top of page

Resultado do Teste de Novatos da Fórmula E 2023

Felipe Drugovich fez o melhor tempo do teste e liderou a segunda sessão, enquanto que Sheldon van der Linde liderou a primeira sessão. Victor Martins, Zane Maloney, Robert Shwartzman e Luca Ghiotto foram destaques.



Postado originalmente às 08:59 do dia 24/04/2023. Atualizado às 12:56 do dia 24/04/2023.

Resultado geral do teste postado às 10:52 do dia 25/04/2023.


Nesta segunda (24), aconteceu na pista do Aeroporto de Tempelhof em Berlim, o Teste de Novatos da Fórmula E, que contou com a presença de 23 pilotos. O teste é realizado em duas sessões com duração de três horas cada.


Depois do final de semana com a rodada dupla do E-Prix de Berlim, que foi de acompanhado de perto pelos pilotos que participaram dos testes, foi a vez dos novatos invadirem a pista às 9 horas da manhã (no horário local) para a realização da primeira sessão do dia com duração de três horas.


Durante esse período, os pilotos dão voltas com o carro, aprendem sobre o gerenciamento de energia, tiram dúvidas com os engenheiros enquanto estão na pista e também fora dela, além disso, antes de participar dos testes todos os pilotos precisaram aprender sobre o regulamento da Fórmula E, tanto a parte técnica, quanto as regras da corrida. Esse é um dos motivos pelos quais os pilotos se juntam as equipes dias antes dos testes.



O que determina o desempenho dos pilotos é a volta rápida, por isso, ao término da sessão eles são classificados pelo melhor tempo que obtiveram no teste.


Informações importantes


— Devido a danos sofridos no chassi do carro de Sébastien Buemi após a corrida de domingo, os pilotos Jack Aitken e Jonny Edgar que testaram pela Envision tiveram que dividir o carro de Nick Cassidy. Aitken na sessão da manhã e Edgar na sessão da tarde.


— A Mahindra foi a única equipe que levou três pilotos para o teste. Enquanto Jehan Daruvala teve um carro só para ele para realizar as duas sessões, Jordan King e Roberto Merhi dividiram o segundo carro. King na sessão da manhã e Merhi na sessão da tarde.


O que aconteceu de manhã


— Durante a primeira hora da sessão da manhã, Jordan King (Mahindra) liderou por cerca de 40 minutos, até ter seu tempo batido por Robert Shwartzman, Felipe Drugovich, Luca Ghiotto, Daniil Kvyat e Sheldon van der Linde.

— Na segunda hora da sessão matutina, Jack Aitken (Envision) foi quem dominou com o tempo de 1:06.985 sendo seguido por Zane Maloney (Andretti) e Robert Shwartzman (DS Penske), até que Aitken teve o seu tempo batido por Shwartzman após ele fazer uma volta em 1:06.437.

— Na terceira hora da sessão, o top 5 estava commposto por: Robert Shwartzman, Sheldon van der Linde, Zane Maloney, Felipe Drugovich e Daniil Kvyat. Faltando 10 minutos para o término da sessão, todos os pilotos começaram a focar nas voltas rápidas e houveram diversas alterações até a bandeirada final, entretanto, Sheldon van der Linder (Jaguar) acabou cravando melhor tempo da manhã com 01:05.814.


O que aconteceu de tarde


— A primeira hora da sessão de teste vespertina foi dominada por Victor Martins (Nissan) que cravou o melhor tempo com 1:05.950. Um pouco depois disso, Sheldon van der Linde (Jaguar) acabou batendo na curva 6, ocasionando uma bandeira vermelha. O carro da Jaguar teve a parte dianteira danificada por conta da batida e com isso ele abandonou a sessão.

— Durante a segunda hora da sessão, a briga pela liderança ficou entre Robert Shwartzman (DS Penske) e Zane Maloney (Andretti). Shwartzman marcou 1:05.923 e assumiu o P1 do teste por bastante tempo até ser superado por Maloney que fez 1:05.619. Grudados neles estavam: Luke Browning (McLaren), Victor Martins (Nissan), Felipe Drugovich (Maserati) e Luca Ghiotto (Nissan).

— Entrando na última hora do teste, durante a primeira meia hora, boa parte das equipes fizeram simulação de situações de corrida com os pilotos, fazendo eles correrem no vácuo, disputarem posições e simularem Modo Ataque. Isso também foi realizado no período da manhã em momentos diferentes por cada equipe. Já na parte da tarde, grande parte dos times fizeram essa simulação ao mesmo tempo.

— Na meia hora final do teste, os pilotos voltaram a fazer voltas rápidas e foi quando Felipe Drugovich (Maserati) assumiu a liderança ao fazer o melhor tempo do dia com 1:05.509. Colado nele ficaram os pilotos Victor Martins (Nissan) com o tempo de 1:05.610 e Zane Maloney (Andretti) com 1:05.619.


