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Foto do escritorSonia Cury

Robert Shwartzman lidera Teste de Novatos da Fórmula E 2024; saiba como foi o teste

Robert Shwartzman foi o grande destaque da sessão matutina e vespertina do teste. Os pilotos brasileiros Felipe Drugovich, Enzo Fittipaldi e Caio Collet também apresentaram bom desempenho



Nesta segunda-feira (13), a Fórmula E realizou o Teste de Novatos em Berlim, o que já vem acontecendo há um tempo, porque a categoria aproveita a estrutura montada para a rodada dupla do E-Prix que acontece no Aeroporto de Tempelhof no final de semana, para realizar a avaliação dos novatos.


Robert Shwartzman (DS Penske) liderou as sessões da manhã e da tarde e, com isso, ficou no topo da lista de tempos do teste de um modo geral. Jak Crawford (Andretti), que ficou em 16º na sessão da manhã e em 2º na sessão da tarde, terminou o dia com o segundo melhor desempenho geral, apresentando uma performance muito boa na parte vespertina do teste. Enquanto que Sheldon van der Linde (Jaguar), ficou com o terceiro melhor desempenho do dia, após ficar em 4º na sessão da manhã e em 3º na sessão da tarde.


Cada equipe levou dois pilotos para os testes, sendo que alguns nomes chegaram a participar do teste de 2023. A diferença é que esse ano, três brasileiros participaram: Felipe Drugovich (Maserati), Caio Collet (Nissan) e Enzo Fittipaldi (Jaguar).


Dos três brasileiros, somente Caio Collet possui vínculo firmado com uma equipe do grid, já que atualmente é o reserva da Nissan.


Além disso, os testes contaram com a participação de duas pilotas: Marta Garcia (ERT) - campeã da F1 Academy e que atualmente corre pela Iron Dames na FRECA - e Alice Powell (Envision), que há anos atua pilota de desenvolvimento da Envision na Fórmula E.



COMO FORAM OS TESTES NO PERÍODO DA MANHÃ


Cada sessão foi dividida em três horas, com uma pausa para almoço e descanso.


A sessão matinal de três horas em Tempelhof começou às 9:00 da manhã (no horário local), sob sol forte e com a pista em boas condições. Apesar dos pilotos demorarem para entrar em pista, Robert Shwartzman foi quem deu as primeiras voltas no traçado para dar início aos trabalhos.


Na primeira hora de teste, os melhores tempos vieram de Sheldon van der Linde (Jaguar) e Zane Maloney (Andretti), que chegaram a revezar na liderança, até Gabriele Minì (Nissan) aparecer para assumir a primeira posição.


Inclusive, os engenheiros da Nissan trabalharam muito após a Corrida 2 do E-Prix de Berlim, para garantir que Minì pudesse participar do teste. O piloto italiano estava registrado para participar com carro 23 de Sacha Fenestraz, contudo, o franco-argentino se envolveu em acidente com Norman Nato e o seu monocoque precisou ser substituído por completo, o que fez os engenheiros terem que trabalhar do final da corrida até o horário de fechamento do parc fermé por volta das 22 horas.


Na segunda hora de teste, Frederik Vesti (Mahindra) estabeleceu um novo melhor tempo. O dinamarquês causou forte impressão ao longo do dia e recebeu muitos elogios de Fréderic Bertrand, chefe da equipe.


Um pouco depois disso aconteceu um acidente com Dries Vanthoor (Envision), que após um erro na curva 3, acabou indo de encontro com o muro. A sessão foi paralisada com bandeira vermelha e ficou interrompida por cerca de 15 minutos. Infelizmente, devido aos danos causados, Vanthoor não conseguiu participar da segunda sessão do teste.


Após o reinício, o piloto da DS Penske, Robert Shwartzman, voltou a fazer voltas rápidas e recuperou a liderança, se mantendo na posição em boa parte do resto da sessão, terminando a mesma com o melhor tempo da manhã, registrado em 1m02s150.


O brasileiro Felipe Drugovich (Maserati), conseguiu melhorar o seu tempo na parte final do teste matutino e fez o segundo melhor tempo com 1m02s221. Frederik Vesti (Mahindra) completou o Top 3 com o tempo de 1m02s227.


Resultado da sessão da manhã:



COMO FORAM OS TESTES NO PERÍODO DA TARDE


A sessão vespertina começou com Kush Maini (Mahindra) estabelecendo o melhor tempo. O piloto indiano investiu em uma boa sprint de voltas rápidas, o que o permitiu liderar por cerca de meia hora, até o seu desempenho ser interrompido por uma bandeira vermelha causada por Felipe Drugovich.


