E-PRIX DE XANGAI: Dobradinha da DS Penske e Cassidy triunfa com a Jaguar
- Entre Fórmulas
- 3 de jun.
- 3 min de leitura
Günther e Vergne colocam DS Penske no topo com estratégia certeira da equipe; Cassidy vence sob chuva em meio a rumores da saída da Jaguar

Neste último final de semana, aconteceu a rodada dupla do E-Prix de Xangai. Na corrida de sábado, houve muita disputas de posição e um show de estratégia da DS Penske. Já no domingo, a chuva foi a principal protagonista e causou diversos impedimentos e adiamentos.
RODADA 10
Maximilian Günther controlou a corrida do início ao fim com uso eficiente do Modo Ataque e do Pit Boost. O pole position abriu vantagem confortável sobre os rivais, cruzando a linha de chegada com sete segundos de diferença para o segundo colocado.
A corrida teve momentos intensos de alternância na liderança. Taylor Barnard chegou a assumir a ponta ao passar pelos adversários na chicane final e abrir quase dois segundos na volta 21. Oliver Rowland utilizou o Modo Ataque para reagir, mas Günther ainda contava de um impulso adicional e energia de sobra, garantindo uma manobra decisiva na reta chegada na volta 26.
Barnard ainda protagonizou uma manobra arrojada ao ultrapassar Rowland por fora e retomar a posição por dentro na chicane da volta 27. Mas, na volta final, Dan Ticktum pressionou e abriu caminho para Jean-Éric Vergne.
O bicampeão francês exibiu toda sua experiência, ultrapassando Barnard e Ticktum para conquistar o segundo lugar, seu primeiro pódio na Temporada 11. Barnard terminou em terceiro, seguido por Ticktum, que fez uma corrida de recuperação notável após largar em P21.
Rowland cruzou a linha de chegada em quinto, à frente do companheiro de equipe, Norman Nato, depois de perder o pódio nas voltas finais.
Após a bandeira quadriculada, Maximilian Günther comemorou:
"Foi um dia incrível, simplesmente fantástico. Estou muito feliz. A estratégia, o ritmo, a execução e as ultrapassagens foram perfeitas. É sempre uma combinação de tudo. Para executar uma boa estratégia, é preciso ter velocidade – e fizemos as duas coisas hoje. Esta vitória é fruto de muito trabalho. As últimas semanas foram difíceis, mas conseguimos reagir da melhor forma possível."
RODADA 11
Nick Cassidy conquistou sua primeira vitória na temporada 2025 da Fórmula E ao vencer de ponta a ponta o E-Prix de Xangai. A 11ª etapa, disputada sob chuva no Circuito Internacional de Xangai, marcou um feito histórico: foi a primeira vitória de um piloto liderando todas as voltas na Era Gen3 do campeonato.
Em meio a rumores de saída da Jaguar, Cassidy largou na pole após uma classificação que foi reduzida apenas à fase de grupos, já que o mau tempo impediu a realização dos duelos. Com domínio absoluto desde a largada, o neozelandês manteve a liderança em condições adversas, controlando o ritmo mesmo com a pista encharcada.
A Porsche teve um desempenho sólido na etapa de domingo. Pascal Wehrlein superou o companheiro Antonio Félix da Costa na primeira rodada de ativações do Modo Ataque e garantiu o segundo lugar, mesmo após um leve erro nas voltas iniciais. Com o terceiro lugar de Da Costa e a ausência de pontos da Nissan, a equipe alemã assumiu a liderança do campeonato de equipes.
Jake Hughes (Maserati) terminou em quarto, seguido por Jean-Éric Vergne (DS Penske) em quinto, Nico Mueller (Andretti) em sexto; Stoffel Vandoorne (Maserati), Robin Frijns (Envision Racing), Lucas di Grassi (Lola Yamaha ABT) e Taylor Barnard (NEOM McLaren) completaram o top 10.
As condições de pista foram desafiadoras ao longo de toda a corrida, com áreas de acúmulo de água impactando o desempenho de vários pilotos, como Jake Dennis, Nyck de Vries e Vandoorne. Ainda assim, 21 dos 22 carros completaram a prova.
Com o resultado, Oliver Rowland deixou a China com uma confortável vantagem de 68 pontos sobre Pascal Wehrlein na classificação de pilotos. A Porsche reassume a liderança entre as equipes, enquanto a Nissan ainda mantém a ponta entre os fabricantes.
A Fórmula E retorna no dia 21 de junho para a próxima etapa do campeonato em Jacarta, Indonésia.
Comments