Felipe Drugovich testando com a Maserati (foto: Maserati MSG Racing)


Confira os tempos da primeira sessão de testes


1 — Sheldon van der Linde - 01:05.814 (Jaguar TCS Racing)

2 — Luca Ghiotto - 01:05.887 (Nissan Formula E Team)

3 — Jehan Daruvala - 01:05.992 (Mahindra Racing)

4 — Daniil Kvyat - 01:06.082 (NIO 333 Racing)

5 — Robert Shwartzman - 01:06.121 (DS Penske)

6 — Luke Browning - 01:06.187 (NEOM McLaren Formula E Team)

7 — Zane Maloney - 01:06.207 (Avalanche Andretti Formula E Team)

8 — Victor Martins - 01:06.280 (Nissan Formula E Team)

9 — Charlie Eastwood - 01:06.454 (NEOM McLaren Formula E Team)

10 — Adrien Tambay - 01:06.493 (ABT Cupra Formula E Team)

11 — Jordan King - 01:06.525 (Mahindra Racing)

12 — Felipe Drugovich - 01:06.579 (Maserati MSG Racing)

13 — Linus Lundqvist - 01:06.624 (Avalanche Andretti Formula E Team)

14 — David Bekcmann - 01:06.683 (Tag Heuer Porsche Formula E Team)

15 — Mikel Azcona - 01:06.694 (NIO 333 Racing)

16 — Yifei Ye - 01:06.791 (Tag Heuer Porsche Formula E Team)

17 — Jack Aitken - 01:06.878 (Envision Racing)

18 — Will Stevens - 01:06.906 (DS Penske)

19 — Tim Tramnitz - 01:07.006 (ABT Cupra Formula E Team)

20 — Simon Evans - 01:07.147 (Jaguar TCS Racing)

21 — Hugh Barter - 01:07.301 (Maserati MSG Racing)



Confira os tempos da segunda sessão de testes


1 — Felipe Drugovich - 1:05.509 (Maserati MSG Racing)

2 — Victor Martins - 1:05.610 (Nissan Formula E Team)

3 — Zane Maloney - 1:05.619 (Avalanche Andretti Formula E Team)

4 — Luca Ghiotto - 1:05.780 (Nissan Formula E Team)

5 — Robert Shwartzman - 1:05.923 (DS Penske)

6 — Jehan Daruvala - 1:05.931 (Mahindra Racing)

7 — Luke Browning - 1:05.944 (NEOM McLaren Formula E Team)

8 — David Bekcmann - 1:05.996 (Tag Heuer Porsche Formula E Team)

9 — Daniil Kvyat - 1:06.012 (NIO 333 Racing)

10 — Yifei Ye - 1:06.053 (Tag Heuer Porsche Formula E Team)

11 — Tim Tramnitz - 1:06.090 (ABT Cupra Formula E Team)

12 — Mikel Azcona - 1:06.155 (NIO 333 Racing)

13 — Will Stevens - 1:06.175 (DS Penske)

14 — Linus Lundqvist - 1:06.245 (Avalanche Andretti Formula E Team)

15 — Hugh Barter - 1:06.310 (Maserati MSG Racing)

16 — Sheldon van der Linde - 1:06.332 (Jaguar TCS Racing)

17 — Adrien Tambay - 1:06.352 (ABT Cupra Formula E Team)

18 — Roberto Merhi - 1:06.386 (Mahindra Racing)

19 — Charlie Eastwood - 1:06.463 (NEOM McLaren Formula E Team)

20 — Jonny Edgar - 1:07.172 (Envision Racing)

21 — Simon Evans - 1:07.312 (Jaguar TCS Racing)



Resultado Final


1 — Felipe Drugovich - 1:05.509 (Maserati MSG Racing) [99 voltas]

2 — Victor Martins - 1:05.610 (Nissan Formula E Team) [101 voltas]

3 — Zane Maloney - 1:05.619 (Avalanche Andretti Formula E Team) [96 voltas]

4 — Luca Ghiotto - 1:05.780 (Nissan Formula E Team) [97 voltas]

5 — Sheldon van der Linde - 01:05.814 (Jaguar TCS Racing) [90 voltas]

6 — Jehan Daruvala - 1:05.931 (Mahindra Racing) [112 voltas]

7 — Robert Shwartzman - 1:05.923 (DS Penske) [112 voltas]

8 — Luke Browning - 1:05.944 (NEOM McLaren Formula E Team) [98 voltas]

9 — David Bekcmann - 1:05.996 (Tag Heuer Porsche Formula E Team) [56 voltas]

10 — Daniil Kvyat - 1:06.012 (NIO 333 Racing) [95 voltas]

11 — Yifei Ye - 1:06.053 (Tag Heuer Porsche Formula E Team) [58 voltas]

12 — Tim Tramnitz - 1:06.090 (ABT Cupra Formula E Team) [93 voltas]

13 — Mikel Azcona - 1:06.155 (NIO 333 Racing) [98 voltas]

14 — Will Stevens - 1:06.175 (DS Penske) [105 voltas]

15 — Linus Lundqvist - 1:06.245 (Avalanche Andretti Formula E Team) [98 voltas]

16 — Hugh Barter - 1:06.310 (Maserati MSG Racing) [98 voltas]

17 — Adrien Tambay - 1:06.352 (ABT Cupra Formula E Team) [98 voltas]

18 — Roberto Merhi - 1:06.386 (Mahindra Racing) [55 voltas]

19 — Charlie Eastwood - 1:06.454 (NEOM McLaren Formula E Team) [98 voltas]

20 — Jordan King - 01:06.525 (Mahindra Racing) [61 voltas]

21 — Jack Aitken - 01:06.878 (Envision Racing) [51 voltas]

21 — Simon Evans - 01:07.147 (Jaguar TCS Racing) [103 voltas]

21 — Jonny Edgar - 1:07.172 (Envision Racing) [11 voltas]


Comments


bottom of page