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Foto do escritorSonia Cury

SUSSURROS DO PADDOCK: Günther na DS Penske; Maserati com Hughes e Vandoorne; mudanças na Andretti, Nissan e Envision

Com o final da 10ª temporada, a movimentação de equipes e pilotos começam a acontecer. De Müller na Andretti até Günther na DS Penske, confira as principais novidades sobre o grid de 2024/2025 da Fórmula E



GÜNTHER NA DS PENSKE, HUGHES NA MASERATI (E TALVEZ O VANDOORNE) E QUEM ENTRA NA MCLAREN


Segundo o site The Race, o piloto alemão, Maximilian Günther, que atualmente compete pela equipe Maserati MSG Racing, substituirá Stoffel Vandoorne na DS Penske a partir da próxima temporada.


Sabe-se através do que saiu na imprensa, que Max estava em conversas com a Penske há alguns meses e as coisas chegaram em um acordo que foi assinado um pouco antes do E-Prix de Londres, quando Günther teve uma reunião com membros seniores da Maserati.


Com essa movimentação, um nome especulado para ficar no lugar do alemão na equipe tridente é o de Stoffel Vandoorne, o que faz bastante sentido, uma vez que tanto Maserati, quanto DS Penske, fazem parte do grupo Stellantis.


É importante destacar que Vandoorne compete na WEC pela Peugeot, que também faz parte desse mesmo conglomerado de marcas automobilísticas. Isso poderia facilitar para o piloto belga nas questões contratuais em ambas as categorias.


Stoffel chegou a ter conversas com a Envision Racing no início do mês, mas ao que tudo indica, a Maserati parece ser a melhor opção para o campeão da oitava temporada da Fórmula E, por conta do que foi mencionado acima. Além disso, o belga já se despediu da DS Penske em suas redes sociais, o que dá ainda mais força para acreditar no que está sendo divulgado na imprensa.


A Maserati deve fazer mais uma alteração na equipe, rebaixando Jehan Daruvala para reserva e trazendo para o seu lugar o britânico Jake Hughes, que compete pela McLaren.


Quando os primeiros rumores de mudanças na Maserati começaram a surgir, o nome de Hughes apareceu como uma provável opção, mas foi ignorado pela maioria já que não parecia fazer sentido essa movimentação. Contudo, o rumor foi ganhando força e se tornou mais real chegando em Londres, porque assim como Günther, o piloto da McLaren também teve uma reunião com os seus chefes para falar de seu futuro.


Acredita-se que ambas as partes não conseguiram chegar em um acordo e a Maserati ofereceu uma boa proposta para Hughes, que acabou aceitando. O esperado é que a comunicação oficial da McLaren sobre essa mudança seja liberada para o público no final do mês.


Com uma vaga disponível ao lado de Sam Bird, a McLaren começou a ir atrás de talentos para vestir o macacão papaya na próxima temporada. O nome mais forte do momento é o de Taylor Barnard, que compete na Fórmula 2 e é o reserva principal da McLaren na Fórmula E.


Quando Sam Bird lesionou a mão, Barnard o substituiu em três corridas - a etapa única de Mônaco e a rodada dupla de Berlim - e conseguiu marcar ponto em duas oportunidades. Isso teria despertado ainda mais o interesse da McLaren em contar com os serviços do jovem de 20 anos recém completados.


Apesar da força de Barnard, a McLaren vem mantendo conversas com outros pilotos do grid e não está se limitando somente aos nomes que correm nas equipes mais fortes.


Oliver Rowland e Sacha Fenestraz (Foto: NISMO - Valencia 2023)

MÜLLER NA ANDRETTI; O MISTÉRIO DE NISSAN E ENVISION


Vandoorne não foi o único que se despediu publicamente de sua equipe, Nico Müller também disse adeus para a ABT no último final de semana e segundo o que foi apurado pelo jornalista Sam Smith, ele está de mala pronta para se tornar o mais novo companheiro de Jake Dennis na Andretti.


Essa oportunidade pode ter surgido por intermédio da Porsche, equipe fabricante do trem de força do time norte-americano.


Em fevereiro deste ano, Müller testou com o carro da Porsche e chegou a ser especulado como um possível substituto de António Félix da Costa, mas agora com o português estando em bons termos com a equipe, ter Nico no lugar de Norman Nato pareceu ser uma grande vantagem para a Andretti, que há duas temporadas não consegue contar com a ajuda de um segundo piloto na pontuação geral do campeonato.


Florian Modlinger, chefe de equipe da Porsche na Fórmula E, foi o responsável por fazer a oferta para Müller testar com a marca alemã no começo do ano. Os dois já trabalharam juntos na DTM pela equipe ABT entre 2018 e 2020, onde ficaram em segundo lugar no campeonato nas duas ocasiões.


Com a entrada de Nico Müller na Andretti, é esperado que o suíço não continue com a Peugeot na WEC para 2025.


Entrando no tópico Nissan, o time está em busca de um substituto para Sacha Fenestraz. Ainda tem chances do franco-argentino permanecer com a equipe japonesa, mas devido ao seu baixo desempenho, a marca está conversando com outros pilotos. Até onde se sabe, o interesse principal da equipe é conseguir alguém que faz parte do grid atual da categoria.


O mesmo se aplica a Envision, que está analisando as opções disponíveis, porque ainda não se sabe se poderão contar com Robin Frijns para 2024/2025. O neerlandês está em meio a um conflito contratual de marcas por conta de seu contrato com a BMW e com a equipe WRT na WEC.


Dependendo de como a situação se desenrolar, pode ser que Frijns tenha que deixar a categoria elétrica, portanto, a Envision também estaria em busca de um novo piloto.


O Entre Fórmulas chegou a ter acesso a algumas informações envolvendo a situação de Robin Frijns e também sobre alguns dos pilotos que estão em conversas com a Nissan e a Envision, mas como são situações que ainda não tiveram um avanço significativo, qualquer divulgação precipitada pode acabar prejudicando a negociação dos pilotos com as equipes, então, aguardaremos até que se tenha algo mais consolidado.


Uma equipe que está passando despercebida é a ABT, que com a saída de Nico Müller terá uma vaga disponível. Vale lembrar que a partir da próxima temporada a equipe não usará mais o trem de força da Mahindra e passará a ser cliente da Lola-Yamaha, que entra como nova fornecedora.


Como será o desempenho ninguém pode prever, mas arriscar pode ser uma vantagem, especialmente, para aqueles que são das equipes de meio de pelotão para trás e que estão em busca de novas oportunidades.


Além da ABT, outra equipe que pode ter uma ou duas vagas disponíveis é a ERT. O chefe de equipe, Alex Hui, disse em uma recente entrevista durante o E-Prix de Londres que "não acredita que a equipe terá grandes mudanças" para 2024/2025, mas que é necessário "aguardar para saber".


Todavia, entende-se que contratualmente, Sérgio Sette Câmara e Dan Ticktum estão livres para conversar com outras equipes e aceitar novas ofertas. Nesse meio tempo, a ERT manterá a porta aberta para que ambos possam renovar com o time anglo-chinês caso nenhuma nova proposta seja formalizada.

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