E-PRIX DE BERLIM: Rowland se consagra campeão da Fórmula E e Cassidy vence corrida
- Entre Fórmulas
- 13 de jul.
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Rowland confirma o favoritismo e se torna campeão mundial da Fórmula E com antecedência, após erro estratégico da Porsche com Wehrlein. Cassidy conquista a segunda vitória seguida da Jaguar; Drugovich e Sette Câmara pontuam

Oliver Rowland é o novo campeão da Fórmula E. O britânico da Nissan confirmou a conquista do título de Pilotos da temporada 2024-25 neste domingo (13), ao finalizar a Etapa 14 do E-Prix de Berlim em quarto lugar, resultado suficiente para assegurar a taça com uma rodada de antecedência, mesmo após ter largado cinco posições atrás por punição.
O principal rival na briga pelo título, Pascal Wehrlein, até tentou manter o campeonato vivo ao vencer a pole e controlar a corrida por mais de metade das 41 voltas. No entanto, o alemão perdeu ritmo nos momentos decisivos, graças a decisões precipitadas na estratégia da Porsche, o que fez com que ele perdesse muitas posições no grid. Ele terminou a corrida sem pontuar na 16ª posição.
A prova foi marcada por múltiplas trocas de liderança, acionamentos do Modo Ataque e duas intervenções do safety car.
Oliver Rowland, largou em P9 e fez uma corrida agressiva, avançando posições com ultrapassagens ousadas e timing preciso no uso da potência extra.
Na volta 34, o piloto da Nissan chegou a liderar a prova após superar Jean-Éric Vergne e parecia estar com a vitória encaminhada até ser superado por Nick Cassidy, que fez uma impressionante escalada do vigésimo lugar até o topo para vencer, garantindo a segunda vitória da Jaguar no fim de semana. Vergne e Jake Dennis também ultrapassaram Rowland nas voltas finais, mas o quarto lugar ainda bastava para o britânico levar o título.
A consagração de Rowland é a primeira de um piloto da Nissan na Fórmula E e marca a volta de um campeão sendo coroado em Berlim, algo que não acontecia desde 2020, quando António Félix da Costa venceu a sexta temporada.
Vale destacar o desempenho da Cupra Kiro, que dominaram o início da prova, com Beckmann chegando a assumir a liderança ainda na volta 5 e Ticktum brigando lado a lado com os pilotos que disputavam o título.
A estratégia de economia de energia foi muito decisiva na metade da prova. Os carros da Porsche mostraram desgaste acelerado, permitindo que rivais com maior eficiência energética, como os da Nissan, se aproximassem. Barnard também chegou a liderar, mas depois acabou perdendo espaço para pilotos que estavam com mais bateria disponível.
Duas bandeiras amarelas causadas por incidentes envolvendo Buemi, Mueller e Bird mexeram ainda mais a disputa e atrapalharam os planos de vários pilotos na ativação do Modo Ataque.
Felipe Drugovich, que substituiu Nyck de Vries na Mahindra, ficou em P7 e marcou os seus primeiros pontos na Fórmula E. O brasileiro soube aproveitar muito bem as oportunidades que apareceram nessa corrida e se manteve firme no Top 10 mesmo nos momentos de muita disputa no meio do pelotão.
Sérgio Sette Câmara, correu na Nissan no lugar de Norman Nato (que assim como De Vries também estava competindo na WEC) e ficou em P10. O resultado foi positivo para Sérgio, que mesmo com todos os contratempos do final de semana conseguiu trazer ponto pra equipe, algo que o titular da vaga vem encontrando dificuldade de fazer ao longo da temporada. Vale lembrar que Sette Câmara é o reserva principal da Nissan e tem chances de entrar no lugar de Nato, caso a equipe decida dispensá-lo.
Com a conquista, Oliver Rowland tornou-se campeão mundial pela primeira vez na carreira. A Nissan, com o resultado, reduz a diferença para a Porsche no campeonato de equipes: 226 pontos contra 204. Já na disputa entre fabricantes, a Porsche lidera com 342 pontos, apenas sete à frente da Nissan.
A temporada 2024-25 será encerrada com uma rodada dupla no circuito do ExCeL London, nos dias 26 e 27 de julho.
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