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Foto do escritorSonia Cury

Sérgio Sette Câmara fala sobre chance na Nissan, ex-equipe e planos para o futuro

Anunciado como reserva da Nissan dias antes do E-Prix de São Paulo, Sette Câmara vê na equipe uma chance de recomeçar: "É um passo para trás para dar dois para frente"



Quando a Cupra Kiro Race (ex-ERT e NIO) conseguiu um novo investidor - uma das razões pela mudança no nome - tudo finalmente pareceu se alinhar, contudo, a decisão de se tornar equipe cliente ao invés de seguir como fabricante, custou a vaga de Sérgio Sette Câmara na equipe.


O investimento da Forest Road Company na ERT só foi possível por intermédio da família de Dan Ticktum e do próprio piloto, que fez a ponte para que ambas as empresas se conhecessem. Atrelado a isso, uma parceria técnica com a Porsche foi fechada, onde a agora chamada Kiro Race, usaria uma versão antiga de um trem de força da marca alemã.


Especula-se que a Kiro foi pressionada a ter um piloto da Porsche na equipe por conta do motor utilizado. Como Ticktum foi quem possibilitou o investimento da Forest Road, o brasileiro Sérgio Sette Câmara se tornou a única opção para ser substituído, abrindo assim uma oportunidade para David Beckmann, que há anos atua como reserva para equipes de motor Porsche na Fórmula E.


Em entrevista concedida para a jornalista Renata Correia, o brasileiro admitiu ter ficado chateado com a falta de transparência de sua ex-equipe:


"Foi muito obscuro, não teve transparência nenhuma. Eles me falaram muito tarde que eu não ia continuar. A equipe foi adquirida por um fundo da Califórnia e quem achou foi a família do meu ex-companheiro de equipe (...) e a ideia sempre foi tentar colocar um motor Porsche. Então, ficou o cara que encontrou o investidor que comprou a equipe e a Porsche queria um piloto dela, então, eu fiquei de fora", disse.


Para o site The Race, Sette Câmara classificou a situação toda como decepcionante, já que esperava um pouco mais de clareza por parte da equipe que ele defendeu por dois anos.


"Algumas pessoas na equipe ainda me queriam, mas outras pareciam não me querer. Foi um pouco estranho porque eu sinto que não importa o que aconteça, você deve pelo menos ter algum nível de transparência com a pessoa. Foi decepcionante, mas faz parte da vida. Desejo a eles o melhor e também para o Ticktum, que está lá. Eu sou muito amigo do Dan e ele é um dos melhores pilotos que eu conheço. Eu estou torcendo por ele, assim como pela equipe da Nissan, mais do que qualquer coisa", afirmou Sérgio.


Sette Câmara e Ticktum se conhecem desde as categorias de base

(Foto: ERT Formula E Team)


Pelo lado da Cupra Kiro, o vice-diretor, Russell O'Hagan, elogiou o piloto brasileiro e o seu trabalho dentro de pista e fora dela.


"O Sérgio é um piloto fantástico e tivemos alguns bons anos com ele. Houveram duas etapas na temporada passada em que ele realmente conseguiu um dos melhores finais de semana de corrida como um todo entre todos os pilotos do grid. Na Arábia Saudita e em Tóquio, desde a primeira sessão de treinos ele se destacou com os ótimos tempos de volta e a melhora constante. Ele não cometeu nenhum erro, entregou cada sessão muito bem e elevou o desempenho do carro", disse.


Sobre as mudanças, tanto a Kiro, quanto a Porsche negam veementemente que David Beckmann tenha sido forçado a entrar na equipe a mando da Porsche.



OPORTUNIDADE COMO TITULAR NA NISSAN


Sérgio não pensou duas vezes para assinar com a Nissan quando foi contatado pela equipe japonesa para ocupar a função de reserva, ele também revelou que não tentou nada com outras equipes da Fórmula E por conta de vagas já preenchidas e situações que não jogariam a seu favor.


"A Nissan está em diversas categorias que também me interessam, é um grupo muito grande, eu já conhecia algumas pessoas e senti uma boa energia. Aconteceu o primeiro contato e eu gostei da equipe. Decidi fechar (com eles) e nem olhei mais nada. Eu só segui o meu coração", disse o brasileiro.


Além de ser uma equipe de ponta, a Nissan é onde Sette Câmara mais tem chance de conseguir um retorno como titular na temporada de 2025/2026. Contudo, ele pode correr ainda na temporada de 2024/2025, porque Norman Nato também compete na WEC e o calendário de ambos os campeonatos irão se cruzar em julho.


Como Nato assinou com a Cadillac Racing antes de assinar com a Nissan na Fórmula E, a prioridade contratual é da WEC. Com isso, o piloto francês deve ficar de fora da rodada dupla do E-Prix de Berlim, abrindo espaço para Sérgio Sette Câmara substituí-lo.


"Alguns pilotos da Fórmula E também competem na WEC e por contrato precisam priorizar um deles quando as datas coincidem. Isso torna o assento de reserva muito mais atraente (nas equipes de ambos os lados que contam com pilotos que competem nas duas categorias). Eu estaria mentindo se dissesse que não estou pensando nisso, mas independente dessa chance, como reserva você sempre deve se manter preparado para entrar quando for necessário", disse.


O chefe de equipe da Nissan, Tommaso Volpe, disse que Sérgio Sette Câmara é a prioridade para assumir o assento de Norman Nato durante a sua ausência no final de semana em Berlim, portanto, o brasileiro tem altas chances de correr nas duas etapas que antecedem a final do campeonato e um bom desempenho pode, talvez, ser um grande passo para ele assumir a titularidade na temporada seguinte.


"Como reserva, é dar um passo para trás para dar dois para frente. Na temporada passada, a Nissan passou de uma equipe de meio de pelotão para uma equipe de ponta e eu gosto quando vejo um time em ascensão assim. Eles estão investindo muito. É uma equipe grande com clima de equipe pequena, onde todo mundo se conhece e isso é algo que eu valorizo, é o tipo de ambiente no qual eu me sinto confortável", falou o piloto.


Sérgio Sette Câmara deverá acompanhar a equipe ao longo de todas as etapas do campeonato. Focado, o brasileiro afirmou que vai concentrar o seu trabalho no simulador e nos testes em pista. Além disso, ele revelou que está em seus planos fazer stream na Twitch usando o simulador para se aproximar da comunidade de automobilismo e também de seus fãs.


Com mais espaço na agenda, Sérgio afirmou que está aberto para correr paralelamente em outros campeonatos, porque é importante se manter ativo. Porém, deixou claro que a sua prioridade segue sendo a Fórmula E e que fará de tudo para voltar ao assento titular o mais breve possível.



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