top of page
Foto do escritorSonia Cury

Jaguar domina o E-Prix de Mônaco com Evans e Cassidy no pódio

Dupla neozelandesa da Jaguar foi dominante durante a corrida com Evans conquistando a vitória e Cassidy ficando em P2, após uma estratégia bem executada pela equipe



As ruas de Mônaco receberam a oitava etapa da Fórmula E neste sábado (27) e viram um show de estratégia da equipe britânica Jaguar TCS Racing. O E-Prix teve dobradinha dos compatriotas Mitch Evans e Nick Cassidy da Jaguar, que souberam trabalhar em conjunto e fizeram um bom uso do Modo Ataque - ativando nos momentos certos para não perder posições - e com isso a dupla praticamente dominou a corrida de ponta a ponta.


Para Mitch Evans o resultado foi muito especial, porque o piloto chegou a liderar em Mônaco em quatro oportunidades nas temporadas anteriores, mas nunca havia conseguido converter em vitória. Inclusive, ele é o piloto da Fórmula E que mais vezes subiu ao pódio em Mônaco, totalizando quatro oportunidades em que esteve entre os melhores a pilotar no Principado (contando com a vitória de 2024).


A corrida teve um total de 31 voltas, porque após alguns incidentes de pista o safety car precisou entrar na pista em mais de uma ocasião. Na Fórmula E, a cada quatro minutos de SC circulando, voltas são adicionadas de acordo com o critério aplicado pela direção de prova.


Evans e Cassidy assumiram a ponta do pelotão na volta 11, quando ultrapassaram Stoffel Vandoorne (DS Penske), que tinha assumido a liderança após deixar o pole position Pascal Werhlein (Porsche) para trás nas primeiras voltas.


A partir daí, a estratégia da equipe parecia clara com Evans conseguindo uma vantagem de três segundos na frente e Cassidy se mantendo na segunda posição para segurar o resto do pelotão, permitindo que Evans ativasse o Modo Ataque de maneira segura e sem ameaças ao seu posto no P1.


Com um pouco mais da metade da prova acontecendo, Mitch Evans recebeu seu impulso extra de 50kW ao fazer a sua segunda ativação de Modo Ataque, cedendo assim a liderança para Nick Cassidy, que se manteve de maneira segura na posição, sendo apoiado por seu companheiro até que fizesse a sua ativação de energia extra e o P1 retornasse para Evans. Como em uma dança perfeitamente sincronizada, as táticas da equipe funcionaram conforme planejado.


Vandoorne e Vergne também jogaram um jogo de equipe forte, seguindo os carros da Jaguar sem sofrerem grandes ameaças dos demais. Vandoorne subiu ao pódio ao ficar na terceira colocação e Vergne terminou na quarta posição. Embora, o piloto francês tenha reclamado muito no rádio durante a prova, querendo trocar de lugar com Vandoorne por estar com mais energia, a equipe solicitou que as coisas se mantivessem como estava já que Stoffel não estava disposto a ceder e ambos estavam com um bom ritmo em relação ao resto do pelotão.


O jovem piloto de 19 anos, Taylor Barnard, que compete na Fórmula 2 e é o piloto reserva da McLaren na Fórmula E, fez a sua estreia oficial pela equipe após Sam Bird fraturar a mão esquerda durante o Treino Livre 1. Com isso, Barnard se tornou o piloto mais jovem a participar de uma corrida oficial da Fórmula E.

Wehrlein, que foi o pole position em Mônaco, cruzou a linha de chegada em P5, logo à frente de Oliver Rowland (Nissan) que terminou em P6; António Félix da Costa (Porsche) ficou em sétimo.

Sacha Fenestraz (Nissan), Maximilian Guenther (Maserati MSG Racing) e Norman Nato (Andretti) completaram as posições restantes dentro da zona de pontuação.



Os pilotos brasileiros não pontuaram em Mônaco. Lucas di Grassi (ABT) ficou bem próximo do Top 10 ao terminar em P11. Já o mineiro Sérgio Sette Câmara (ERT) sofreu com incidentes dentro de pista e ficou em P19.


Com o resultado, Pascal Wehrlein se mantém firme na liderança do campeonato com 102 pontos. Nick Cassidy assumiu a segunda posição após o pódio conquistado em Mônaco, totalizando 95 pontos. Jake Dennis caiu para terceira posição no campeonato após não conseguir pontuar no Principado, permanecendo com 89 pontos - seis pontos atrás de Cassidy.


A Jaguar TCS Racing lidera a disputa do campeonato por equipes com 172 pontos, contra os 128 pontos da TAG Heuer Porsche Formula E Team.


As rodadas 9 e 10 da 10ª temporada acontecem em Berlim nos dias 11 e 12 de maio.


Yorumlar


bottom of page