, os pilotos precisam ter uma licença chamada de E-Licence, que seja completa ou que tenha liberação para treinos livres. Eles também precisarão fazer um treinamento específico sobre segurança elétrica, entender as características do carro da Fórmula E e conhecer o regulamento técnico e esportivo do campeonato.


Por enquanto, já foi confirmado que Jack Aitken irá participar novamente pela Envision Racing. O piloto foi prejudicado com menos tempo de pista no Teste de Novatos em Berlim, porque precisou revezar com Jonny Edgar o carro de Nick Cassidy, devido a danos sofridos no chassi do carro de Sébastien Buemi durante a corrida que ocorreu um dia antes do teste.


Outros nomes que participaram do teste em abril e tem grandes chances de estarem presentes em Roma são: Sheldon van der Linde pela Jaguar TCS Racing, Luca Ghiotto pela Nissan e Robert Shwartzman pela DS Penske.


A participação do brasileiro Felipe Drugovich, reserva da Aston Martin e da McLaren na Fórmula 1, ainda não foi confirmada e dependerá da agenda do piloto com a equipe e com os patrocinadores.


Ainda não se sabe se pilotos da Fórmula 2 e Fórmula 3, que participaram do Teste de Novatos da Fórmula E poderão estar presentes no Treino Livre 0, já que julho é um mês repleto de corridas nesses dois campeonatos e devido a agenda cheia pode ser inviável a participação de alguns deles.


As equipes devem anunciar os nomes dos pilotos que irão participar do Treino Livre 0 em Roma, ao longo do mês de junho.


Comments


bottom of page