ERT muda o nome para Kiro Race Co e fecha parceria técnica com a Porsche
ERT foi adquirida por uma empresa de investimentos norte-americana e fechou parceria com a Porsche no trem de força para a próxima temporada. O objetivo é deixar o fundo do grid de uma vez por todas

Na última terça-feira (15), a ERT - que tinha apagado as suas postagens nas redes sociais - fez o seu retorno anunciando oficialmente o novo nome da equipe, que agora se chama Kiro Race Co.
A equipe foi adquirida pela Forest Road Company, uma empresa de investimentos de Los Angeles. Além disso, foi confirmado que na próxima temporada a Kiro Race usará uma versão mais antiga do trem de força da Porsche. A ideia é se recuperar financeiramente e moralmente para quem sabe no futuro voltar a trabalhar no desenvolvimento de seu próprio trem de força, algo que faziam desde a 1ª temporada.
O motor da Kiro será chamado de Porsche 99X Electric WCG3, deixando claro a diferença na versão do equipamento em comparação com o Porsche 99X Electric, que será utilizado pela própria equipe Porsche e a Andretti.
O nome adotado para a equipe, Kiro, foi escolhido porque significa "luz brilhante" em vários idiomas.
Um ponto positivo é que toda a estrutura física do time foi mantida em Silverstone, desse modo, os funcionários permaneceram em seus cargos e houveram algumas novas contratações. Além do benefício de manter o ambiente que todos estão familiarizados, tudo relacionado a Fórmula E acontece na Europa e como equipe cliente da Porsche, é importante estar perto para os testes e reuniões de fábrica.
O capital para a aquisição da equipe foi fornecido por David Kaplan e Bennett Rosenthal, cofundadores da Ares Management. Rosenthal também atua como o principal proprietário e diretor do time de futebol Los Angeles FC.

Em relação a dupla de pilotos, segundo a imprensa internacional, Dan Ticktum está mais do que confirmado como piloto da equipe e a expectativa é que Sérgio Sette Câmara também permaneça no time.
É especulado que a confirmação oficial da dupla de pilotos da Kiro Race Co saia mais perto do final do mês.
O comunicado de imprensa emitido pela Kiro descreve os investidores da Forest Road como tendo um "histórico comprovado em mídia e energia renovável, os tornando bem posicionados para gerar valor significativo para a equipe e a Fórmula E".
Em uma apuração feita pelo jornalista Sam Smith, a conversa inicial entre a ERT e a Forest Road Company, só foi possível por intermédio de Dan Ticktum, que foi quem teria feito a conexão entre as empresas no começo do ano. Reuniões ocorreram durante o E-Prix de Portland em junho, seguidas por um longo período de negociação antes de um acordo ser fechado no mês passado.
Como uma das equipes pioneiras do grid (e a primeira equipe campeã da Fórmula E), estava claro que a NIO (nome original da ERT antes de 2023) estava precisando de mais investimento para poder continuar na Fórmula E.
Regada de alguns pequenos momentos de glória nos últimos dois anos, quando conseguiu terminar na zona de pontuação mais vezes do que o esperado e até se manter no Top 5 em uma corrida ou outra, a equipe sempre acabava amargando as últimas posições do grid.
Com as mudanças para 2025, a Kiro está longe de se tornar uma potência do grid. O motor antigo da Porsche é apenas um investimento modesto em comparação com as outras equipes que possuem muito mais dinheiro.
Contudo, para um time que vive de momentos turbulentos desde o Gen2, ter um novo investidor e um novo motor parece ser o suficiente para mudar o rumo da história de uma equipe, que mesmo pequena, sempre foi resiliente e perseverante.
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