top of page

Teste de Novatos da Fórmula E: Confira os Participantes

O teste de novatos da categoria elétrica será realizado no dia 24 de abril em Berlim, após quase 3 anos sem uma edição, com uma sessão adicional de treino livre para novatos em julho em Roma.



Última atualização: 18/04/2023 às 09:54.


A Fórmula E anunciou o retorno do Teste de Novatos no começo do ano e, desde então, muito se especula sobre quais serão os pilotos participantes da edição de 2023. Os testes acontecerão no dia 24 de abril em Berlim, na pista do Aeroporto de Tempelhof, onde também vai ser realizado a rodada dupla do E-Prix de Berlim.


A cidade foi escolhida como palco dos testes de 2023, porque assim como Marrakesh - onde era realizado anteriormente - é uma pista que fica isolada das vias públicas, o que não gera transtornos para os moradores locais e nem obstrui vias de circulação da região, isso facilita para que toda a estrutura seja mantida por um dia a mais após a etapa da Fórmula E na cidade.


O último Teste de Novatos aconteceu em 2020 e alguns dos pilotos que participaram atualmente são titulares no grid da Fórmula E ou atuam como reservas.

A demora no retorno dos testes se deu pela pandemia do Coronavírus e as mudanças que ocorreram em muitas categorias da FIA, gerando restrições de testes e menos tempo devido ao calendário de corridas e a fase de pré-temporada curta.


Como o teste deste ano será realizado um dia depois da rodada dupla em Berlim e pouco tempo antes do E-Prix de Mônaco, a atenção das equipes ficará dividida entre o trabalho no simulador com os pilotos titulares do grid para Mônaco e o Teste de Novatos.


A boa notícia é que após pressão das equipes, por considerarem que somente um dia de testes é muito limitante, foi adicionado uma sessão de treino livre para os novatos durante o E-Prix de Roma em julho.



Confira a lista de pilotos participantes dos testes


Tag Heuer Porsche Formula E Team - David Beckmann, piloto reserva da Andretti e da Porsche na Fórmula E e piloto da Porsche na WEC pela equipe JOTA; Yifei Ye, piloto Porsche na WEC pela equipe JOTA.


Envision Racing - Jack Aitken, piloto na DTM pela Emil Frey Racing e na IMSA pela Whelen Engineering Racing; Jonny Edgar, piloto da Fórmula 3 pela MP Motorsport.


Jaguar TCS Racing - Simon Evans, irmão de Mitch Evans e campeão da Jaguar I-Pace e-TROPHY e Sheldon van der Linde - piloto da RLL na IMSA -, irmão de Kelvin van der Linde que substituiu o Robin Frijns na ABT em algumas corridas desse ano após o neerlandês quebrar a mão.


DS Penske - Robert Shwartzman, piloto da equipe AF Corse no GT World Challenge e reserva da Ferrari na Fórmula 1; Will Stevens, piloto da equipe JOTA na WEC.


Avalanche Andretti Formula E Team - Zane Maloney, piloto da Carlin na Fórmula 2 e da academia da Red Bull; Linus Lundqvist, atual campeão da Indy NXT/Indy Lights com a equipe HMD Motorsports.


NEOM McLaren Formula E Team - Luke Browning, piloto da Hitech na Fórmula 3; Charlie Eastwood, piloto da TF Sport na WEC.


Mahindra Racing - Jehan Daruvala, reserva da Mahindra na Fórmula E e piloto da MP Motorsport na Fórmula 2; Jordan King, piloto de desenvolvimento e reserva da Mahindra na Fórmula E; Roberto Merhi, piloto pelo Team LeMans no Super GT.


NIO 333 Racing - Daniil Kvyat, piloto da Prema na WEC; Mikel Azcona, piloto da BRC Racing no TCR e campeão das 24 horas de Nürburgring TCR em 2022.


Nissan Formula E Team - Victor Martins, piloto da ART Grand Prix na Fórmula 2 e da academia da Alpine; Luca Ghiotto, piloto que em 2022 correu no GT World Challenge pela equipe Tresor, na IMSA com a equipe G-Drive Racing e na Fórmula 2 pela equipe DAMS.


Maserati MSG Racing - Felipe Drugovich, atual campeão da Fórmula 2 e piloto reserva da Aston Martin na Fórmula 1; Hugh Barter, piloto da Campos Racing na Fórmula 3.


ABT Cupra Formula E Team - Adrien Tambay, campeão da FIA ETCR com a Cupra em 2022; Tim Tramnitz, piloto da R-ace GP na FRECA.

コメント


bottom of page