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Pit stop na Fórmula E liberado para o E-Prix de Jeddah

Foto do escritor: Sonia CurySonia Cury

Com o nível de confiabilidade para a recarga rápida alcançado, Fórmula E da sinal verde para o retorno do pit stop que funcionará de maneira inédita



Após diversos testes ao longo dos meses, finalmente a Fórmula E comunicou as equipes sobre a realização do Pit Boost - nome dado ao pit stop da categoria - durante o E-Prix de Jeddah.


Desde a pré-temporada que aconteceu em Jarama, vem sendo especulado que o pit stop tinha grandes chances de acontecer nas rodadas duplas da Fórmula E, desse modo, a parada obrigatória de recarga rápida aconteceria somente em uma das corridas.


Com uma carga de 600 kW, a recarga rápida de bateria promete adicionar novas dinâmicas as corridas, trazendo um elemento a mais para os engenheiros se preocuparem, uma vez que as estratégias elaboradas terão que incluir o Pit Boost e levar em conta o Modo Ataque, que seguirá acontecendo mesmo nas rodadas que contemplam o pit stop.


O equipamento de carregamento rápido é fornecido pela Fortescue Zero (antiga Williams Advanced Engeneering) e foi testado em sessões de treinos nos fins de semana de corrida da Fórmula E nas últimas duas temporadas. Os problemas encontrados foram sendo trabalhados com calma por parte da FIA e da Fórmula E, com o objetivo de somente introduzir esse novo elemento nas corridas quando houvesse a confiabilidade necessária e após um longo caminho de erros e acertos, os testes finais aconteceram em São Paulo e na Cidade do México.


Houveram mudanças no regulamento desportivo da Fórmula E por conta do Pit Boost, que foram oficializadas durante o Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, realizado no final do ano passado.


Será apenas uma parada obrigatória e o piloto só pode fazer o pit stop quando o carro atingir o ponto SoC (state-of-charge) - o que em português significa "estado de carga" - e isso será indicado no carro. Somente a partir desse momento é que o piloto estará dentro da janela para fazer a recarga rápida, sendo chamado aos boxes de acordo com a estratégia da equipe.


Além disso, em corridas com pit stop, as regras de ativação do Modo Ataque serão flexibilizadas e as equipes poderão realizar a ativação da potência extra a partir da segunda volta. Inicialmente, a ideia era decidir em cada corrida que houvesse pit stop qual seria a volta mais indicada para permitir a ativação do Modo Ataque, mas devido a toda a nova dinâmica que a tração nas quatro rodas trouxe para o Gen3 Evo, a FIA e todas as equipes da Fórmula E, chegaram em um consenso de que seria melhor ser a partir da segunda volta.


Painel do equipamento de recarga (Foto: Andrew Ferraro/Formula E)


Para evitar aglomerações nos boxes, dois pilotos da mesma equipe não podem fazer a parada obrigatória ao mesmo tempo, o que também vai mexer com as estratégias das equipes, especialmente, em situações de corrida bastante disputadas envolvendo membros do mesmo time.


Em relação ao E-Prix de Jeddah, o que falta é a confirmação de qual corrida o Pit Boost será utilizado. A confirmação tem que sair 21 dias antes do início do evento, portanto, em breve saberemos se vai acontecer no dia 14 ou 15 de fevereiro.


Por ser uma novidade, todas as equipes seguem apreensivas para a realização do pit stop, mas agora que o nível de confiabilidade que buscavam foi atingido, a única coisa que resta é testar em uma corrida de verdade e as rodadas duplas são perfeitas para isso.


A última vez que a Fórmula E fez uso do pit stop foi no Gen1, quando a categoria ainda estava dando os seus primeiros passos e a bateria não aguentava uma corrida inteira, por isso, os pilotos tinham que ir para os boxes trocar de carro.

Quando o Gen2 chegou com uma bateria mais eficiente, a parada obrigatória deixou de acontecer e isso foi um grande marco, pois mostrou o quanto as baterias evoluíram em tão pouco tempo.


O retorno do pit stop agora se torna mais um passo na indicação da evolução da Fórmula E e também da tecnologia. A ideia de uma recarga rápida em um carro elétrico de alta performance é algo que chama atenção e resgasta um elemento clássico do automobilismo que é justamente o pit stop.


Seja como for, a Fórmula E está pronta para dar mais um passo importante em sua história. Muitas ideias serão colocadas à prova e aprimoradas ao longo do ano.

Enquanto isso, a temporada acontece e a categoria não se acomoda.

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