Nick Cassidy deve deixar a Jaguar por projeto ambicioso com a Stellantis
- Sonia Cury
- 28 de mai.
- 3 min de leitura
De saída da Jaguar, Cassidy busca opções no mercado e contrato com a Stellantis pode ser a chave para colocar o piloto como protagonista de um projeto para o Gen4

Nick Cassidy está de saída da Jaguar TCS Racing. O piloto neozelandês deve deixar a equipe ao fim da atual temporada da Fórmula E, conforme apurou o site The Race. A decisão teria sido tomada ainda na época do E-Prix de Mônaco, entre o fim de abril e o início de maio.
Fontes ligadas ao piloto indicam que ele já firmou contrato com outra equipe para a próxima temporada. O novo acordo deve se estender até a era Gen4 da categoria, que começa no fim de 2026. A Stellantis, grupo automotivo que reúne marcas como Maserati, DS e a futura Opel na Fórmula E, é apontada como o destino mais provável.
Cassidy teria sido procurado por diversas equipes, incluindo a Penske — atual parceira da DS —, mas a tendência é que ele corra pela Maserati em 2026 e, posteriormente, lidere o novo programa da Opel no grid.
O piloto neozelandês chegou à equipe britânica em setembro de 2023, após passagem de destaque pela Envision Racing, cliente da Jaguar. Ao lado do compatriota e amigo Mitch Evans, conquistou duas vitórias e sete pódios. A campanha sólida o colocou como favorito ao título, que escapou por pouco após erros estratégicos da equipe e incidentes decisivos em Londres, na última etapa da temporada passada.
Apesar do bom começo, Cassidy e Evans têm enfrentado dificuldades em 2025 com o novo Jaguar I-Type 7, versão atualizada do Gen3 Evo. Cassidy ocupa a 13ª colocação no campeonato, 128 pontos atrás do líder Oliver Rowland. Ainda assim, demonstrou competitividade em circuitos como Mônaco e Tóquio.
A Jaguar não confirmou a saída do piloto, classificando os rumores como "especulativos". Em nota, a equipe afirmou que ambos estão focados em maximizar os resultados nas sete etapas restantes.
"Nosso foco é oferecer a Nick o melhor carro possível para que ele continue lutando por vitórias e pódios", disse o chefe James Barclay, que já confirmou a sua saída da Jaguar no final da temporada.
Cassidy também se pronunciou brevemente, afirmando que "seguirá comprometido com o time na busca pelo sucesso".
Apesar dessas declarações, Cassidy e seus empresários, Julian e Alexander Jakobi (GP Sports Management), mantêm boas relações com o grupo Stellantis. A mudança de Nick para a Maserati, que possui sede em Mônaco, onde o piloto reside, seria logisticamente conveniente, já que o simulador da equipe está a poucos minutos de sua casa.
Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela Maserati, a estrutura da Stellantis garantiria estabilidade ao projeto, que pode incluir Cassidy como figura central no desenvolvimento do carro Gen4 da equipe durante a transição de Maserati para Opel, cuja fase de testes começa no fim de 2025.
Outro fator atrativo seria a possibilidade de conciliar a Fórmula E com o WEC, no qual os atuais pilotos da Stellantis, Jean-Éric Vergne (DS Penske) e Stoffel Vandoorne (Maserati MSG Racing), competem pela Peugeot.
Cassidy já possui experiência na categoria de Endurance, tendo corrido pela Ferrari AF Corse em 2022. No entanto, com a possibilidade de uma expansão do calendário da Fórmula E, essa combinação pode se tornar menos viável.
Prestes a completar 31 anos, Nick Cassidy vê na troca uma oportunidade de buscar o título que por pouco não conquistou nas últimas temporadas. Sua reputação como um dos pilotos mais completos do grid — técnico, rápido e estratégico — pode ser peça-chave no novo ciclo da Fórmula E que se inicia com a era Gen4.
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