Da Costa e Porsche se separam após três temporadas de conquistas e conflitos
- Sonia Cury
- 27 de ago.
- 4 min de leitura
Da Costa deixa a Porsche em passagem marcada por vitórias e tensões internas; Nico Müller desponta como favorito para herdar o assento

Antonio Felix da Costa está prestes a encerrar sua passagem pela Porsche, em um desfecho que deve ser confirmado oficialmente em setembro e que coloca fim a uma relação marcada por conquistas e tensões internas.
O campeão da Fórmula E em 2019-20 chegou à equipe alemã em 2023 e, desde então, somou seis vitórias. Apesar dos resultados, o relacionamento com a Porsche nunca foi simples e começou a se desgastar ainda no primeiro ano de parceria.
Segundo o portal The Race, as negociações para a saída vêm acontecendo há meses, inclusive durante o E-Prix de Londres, no fim de julho. A equipe queria manter o piloto para uma quarta temporada, mas Da Costa, que recebeu propostas de outras equipes, deixou claro seu desejo de buscar novos desafios a partir da temporada 2025-2026. A solução encontrada deve ser uma rescisão amigável.
O português tem sido fortemente ligado à Jaguar, onde poderia substituir Nick Cassidy, que deve se transferir para a futura Citroën (atual Maserati), formando assim uma dupla com Mitch Evans.
Um dos fatores que aceleraram a saída de Da Costa foi a deterioração da relação com seu companheiro de equipe, Pascal Wehrlein. Os dois praticamente não se falam desde o início da temporada 2024-25, após um incidente ocorrido em São Paulo, ainda antes da etapa de abertura.
Embora tenham convivido de forma colaborativa nos dois primeiros anos, a parceria já mostrava atritos em 2023, quando o português teve um início fraco de campeonato e acabou relegado a um papel secundário na luta pelo título, que no final daquela temporada foi conquistado por Wehrlein.
O clima ficou ainda mais pesado quando a Porsche decidiu testar Nico Müller e, posteriormente, contratá-lo como piloto de fábrica. Isso incomodou Da Costa, que, apesar disso, reagiu na pista: conquistou quatro vitórias em cinco provas (Berlim, Xangai e Portland) e voltou a brigar pelo título.
Além dos conflitos pessoais, houve choque de culturas. A Porsche, mais analítica e metódica, não correspondeu ao estilo descontraído que António valoriza dentro de uma equipe. Em entrevistas recentes, o piloto reconheceu que chegou a se sentir em "segundo plano" e assumiu parte da responsabilidade pela situação.
"Quando comecei, tive a sensação de ser o número dois no time. Me culpo um pouco por ter me colocado nessa posição, mas precisei encontrar maneiras de me libertar disso. Não quero que esse trabalho seja só uma obrigação. É importante que a garagem seja um lugar leve, onde eu possa rir com todos. Isso não estava acontecendo na Porsche", disse o piloto em entrevista após o E-Prix de Londres.
Agora, com a separação encaminhada, Da Costa se prepara para um novo capítulo em sua carreira. E a Porsche, por sua vez, terá de encontrar quem ocupe o espaço deixado por um piloto que, mesmo em meio a conflitos, entregou momentos de brilho e resultados históricos.

OS PILOTOS ESPECULADOS PARA SUBSTITUIR DA COSTA NA PORSCHE
Nico Müller
Müller é o favorito para assumir a vaga de António Félix da Costa.
Piloto de fábrica da Porsche desde meados de 2024, ele foi alocado na Andretti — equipe cliente da marca — para a temporada 2024-2025. Apesar de não ter acompanhado o desempenho de Jake Dennis, que somou dois pódios e terminou em sétimo no campeonato com 93 pontos, Müller encerrou o ano oito posições atrás e com 45 pontos a menos.
Mesmo assim, o suíço é considerado um perfil ideal para correr ao lado de Pascal Wehrlein. Conhecido por sua consistência, espírito de equipe e velocidade suficiente para manter o companheiro sob pressão, Müller já trabalhou com o chefe da Porsche, Florian Modlinger, em seus tempos de Audi e ABT no DTM e na própria Fórmula E. Esse histórico fortalece ainda mais sua candidatura.
Dan Ticktum
A Porsche também demonstrou interesse em Dan Ticktum. O britânico chamou atenção com boas performances em 2024 pela Cupra Kiro, que utiliza equipamentos da Porsche, especialmente nas etapas de Tóquio, Jacarta e Londres.
O talento de Ticktum é indiscutível, mas seu temperamento continua sendo um ponto de interrogação. Dentro da Porsche, ainda há dúvidas se ele poderia se encaixar em um ambiente corporativo rígido.
A expectativa é que Ticktum siga mais uma temporada em sua atual equipe, enquanto prova consistência e amadurecimento. Caso isso aconteça, pode se tornar um forte candidato para a era Gen4, a partir de 2026.
Mitch Evans
Evans seria uma opção de impacto, mas bastante improvável. O piloto da Jaguar já manteve conversas com a Porsche em 2021 e tem ligação histórica com a marca, tendo testado o carro LMP1 em 2015 e trabalhando ao lado de Mark Webber, embaixador da Porsche e seu empresário.
No entanto, Mitch tem contrato com a Jaguar até 2026 e a equipe britânica dificilmente aceitaria perder dois pilotos-chave em sequência, após a saída de Nick Cassidy. Além disso, a Jaguar já se movimenta para garantir o neozelandês na era Gen4.
Ainda assim, a Porsche monitora sua situação, embora qualquer mudança imediata seja considerada duvidosa.
Jake Hughes
Hughes aparece como alternativa intermediária para a vaga. Atualmente em negociações com Cupra Kiro e Andretti, o britânico poderia ser considerado pela Porsche como uma solução provisória até a transição para o Gen4.
Com passagens pela McLaren e Maserati, o piloto britânico mostrou valor ao longo da temporada e poderia ser útil para manter estabilidade dentro da equipe caso Müller não seja promovido ao time principal.
Ayhancan Güven
O turco Ayhancan Güven, atual líder do DTM e vencedor recente em Sachsenring, também está no radar da Porsche. Ele impressionou nos testes de estreantes da Fórmula E em Berlim, marcando o segundo melhor tempo logo em sua primeira experiência com o carro da categoria.
Apesar disso, um assento titular ainda parece distante, já que o piloto não tem histórico em monopostos. O caminho mais provável é a consolidação como piloto de simulador, reserva e desenvolvimento, com mais participações em testes antes de uma possível chance no grid no futuro.
Comentários