E-Prix de Tóquio: Vandoorne e Rowland vencem; Ticktum conquista seu primeiro pódio
- Sonia Cury
- há 2 dias
- 5 min de leitura
Vandoorne vence na chuva e quebra jejum, Rowland proporciona vitória da Nissan em casa e Ticktum conquista seu primeiro pódio na Fórmula E

Neste último final de semana, aconteceu a rodada dupla do E-Prix de Tóquio, que entregou um cenário digno de roteiro de filme, com muita emoção, disputas intensas, chuva, cancelamento de classificação, acidentes e conquistas inéditas.
RODADA 8
Stoffel Vandoorne, da Maserati MSG Racing, conquistou sua primeira vitória desde o E-Prix de Mônaco de 2022 ao triunfar na 8ª etapa da temporada 2024-25 da Fórmula E, disputada sob forte chuva em Tóquio. O belga aproveitou com perfeição o momento certo para utilizar o Pit Boost, superando uma corrida repleta de incidentes e mudanças estratégicas.
A prova começou sob o comando do Safety Car, após cerca de 25 mm de chuva deixarem a pista encharcada durante a manhã. Depois de quatro voltas, o pelotão se reposicionou para uma largada parada. Oliver Rowland assumiu a liderança, seguido por Edoardo Mortara na chicane das curvas 1 e 2. Lá atrás, Taylor Barnard tentou uma manobra ousada por dentro da curva de abertura contra um dos carros da Mahindra.
Logo nas primeiras voltas, alguns pilotos ativaram o primeiro Modo Ataque dos dois obrigatórios, com 50 kW extras de potência. O destaque foi Sébastien Buemi, que, com a tração integral da Envision, avançou da oitava para a quarta colocação em poucas curvas — mesmo lutando para manter o carro sob controle. Na volta 7, ele ultrapassou Barnard e Mortara, assumindo a segunda posição e se aproximando de Rowland.
Na volta 10, Rowland liderava com mais energia disponível e três segundos de vantagem sobre o pelotão, que contava ainda com Mortara, Buemi, Barnard, De Vries, Nato, Frijns, Vergne, Ticktum e Guenther.
Porém, na volta 13, o carro de Maximilian Günther parou subitamente após acender a luz vermelha, o que forçou a direção de prova a interromper a corrida com bandeira vermelha para garantir a remoção segura do carro.
A relargada veio na volta 15, novamente em largada parada. Rowland manteve a ponta e rapidamente abriu mais dois segundos de vantagem. Ele ativou o modo de ataque na tentativa de ganhar margem para realizar sua parada obrigatória no Pit Boost — sistema inédito em Tóquio que exigia estratégia precisa, especialmente com a pista começando a secar.
Vandoorne já havia feito sua parada antes da interrupção da corrida — o que acabou sendo um trunfo decisivo. A perda de tempo na parada foi anulada com a relargada, catapultando o belga para a liderança à medida que os demais cumpriam suas paradas.

O pódio da rodada 8 em Tóquio (Foto: Simon Galloway/Formula E)
Após o ciclo de pit stop, Vandoorne assumiu a ponta, seguido por Rowland, Barnard, Mortara e Buemi.
Dan Ticktum chegou a liderar brevemente e figurava entre os cinco primeiros na volta 27, após uma boa sequência de voltas rápidas.
Na volta 28, Vandoorne chegou a perder o controle do carro na Curva 2 e rodou após uma travada nos pneus traseiros. No entanto, a vantagem de 25 segundos que havia construído sobre Rowland foi suficiente para manter a liderança e garantir a vitória.
Apesar de ter largado da pole e liderado boa parte da prova, Rowland teve que se contentar com o segundo lugar. A estratégia da Maserati frustrou as expectativas do britânico, que segue, no entanto, dominante na temporada.
RODADA 9
Oliver Rowland conquistou sua quarta vitória na temporada 2024-25 da Fórmula E ao triunfar na 9ª etapa do campeonato, em Tóquio. Correndo pela equipe Nissan, o britânico não só ampliou sua liderança na tabela de pilotos, como também garantiu a primeira vitória da montadora japonesa em casa, diante de uma torcida que vestia orgulhosamente itens da marca.
Rowland largou bem e manteve a liderança nas curvas iniciais, enquanto Dan Ticktum precisou se defender com firmeza da pressão exercida por Pascal Wehrlein, o atual campeão da categoria.
Na volta 8, Ticktum tentou tomar a liderança de Rowland na Curva 1, ainda em seu Modo Ataque. Barnard também aproveitou o impulso e assumiu a ponta na Curva 15, após uma disputa intensa com Rowland, que pressionava o jovem piloto da McLaren. Pouco depois, Wehrlein superou Rowland para assumir o terceiro lugar e logo utilizou sua potência extra para deixar Barnard para trás e subir para segundo.
Uma breve bandeira amarela total foi acionada na volta 12, após os destroços do carro de Nyck de Vries serem retirados. A relargada veio logo depois, com Ticktum liderando seguido por Wehrlein, Barnard, Rowland, Mortara, Di Grassi, Nato, Bird, Vergne e Hughes no top 10.
Nick Cassidy começou a se destacar com um forte avanço a partir da 13ª posição do grid. Na volta 18, ele ultrapassou Rowland para assumir o quinto lugar, mas o britânico da Nissan respondeu imediatamente, recuperando a posição. A equipe japonesa apostava em uma ativação tardia do modo de ataque, aos seis minutos finais, para impulsionar seu piloto rumo à vitória.
Jake Dennis também protagonizou uma bela recuperação. Partindo da 14ª posição, subiu ao quinto lugar e passou Rowland, antes de realizar uma arrojada ultrapassagem por fora sobre Mortara na Curva 1 da volta 21, assumindo o quarto lugar.
Na volta 22, Rowland e Cassidy realizaram suas últimas ativações do Modo Ataque. O britânico voltou com vantagem e rapidamente alcançou o segundo lugar, enquanto os adversários ainda estavam em meio às suas próprias ativações.

Ticktum após cerimônia de pódio, celebrando com o seu primeiro troféu
na Fórmula E (Foto: Simon Galloway/Formula E)
Com pouco menos de um minuto de potência extra restante, Rowland colocou pressão sobre Wehrlein e executou uma manobra ousada por fora entre as curvas 15 e 16, retomando a liderança para delírio da torcida japonesa.
Barnard, por sua vez, conseguiu se defender de Mortara e atacou Ticktum para assumir o terceiro lugar, mas o piloto da Cupra Kiro respondeu na última curva da volta 29, recuperando a posição. A disputa seguiu acirrada até que, na volta seguinte, Mortara empurrou Barnard contra o muro na Curva 3. O incidente forçou a entrada do Safety Car e rendeu uma penalização de cinco segundos ao suíço da Mahindra.
Nos minutos finais, Wehrlein ainda tentou pressionar Rowland entre as curvas 15 e 16, mas não conseguiu completar a ultrapassagem. Na última volta, após a saída do Safety Car, Rowland manteve a ponta com firmeza e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, garantindo mais uma vitória dominante na temporada.
Wehrlein terminou em segundo, enquanto Dan Ticktum assegurou seu primeiro pódio na Fórmula E, resultado que representa o melhor desempenho da equipe Cupra Kiro (ex-NIO) em anos.
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