SUSSURROS DO PADDOCK: Testes do Gen4, falhas técnicas e 24 Horas de Daytona
Quatro pilotos da Fórmula E vão participar das 24 Horas de Daytona; os primeiros testes do Gen4; carros de Frijns e Dennis estão sendo analisados após falha técnica no E-Prix de São Paulo
24 HORAS DE DAYTONA
A Porsche confirmou a participação de António Félix da Costa e Pascal Wehrlein nas 24 Horas de Daytona, umas das provas de endurance mais tradicionais do automobilismo, que acontece nos dias 25 e 26 de janeiro no Daytona International Speedway e marca o começo da nova temporada da IMSA.
Essa será a primeira experiência de Pascal Wehrlein em Daytona. Ele vai pilotar o carro de número 85 da JDC-Miller MotorSports, que é equipe cliente da Porsche e dividirá o assento com o piloto neerlandês Tijmen van der Helm e o norte-americano Bryce Aron competindo na classe GTP.
"Eu sempre quis competir em carros esportivos dessa maneira. Esse era um dos meus objetivos como piloto e agora tenho a oportunidade de provar o meu valor lá (em Daytona). Os testes realizados com a JDC-Miller MotorSports foram bons e o modelo Porsche 963 me fez lembrar dos carros de DTM que eu pilotei no passado. Eu me senti muito confortável", revelou o campeão mundial da Fórmula E.
Além de Wehrlein, outros pilotos da Fórmula E também participarão das 24 Horas de Daytona.
António Félix da Costa, seu companheiro de equipe, irá disputar na classe LMP2 com a equipe Inter Europol no carro 43, sendo o único piloto da categoria elétrica na LMP2, uma vez que os outros vão correr na classe GTP.
Robin Frijns correrá pela equipe BMW M Team RLL, pilotando o carro de número 25 e Edoardo Mortara pela equipe Lamborghini Iron Lynx no carro 63.
Os pilotos participantes devem viajar para os Estados Unidos logo após o E-Prix do México, que acontece no dia 11 de janeiro de 2025, para fazer os pré-testes em Daytona.
TESTES DO GEN4
As coisas estão quentes nos bastidores com diversas reuniões entre equipes fabricantes e clientes acontecendo em torno do Gen4, que tem previsão de estreia para o final de 2026. Com mudanças aerodinâmicas importantes e novos pneus, os confrontos dentro de pista prometem ser mais intensos do que nunca devido as relações entre algumas equipes e com a possibilidade aberta pela Porsche no atual Gen3 Evo, onde passaram a fornecer trem de força para duas equipes diferentes - Andretti e Kiro.
Recentemente uma versão modificada do carro do Gen3 Evo foi usada para os testes iniciais dos pneus Bridgestone, marca que venceu a licitação para ser o fornecedor de pneus do Gen4. Acredita-se que o teste foi realizado pelo atual comentarista da Fórmula E, o ex-chefe de equipe e piloto, James Rossiter.
Os primeiros testes de desenvolvimento do Gen4 por parte dos fabricantes devem acontecer entre agosto e setembro de 2025, com os primeiros carros sendo entregues em julho. Enquanto isso, um carro de teste continuará sendo usado para a verificação dos pneus. É esperado que aconteça alguma movimentação entre janeiro e fevereiro, pois há um cronograma de testes para ser realizado na Espanha.
PROBLEMAS TÉCNICOS EM INVESTIGAÇÃO
Robin Frijns comentou sobre o problema que houve em seu carro durante o procedimento de largada do E-Prix de São Paulo. O piloto da Envision Racing informou que o sistema de frenagem do carro não estava ativando.
"Apesar do painel indicar que estava tudo bem, eu notei que o sistema eletrônico dos freios não estava funcionando. Eu tentei reiniciar o carro, mas ele não mudava para o modo de corrida e com isso os problemas começaram a se acumular. Ainda não sabemos qual o problema real, mas estamos investigando", disse.
Jake Dennis foi outro piloto que enfrentou problemas técnicos com o carro. Ele teve que abandonar a corrida após o seu carro parar na pista e começar a soltar fumaça, o que ocasionou uma bandeira vermelha por motivos de segurança.
A Andretti ainda investiga o motivo da falha técnica, mas em entrevistas o chefe de equipe Roger Griffiths, comentou que pode ser um problema de travamento nos freios ou uma falha no trem de força.
"Neste momento, é muito cedo para tirarmos conclusões. Tudo o que sabemos é que perdemos potência e ficamos sem freios. Se identificarmos que o problema está relacionado ao trem de força, será uma novidade para nós. Os trens de força foram testados em Jarama e apresentaram um desempenho confiável", disse.
PORSCHE EM PAUTA
Parece que o fato da Porsche ter duas equipes clientes no grid de 2025 vem sendo pauta de algumas discussões no bastidores. Além da Andretti, a Cupra Kiro se tornou uma equipe cliente da marca alemã e apesar das claras diferenças - uma vez que a Andretti usa o mesmo motor da Porsche (Porsche 99X Electric), enquanto que a Kiro Race utiliza uma versão antiga (Porsche 99X Electric WCG3) - ter mais carros significa mais chances de realizar testes para aprimorar o equipamento.
O bicampeão da categoria, Jean-Éric Vergne comentou sobre o assunto durante o E-Prix de São Paulo:
"Não sou muito fã de um fabricante dando o trem de força para mais de uma equipe, porque basicamente deixa a equipe fabricante em um nível muito alto quando provavelmente não deveria estar neste nível. Mas também é muito inteligente da parte deles (Kiro) terem feito um acordo com o melhor trem de força, certamente tornará a nossa vida muito mais difícil (por aumentar a disputa)."
No lado da Cupra Kiro, o otimismo da parceria com a Porsche é evidente. O vice-diretor, Russell O'Hagan, afirmou que acredita na capacidade de Dan Ticktum em ser rápido e trazer resultados cada vez melhores para a equipe.
"O Ticktum já está estabelecido no time e ele tem um ótimo ritmo de corrida. Acredito que grandes resultados são super possíveis. Ele tem uma boa leitura das situações de corrida e trabalha bem sob pressão. Esperamos que haja uma oportunidade de conquistarmos um pódio nessa temporada", finalizou.
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