O brasileiro sofreu uma pane técnica no carro, que parou entre as curvas 4 e 5. O veículo de nº 7, pertencente a Maximilian Günther, teve que ser retirado de pista e ficou nos boxes da Maserati por mais de 30 minutos até ser consertado para que Felipe pudesse prosseguir no teste.


Com quase duas horas de ação em pista, as coisas voltaram a mudar na liderança, com Shwartzman apresentando um ritmo forte para recuperar o P1. O brasileiro Enzo Fittipaldi, que testou pela Jaguar, aparentou estar mais confiante com o carro no período vespertino e apresentou uma performance bem mais consistente do que o que foi visto na parte da manhã. Ele assumiu a terceira posição nos tempos e por ali permaneceu até cair para sexto no final da sessão.


O brasileiro Caio Collet, que testou pela equipe Nissan - onde é reserva atualmente - ficou atrás de Gabriele Minì tanto na parte da manhã, quanto na parte da tarde. Contudo, ele ficou bem próximo dos tempos do italiano e chegou a ficar na frente em diversos momentos.


Apesar de em notícias e redes sociais se dar muita ênfase nos tempos obtidos no teste, os pilotos são avaliados pelas equipes em diversos outros pontos que não somente a velocidade em pista. Há a questão de entendimento técnico e estratégico, pontos de evolução de desempenho e até mesmo o conhecimento sobre as regras da categoria é levado em conta.


A última hora da sessão foi mais tranquila e o fiscais da FIA chegaram a investigar Jonny Edgar (DS Penske), Robert Shwartzman e Enzo Fittipaldi, por pequenas infrações referente as instruções de "Manual do Usuário", que são orientações passadas como um briefing antes de entrarem em pista. Aparentemente, alguns pontos do manual não foram cumpridos, mas o caso foi desconsiderado pelos fiscais já que não interferiu nos resultados apresentados ao longo do teste.


Nos minutos finais da sessão vespertina, Felipe Drugovich até chegou a ocupar a segunda colocação, mas teve o seu tempo batido por Jak Crawford e Sheldon van der Linde, que ficaram em P2 e P3, respectivamente.


Resultado da sessão da tarde:



O desempenho dos pilotos de um modo geral foi muito melhor na parte da tarde do que na parte da manhã, principalmente no caso dos participantes que ocuparam o Top 10 do período vespertino, o que possibilitou um melhor resultado na classificação geral teste.


CLASSIFICAÇÃO GERAL DO TESTE DE NOVATOS DA FÓRMULA E 2024


1 — Robert Shwartzman (DS Penske) - 1m01s937

2 — Jak Crawford (Andretti Formula E) - 1m02s110

3 — Sheldon van der Linde (Jaguar TCS Racing) - 1m02s167

4 — Felipe Drugovich (Maserati MSG Racing) - 1m02s171

5 — Kush Maini (Mahindra Racing) - 1m02s208

6 — Enzo Fittipaldi (Jaguar TCS Racing) - 1m02s211

7 — Frederik Vesti (Mahindra Racing) - 1m02s227

8 — Zane Maloney (Andretti Formula E) - 1m02s279

9 — Gabriele Minì (Nissan Formula E Team) - 1m02s360

10 — Caio Collet (Nissan Formula E Team) - 1m02s376

11 — Thomas Preining (TAG Heuer Porsche Formula E Team) - 1m02s430

12 — Dennis Hauger (TAG Heuer Porsche Formula E Team) - 1m02s456

13 — Tim Tramnitz (ABT Cupra Formula E Team) - 1m02s572

14 — Riccardo Feller (ABT Cupra Formula E Team) - 1m02s612

15 — Jonny Edgar (DS Penske) - 1m02s614

16 — Gregoire Saucy (NEOM McLaren Formula E Team) - 1m02s660

17 — Ugo Ugochukwu (NEOM McLaren Formula E Team) - 1m02s871

18 — Mikel Azcona (ERT Formula E Team) - 1m02s900 19 — Marta Garcia (ERT Formula E Team) - 1m03s162

20 — Nicolas Pino (Maserati MSG Racing) - 1m03s220

21 — Dries Vanthoor (Envision Racing) - 1m03s258 22 — Alice Powell (Envision Racing) - 1m03s454


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