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Fórmula E divulga calendário da temporada 2025/2026 com abertura em São Paulo

12ª temporada da Fórmula E contará com 18 etapas e São Paulo será abertura novamente; Cofundador da categoria destacou ao Entre Fórmulas que Brasil é indispensável dentro do atual planejamento de expansão do calendário da FE até 2030



A Fórmula E e a FIA anunciaram, nesta terça-feira (10), o calendário provisório da temporada 2025-26 da categoria elétrica. A divulgação ocorreu após a aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo e marca a maior temporada da história da categoria, com 18 corridas em 12 cidades ao redor do mundo.


Entre os destaques estão duas estreias importantes: Madri, na Espanha, e o Autódromo Internacional de Miami, nos Estados Unidos.


O Entre Fórmulas foi um dos veículos de mídia convidados para uma coletiva exclusiva com o cofundador da Fórmula E, Alberto Longo, que aconteceu na última segunda-feira (9). Durante o encontro, Longo comentou sobre a construção do calendário, a chegada da etapa espanhola e reforçou o papel estratégico do Brasil para o campeonato.


A temporada 12 será inaugurada em 6 de dezembro de 2025, com o E-Prix de São Paulo mais uma vez abrindo o campeonato nas ruas da capital paulista. Em janeiro, o campeonato segue para a Cidade do México, antes de fazer sua primeira visita ao novo circuito de Miami, no dia 31. A etapa marca a estreia da categoria no autódromo permanente localizado na Costa Leste americana, próximo a um dos principais polos esportivos dos EUA. A escolha do local foi consolidada após o sucesso do evento EVO Sessions, realizado em março de 2025.


Em fevereiro, a Fórmula E retorna a Jeddah, na Arábia Saudita, para uma rodada dupla noturna, já tradicional no calendário. No mês seguinte, será a vez da aguardada estreia de Madri, que sediará sua primeira corrida oficial da FE no histórico Circuito de Jarama.


Entre os circuitos que seguem no calendário estão Berlim, Tóquio, Xangai e Mônaco, todos com rodada dupla. Londres encerra temporada mais uma vez, com uma rodada dupla nos dias 15 e 16 de agosto de 2026, no centro de exposições ExCeL, marcando assim o fim da era dos carros Gen3 Evo na categoria.


Duas outras localidades ainda não foram anunciadas e dependem da finalização de acordos com autoridades locais. A expectativa é que essas etapas sejam confirmadas até o fim do ano, quando o calendário definitivo será homologado pelo Conselho Mundial de Automobilismo.


Em coletiva, o Entre Fórmulas perguntou a Alberto Longo sobre o Brasil e uma possível adição de mais corridas na América do Sul. O cofundador da Fórmula E foi sincero ao enfatizar que há essa ideia e que a categoria mantém conversas com o Chile - que já sediou corridas da FE no passado - e a Argentina, mas no momento o foco maior é manter o vínculo com o México e o Brasil, porque são mercados que consideram indispensáveis e aumentar o número de corridas na América do Norte.


"O Brasil é um mercado chave para a gente. As pessoas fazem toda a diferença e nos acolhem muito bem, pois é um país que tem uma base de fãs apaixonada por automobilismo. Além disso, sempre tivemos pilotos brasileiros, o que torna o Brasil muito importante para o ecossistema da Fórmula E. Para nós, dentro da América Latina, o México e o Brasil são países consolidados e não pretendemos trocar por outro lugar. Em relação a mais corridas na América do Sul, nós estamos conversando com outros países. Nós sempre elaboramos o calendário pensando no melhor para o funcionamento do campeonato e enxergamos que no futuro o ideal é ter mais uma opção além do Brasil. Contudo, no momento isso não é a nossa prioridade, já que o foco é ter mais uma adição na América do Norte. Mesmo assim, atualmente mantemos contato com 5 países da América do Sul e no futuro poderão sair notícias da gente voltando para algum lugar que já corremos no passado ou indo para um lugar novo", disse.


Nico Mueller dando autógrafos para os fãs (Foto: Andrew Ferraro/Formula E)


Sobre expansão do calendário, a meta é que até 2030, a Fórmula E tenha entre 22 e 24 corridas na temporada. Por isso, a categoria está com foco em conseguir se fixar em longo termo nos países que já recebem a FE há alguns anos e também alcançar mais partes do planeta.


Alberto revelou que estão em conversas com alguns países do continente africano com o objetivo de encontrar um local fixo e estão negociando com a Nova Zelândia e a Austrália, para ver se conseguem levar a Fórmula E para um desses países, uma vez que a Oceania ainda não sediou nenhuma corrida da categoria elétrica.



CONFIRA ABAIXO O CALENDÁRIO DA TEMPORADA 12 (2025/2026) DA FÓRMUA E


RODADA 1E-PRIX DE SÃO PAULO | 06 de dezembro de 2025

RODADA 2E-PRIX DA CIDADE DO MÉXICO | 10 de janeiro de 2026

RODADA 3E-PRIX DE MIAMI | 31 de janeiro de 2026

RODADA 4E-PRIX DE JEDDAH | 13 de fevereiro de 2026

RODADA 5E-PRIX DE JEDDAH | 14 de fevereiro de 2026

RODADA 6E-PRIX DE MADRI | 21 de março de 2026

RODADA 7E-PRIX DE BERLIM | 2 de maio de 2026

RODADA 8E-PRIX DE BERLIM | 3 de maio de 2026

RODADA 9E-PRIX DE MÔNACO | 16 de maio 2026

RODADA 10E-PRIX DE MÔNACO | 17 de maio 2026

RODADA 11A SER ANUNCIADO | 30 de maio de 2026

RODADA 12A SER ANUNCIADO | 20 de junho de 2026

RODADA 13E-PRIX DE XANGAI | 4 de julho de 2026

RODADA 14E-PRIX DE XANGAI | 5 de julho de 2026

RODADA 15E-PRIX DE TÓQUIO | 25 de julho de 2026

RODADA 16E-PRIX DE TÓQUIO | 26 de julho de 2026

RODADA 17 E-PRIX DE LONDRES | 15 de agosto de 2026

RODADA 18E-PRIX DE LONDRES | 16 de agosto de 2026



Em relação a estreia na cidade de São Paulo, Gustavo Pires, presidente da SPTuris, comentou sobre a importância de receber a categoria na capital paulista.


"Temos a honra de receber mais uma prova de abertura da temporada da Fórmula E, corrida de carros elétricos que reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo com o meio ambiente e a sustentabilidade. Na edição de 2024-25 tivemos quase 43% de pessoas vindo de fora da capital, mostrando a importância de trazer atividades que atraem público e que movimentam a capital", disse.


Sustentabilidade tem sido fundamental para o desenvolvimento do calendário, com eventos agrupados por continente nas Américas, Europa e Ásia/Região do Pacífico, reduzindo deslocamento e emissões de CO2 da logística.


A 12ª temporada da Fórmula E vem para reforçar o compromisso da categoria estar cada vez mais em mercados importantes, dando uma maior atenção à estabilidade do calendário e seguindo com o foco na fidelização dos fãs através das interações e oportunidades de contato com os pilotos e equipes.

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