top of page

SUSSURROS DO PADDOCK: Opel no lugar da Maserati, testes do Gen4 e futuro de Barnard

Fórmula E mira retorno à Espanha com corrida em Jarama; Stellantis reposiciona marcas com Opel no lugar da Maserati e parceria entre Taylor Barnard e Ian James deve permanecer mesmo após saída da McLaren



Sussurros do Paddock é um quadro do Entre Fórmulas com foco em trazer as principais novidades que acontecem nos bastidores da Fórmula E compilados em uma única matéria.


ESPANHA DE VOLTA AO CALENDÁRIO DE CORRIDAS


A Fórmula E está planejando correr na Espanha pela primeira vez desde 2021, com planos bem avançados para sediar uma corrida em Jarama, em março.


Uma rodada dupla no antigo local do Grande Prêmio da Espanha da F1 pode ser confirmada no mês que vem como opção da Fórmula E. Jarama sediou o teste de pré-temporada da FE em novembro do ano passado — após fortes chuvas inundarem Valência, impedindo a realização no Circuito Ricardo Tormo, onde normalmente ocorre a pré-temporada da categoria elétrica.


Os planos de Jarama parecem ser parte de um esforço para ter mais de uma opção permanente na Espanha, o que poderia resultar no retorno das corridas no Parque Montjuïc, em Barcelona, que sediou o Grande Prêmio da Espanha de 1969 a 1975, antes de Jarama assumir como sede da F1.


Um plano para realizar corridas neste local está sendo seriamente analisado para 2027, ainda mais após o E-Prix de Roma deixar o calendário depois de 2023.


Uma data em Jarama, para o final de março de 2026, pode ser uma opção confirmada no mês que vem, quando o calendário provisório para a temporada 2025–26 for revelado pela FIA.



TESTES DO GEN4


O protótipo do carro Gen4 foi testado em pista pela primeira vez no final de abril, com James Rossiter pilotando o carro nas instalações de La Ferté Gauche, na França.


O teste foi realizado pela Spark Racing Technologies, em conjunto com a FIA, mas poucos detalhes estão disponíveis. O que se sabe é que o carro esteve em pista com a carroceria completa e utilizando a potência máxima de 600 kW. O foco do teste foi voltado completamente para a integração das funções do sistema.

Rossiter já correu aproximadamente 900 km com o carro, e mais testes ocorrerão durante o mês de maio, na Espanha.


Ainda dentro do tópico do Gen4, rumores indicam que a Nissan e a Andretti estão perto de fechar um acordo para que as duas trabalhem juntas na próxima era da Fórmula E, como fabricante e cliente, respectivamente.



BARNARD TESTANDO NA NISSAN E O FUTURO DELE NA CATEGORIA


Taylor Barnard testou pela Nissan no final do mês passado, em uma corrida que foi considerada útil para o desenvolvimento do pacote Gen3Evo da Nissan, com o qual a equipe começou tão bem a temporada atual.


A McLaren utiliza o trem de força da Nissan, contudo, Barnard foi o único piloto a participar desses testes, que foram realizados no sul da França.


Recentemente, a situação contratual de Barnard com a McLaren foi informada como um contrato plurianual e Taylor expressou o seu desejo de permanecer com a equipe. Sendo assim, segundo o seu contrato, caso a estrutura seja mantida com uma nova roupagem, ele deve seguir ao lado de Ian James por pelo menos mais uma temporada.


Foi revelado publicamente que, apesar da saída da McLaren a partir da próxima temporada, Ian James também é um dos donos da equipe e está em busca de patrocinadores e parceiros para manter toda a operação funcionando sob um novo nome, a partir de 2026.



OPEL SUBSTITUIRÁ A MASERATI


A Opel ingressará no grid da Fórmula E no final de 2026, substituindo a Maserati no campeonato mundial de carros 100% elétricos.


O CEO da Opel Automobile GmbH, Florian Huettl, e o diretor da Opel Motorsport, Joerg Schrott, foram apresentados a figuras importantes da Fórmula E durante o E-Prix de Mônaco, além de conhecer o escritório da MSG.

A entrada da Opel, marca o retorno da marca alemã a um campeonato mundial de automobilismo desde o auge dos ralis, na década de 1980.


Devido aos problemas financeiros da Maserati em se manter no campeonato, a Stellantis — que rege a marca tridente e várias outras — foi em busca de novas opções dentro de seu guarda-chuva e encontrou na Opel a alternativa mais viável.


Além disso, há grandes chances de a Citroën também entrar no Gen4, embora seja esperado que a DS Automobiles estenda sua participação na Fórmula E ao lado da Penske. Mais informações sobre isso deverão ser reveladas no final da temporada.

Comments


bottom of page