top of page
Foto do escritorSonia Cury

Felipe Drugovich lidera Teste de Novatos da Fórmula E em Roma

Com uma volta rápida no final da sessão, Drugovich liderou o treino livre dos novatos. Sheldon van der Linde e Luca Ghiotto também foram destaques



Nesta sexta-feira (14), aconteceu em Roma a segunda parte do Teste de Novatos da Fórmula E, contando com a participação de 11 pilotos, sendo que 10 deles participaram da primeira parte do teste que aconteceu em Berlim em abril deste ano. O teste realizado na Itália contou com um número reduzido de participantes devido aos compromissos de boa parte dos pilotos em outras competições automobilísticas.


Diferente de Berlim, onde tiveram um dia todo de testes com sessões divididas entre manhã e tarde, em Roma os pilotos presentes tiveram uma sessão de treino livre com duração de 30 minutos, chamado de Treino Livre 0, que ocorreu no traçado do E-Prix de Roma e com transmissão ao vivo no canal oficial da Fórmula E no Youtube, marcando a primeira vez que a categoria transmitiu um teste.



COMO FOI O TESTE


Felipe Drugovich fez o melhor tempo com 1m43s73, liderando mais uma vez o Teste de Novatos da Fórmula E. Em abril, o brasileiro também conseguiu fazer a volta mais rápida no teste completo que ocorreu em Berlim.

Felipe começou o treino dentro das primeiras posições e chegou a liderar em alguns momentos, porém, acabou encontrando dificuldades nos 15 minutos finais da sessão, o que é esperado devido ao trem de força da Maserati não ser um dos melhores. Com isso, o brasileiro passou a figurar entre o P6 e o P8.

Contudo, o carro da equipe tridente desempenha bem em voltas rápidas e Drugovich sabe quando acelerar no momento certo. Nos segundos finais da sessão, Felipe se encontrava na sexta colocação e apostou tudo na sua última volta. A ideia deu certo. Com o cronômetro zerado ele subiu direto para o P1.


Outros pilotos até tentaram bater o tempo do brasileiro sem sucesso e desse modo ele ficou com o melhor tempo do Treino Livre dos Novatos.


Correndo pela Jaguar, Sheldon van der Linde foi possivelmente o piloto mais dominante do Treino Livre dos Novatos. Por mais que no começo da sessão ele tenha figurado entre as últimas posições, logo, ele conseguiu se encaixar na pista e passou a dominar os tempos, pilotando com confiança por praticamente o treino inteiro. Faltando 18 minutos para o encerramento, Van der Linde assumiu a liderança que antes estava com Felipe Drugovich e por lá permaneceu superando os próprios tempos, até ser surpreendido pela volta rápida do piloto brasileiro no final da sessão.


Luca Ghiotto, que testou pela Nissan, já tinha apresentado um bom desempenho em Berlim e voltou a figurar entre os principais nomes do Teste de Novatos ao terminar em P3 com o tempo de 1m44s15. Ghiotto enfrentou uma situação parecida com a de Felipe Drugovich nos 15 minutos finais do treino livre, mas conseguiu extrair o melhor que o trem de força da Nissan tem a oferecer, terminando na terceira colocação.


Testando pela DS Penske, Yann Ehrlacher liderou o teste nos minutos iniciais, sendo seguido de perto por Daniil Kyat e Zane Maloney. Por diversas vezes ao longo do treino livre, Yann figurou dentro do Top 3 e finalizou o teste em P5.

É interessante frisar que ele foi o único piloto participante em Roma, que não fez parte do grupo que testou em Berlim. Mesmo assim, o campeão do WTCR em 2020 e 2021 e também piloto de desenvolvimento da DS Penske, conseguiu um resultado bastante positivo.


O piloto Yifei Ye (Porsche), foi bem nos primeiros 10 minutos do teste, chegando a figurar entre os primeiros colocados, mas depois o seu desempenho caiu e em um determinado momento o carro chegou a escapar quando ele tentou realizar uma curva, mas felizmente havia uma área de escape e o piloto conseguiu retornar ao traçado e prosseguir até o final.


Charlie Eastwood (McLaren), também foi um destaque da parte inicial, assumindo o P1 com o tempo de 1m51s143, onde se manteve por bastante tempo, mas faltando 20 minutos para o encerramento da sessão, Eastwood acabou não conseguindo virar tempos rápidos o suficiente para figurar dentro do Top 3, com isso, ele passou a figurar entre em o P4 e o P6, conseguindo finalizar o treino livre na quarta posição com 1m44s19.


Zane Maloney, que atualmente compete pela Carlin na Fórmula 2, entrou na pista pela Andretti e teve um desempenho bastante consistente, passando boa parte do treino figurando dentro do Top 5. O piloto terminou em P6 com o tempo de 1m45s02. No teste realizado em Berlim, Maloney ficou em P3 no resultado geral.


Jack Aitken (Envision) e Daniil Kvyat (NIO), figuraram entre as primeiras posições da tabela no começo do treino livre, mas não conseguiram sustentar o ritmo ao longo da sessão. Os dois tiveram um pouco de dificuldade de lidar com o traçado, mas apresentaram boas performances. O saldo foi bem positivo para Kvyat, uma vez que ele terminou em P7, na frente de Yifei Ye e Jack Aitken, sendo que o trem de força da NIO é inferior ao trem de força da Porsche e da Jaguar (que é utilizado pela Envision).


Jehan Daruvala (Mahindra) e Adrien Tambay (ABT), fizeram apenas uma volta no traçado antes de retornarem aos boxes e perderam o resto da sessão devido a um "problema técnico".

Com isso, muito se falou sobre as equipes estarem passando pela mesma situação que ocorreu no E-Prix da Cidade do Cabo, onde os carros da ABT e da Mahindra não puderam correr por falhas no powertrain.

Mais tarde, foi informado que ocorreu um problema com o software do trem de força da Mahindra, mas a situação foi resolvida a tempo para o treino livre dos pilotos titulares no E-Prix de Roma.



RESULTADO FINAL


1 — Felipe Drugovich - 1:43.73 (Maserati MSG Racing) [pilotou o carro de Maximilian Günther]

2 — Sheldon van der Linde - 1:44.04 (Jaguar TCS Racing) [pilotou o carro de Sam Bird]

3 — Luca Ghiotto - 1:44.15 (Nissan Formula E Team) [pilotou o carro de Norman Nato]

4 — Charlie Eastwood - 1:44.19 (NEOM McLaren Formula E Team) [pilotou o carro de René Rast]

5 — Yann Ehrlacher - 1:44.34 (DS Penske) [pilotou o carro de Stoffel Vandoorne]

6 — Zane Maloney - 1:45.02 (Avalanche Andretti Formula E Team) [pilotou o carro de André Lotterer]

7 — Daniil Kvyat - 1:45.33 (NIO 333 Racing) [pilotou o carro de Sérgio Sette Câmara]

8 — Yifei Ye - 1:45.61 (Tag Heuer Porsche Formula E Team) [pilotou o carro de António Félix da Costa]

9 — Jack Aitken - 1:45.76 (Envision Racing) [pilotou o carro de Sébastien Buemi]

10 — Jehan Daruvala - Não marcou tempo (Mahindra Racing) [pilotou o carro de Roberto Merhi]

11 — Adrien Tambay - Não marcou tempo (ABT Cupra Formula E Team) [pilotou o carro de Nico Müller]


コメント


bottom of page