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E-PRIX DE PORTLAND: Da Costa domina final de semana e entra na disputa pelo título da Fórmula E

Foto do escritor: Sonia CurySonia Cury

Da Costa venceu as duas corridas da rodada dupla de Portland com Frijns ocupando o segundo lugar do pódio em ambas ocasiões; Cassidy não pontuou e o título será decidido em Londres



Antonio Félix da Costa venceu a corrida de Fórmula E de sábado em Portland, se beneficiando com um erro de Nick Cassidy na volta final e de uma punição sofrida por Mitch Evans. Já no domingo, o piloto português demonstrou muita inteligência para ficar fora de confusão e assumir o P1 no momento certo para se manter firme na posição até o final da corrida.


Oliver Rowland não participou da etapa nos Estados Unidos devido a problemas de saúde. Com isso, o piloto brasileiro e reserva da equipe Nissan, Caio Collet, fez a sua estreia oficial na Fórmula E. Apesar de não ter pontuado, Collet conseguiu lidar bem com o carro e chegou a figurar próximo das primeiras posições em alguns momentos.



CORRIDA DE SÁBADO


No começo da corrida, Mitch Evans (que foi pole) e Jake Hughes brigaram pela primeira posição, mas devido a uma boa largada do piloto papaya, Jake assumiu a liderança por algumas voltas.


Pascal Wehrlein conseguiu escalar o pelotão de maneira surpreendente saindo da décima posição para o terceiro lugar na primeira volta. Norman Nato também começou a corrida de maneira forte e passou a ocupar a primeira posição na segunda volta.


Na volta 5, houve um contato entre Evans e Hughes, que acabou indo parar na grama. A situação foi investigada pelos comissários e posteriormente isso se tornou uma punição de 5 segundos para o piloto da Jaguar. Inclusive, a punição só saiu no momento em que Mitch se encontrava na liderança da prova na volta 10.


Apesar de tudo, as coisas para a Jaguar estavam indo bem com Nick Cassidy, atual líder do campenato, que se encontrava na primeira posição na volta 16 na frente de Da Costa e Frijns.


Quatro voltas antes do final, Mitch Evans ultrapassou António Félix da Costa para ocupar o segundo lugar, logo atrás de seu companheiro de equipe Nick Cassidy. Nesse momento, Robin Frijns estava em P4 e Jean-Éric Vergne em P5.


Na penúltima volta foi quando o pesadelo da Jaguar se tornou realidade. Cassidy cometeu um erro e perdeu o controle do carro, indo direto para a grama, onde derrapou e girou. Se vencesse a prova, Nick estaria com uma mão garantida na taça de campeão mundial, porém, o azar deu as caras e ele ficou fora da zona de pontuação.


Evans cruzou a linha de chegada em primeiro, mas devido a punição de 5 segundos que levou por conta do incidente com Jake Hughes, a vitória caiu no colo de António Félix da Costa que vinha logo atrás. Frijns ficou em segundo lugar e Vergne fechou o pódio em terceiro.




CORRIDA DE DOMINGO


Na largada, o pole position Jean-Eric Vergne manteve a liderança à frente de Antonio Félix da Costa e como já esperado da pista da Portland International Raceway, o caos tomou conta dos primeiros minutos de corrida com diversas ultrapassagens ocorrendo a cada curva, o que fez com que o live timming não conseguisse acompanhar o ritmo frenético de mudanças, gerando uma confusão sobre a colocação real de cada piloto.


Quando as coisas ficaram um pouco menos caóticas, Pascal Wehrlein teve uma pequena colisão com Nyck de Vries, danificando a asa dianteira de seu carro que voou e foi parar no assoalho do carro de Sam Bird, fazendo o piloto da McLaren sair da pista e ir para grama. Bird teve que ir para os boxes para reparar o dano e com isso ficou uma volta atrás do restante do pelotão.


Sébastien Buemi, que estava na liderança da prova, foi penalizado com um drive-through devido a baixa pressão de seus pneus, que estavam fora do que é exigido pela fabricante Hankook.


Jake Hughes danificou a asa dianteira de seu carro após um contato com Edoardo Mortara e uma volta depois ele foi atingido por Sacha Fenestraz durante uma briga de posição, o que fez o piloto da Nissan receber uma penalidade de cinco segundos por empurrar Hughes para fora da pista.


Com tantos pedaços de carro e brita espalhados pela pista, diversos pilotos começaram a ter problema no carro, especialmente, com suas asas dianteiras afetadas por batidas após derrapagens em pista e disputas de posição. Em um determinado ponto Nyck de Vries, Jake Dennis, Caio Collet, Edoardo Mortara e Nick Cassidy foram aos boxes ao mesmo tempo para fazer reparos no carro.


Devido a situação, o safety car entrou na pista para que a mesma pudesse ser limpa e os pilotos afetados pudessem arrumar os carros sem serem prejudicados.


Robin Frijns liderou o pelotão, seguido por Da Costa, Wehrlein, Vergne, Evans, Müller, Di Grassi, Nato, Fenestraz e Günther. Depois que todo o pelotão estava alinhado atrás do carro de segurança, o mesmo deixou a pista na volta 20 para que a corrida pudesse retonar ao seu curso normal.


Da Costa assumiu a liderança logo após a retomada. Enquanto isso, Evans ativou o seu Modo Ataque na volta 22 e na volta 23 ele conseguiu subir algumas posições até passar Pascal Wehrlein e Robin Frijns para assumir o P2.


Com uma volta adicional anunciada pela direção de prova por conta do tempo que o safety car ficou na pista, o piloto holandês da Envision aumentou o seu ritmo para passar Evans e voltar ao segundo lugar. Na última volta, Robin até tentou aprontar para cima de António Félix da Costa, mas o piloto português se manteve firme na liderança para vencer a corrida de Portland mais uma vez.



O resultado em Portland, marcou a quarta vitória de Da Costa em cinco corridas e o colocou de vez na disputa pelo título do campeonato.


Nick Cassidy segue na liderança com 167 pontos, seguido por seu companheiro de equipe Mitch Evans com 155 pontos, Pascal Wehrlein em terceiro também com 155 pontos e António Félix da Costa com 134 pontos.


A Fórmula E retorna nos dias 20 e 21 de julho para a decisão do campeonato no E-Prix de Londres.

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