top of page

Barnard lidera Treino Livre de Pilotos Novatos da Fórmula E; confira como foi

Foto do escritor: Sonia CurySonia Cury

Taylor Barnard apresentou grande desempenho e liderou a sessão com Shwartzman e Maloney completando o Top 3. Matt Campbell surpreendeu e o brasileiro Caio Collet foi prejudicado por problemas no carro



Nesta sexta-feira (12), ocorreu em Misano, no Circuito Marco Simoncelli, o Treino Livre 0 - também chamado de Treino Livre de Novatos - da Fórmula E, que contou com a participação do piloto brasileiro Caio Collet, atualmente reserva na Nissan.


Considerado um mini teste, a sessão com duração de 30 minutos, contou com um representante para cada equipe e antecedeu o Treino Livre 1 da rodada dupla do E-Prix de Misano.


Taylor Barnard (McLaren) foi o principal destaque ao liderar com o tempo de 1m18s076, seguido por Robert Shwartzman (DS Penske) com o tempo de 1m18s091 e Zane Maloney (Andretti Formula E Team) com 1m19s034.


COMO FOI O TREINO LIVRE


Nos minutos iniciais, Tim Tramnitz levou o seu carro da ABT para a frente do pelotão e liderou por algumas voltas. No entanto, os tempos de volta dos outros pilotos melhoraram consideravelmente, inclusive, Taylor Barnard estabeleceu a volta mais rápida para a McLaren obtendo o melhor tempo nos três setores da pista.


Com 15 minutos de sessão, Paul Aron (Envision) assumiu o P1 e por lá ficou durante algumas voltas. Ele foi um dos poucos participantes do treino livre que nunca tinha se aventurado na Fórmula E antes, assim como Matt Campbell, que correu pela Porsche.

Aron foi chamado de última hora para substituir Jack Aitken, que não pode participar.


Os carros da Nissan e da Mahindra enfrentaram algumas dificuldades técnicas na sessão. Jordan King (Mahindra) conseguiu dar mais voltas na pista em comparação com Caio Collet (Nissan), mas mesmo assim não foi o suficiente para aproveitar ao máximo como deveria.


Já no caso do piloto brasileiro, ele demorou para conseguir entrar na pista e quando entrou sofreu com uma derrapagem que o fez cruzar uma área grande de brita do Circuito Marco Simoncelli. Contudo, Collet conseguiu voltar para a pista e se dirigiu aos boxes para que a equipe pudesse verificar o carro. Caio conseguiu retornar no finalzinho da sessão, de modo que não conseguiu fazer muita coisa.


Outro piloto que teve problemas foi Sheldon van der Linde (Jaguar), que estava fazendo uma grande sessão até o carro da Jaguar sofrer um problema técnico faltando menos de 10 minutos para o encerramento do treino livre. Com isso, Sheldon que estava apresentando um bom desempenho e chegou a figurar por muitas voltas dentro do Top 3, acabou abandonando a prova.


Os pilotos Mikel Azcona (ERT) e Yann Ehrlacher (Maserati) não se destacaram tanto ao longo da sessão, embora, tenham figurado dentro do Top 5 no começo do treino livre, mas logo foram perdendo posições para os outros pilotos e não conseguiram subir mais. Azcona terminou em P6 e Ehrlacher em P9.


Matt Campbell (Porsche) foi uma grata supresa. O piloto de fábrica da Porsche que compete pela equipe na WEC, IMSA e GT, teve a sua primeira experiência com um carro de Fórmula E e o saldo foi muito positivo. Campbell terminou dentro do Top 5 e chegou a liderar a sessão por algumas voltas, além de ativamente disputar as primeiras posições com outros pilotos.


Zane Maloney antes do início do TL0 (Foto: NEOM McLaren)


O TOP 3


Zane Maloney completou o treino livre de novatos na terceira posição. O barbadiano se tornou um dos queridinhos da Andretti, porque deixou uma boa impressão na equipe desde que começou a testar como novato no ano passado.

O trabalho duro e dedicação apresentados lhe rendeu uma vaga como piloto de desenvolvimente e reserva principal da Andretti na Fórmula E. Ele foi um dos pilotos mais consistentes ao decorrer de toda a sessão e foi essa estabilidade que o fez ficar entre os três primeiros.


Se tratando de velocidade, Robert Shwartzman foi um dos pilotos mais rápidos e isso era esperado da parte dele, porque a pista em Misano é provavelmente a pista que ele mais tem experiência por ter vivido na região por cerca de 8 anos e constantemente correr nesse circuito. Representando a DS Penske, assim como tem sido desde ano passado, Shwartzman ficou em segundo lugar, perdendo o P1 para Barnard por uma diferença de décimos.


O jovem piloto de 19 anos da Fórmula 2, Taylor Barnard demonstrou muita maturidade dentro de pista. Apesar da Fórmula E não ser novidade para ele, porque Taylor participou dos testes de pré-temporada em Valência pela McLaren no final do ano passado - onde foi o piloto estreante mais rápido nos testes -, ainda havia dúvidas sobre como ele poderia desempenhar em Misano. Porém, Barnard fez uma sessão consistente, não só nas disputas de posição, mas na forma em como gerenciou a bateria de seu carro junto com o time.


Barnard foi um grande achado da McLaren, inclusive, ele conquistou a posição de reserva da equipe na Fórmula E nessa temporada. Claro que ainda é cedo para falar, porque é um piloto que deve ficar nas categorias de base por mais algum tempo. Todavia, Taylor se mostrou uma boa opção para a categoria elétrica, caso as coisas pelo lado da combustão não deem certo.


CONFIRA O RESULTADO FINAL DO TREINO LIVRE 0 (TREINO LIVRE ESPECIAL PARA PILOTOS NOVATOS):


1 — Taylor Barnard (NEOM McLaren Formula E Team) - 1m18s076

2 — Robert Shwartzman (DS Penske) - 1m18s091

3 — Zane Maloney (Andretti Formula E Team) - 1m19s034

4 — Tim Tramnitz (ABT CUPRA Formula E Team) - 1m19s075

5 — Matt Campbell (Tag Heuer Porsche Formula E Team) - 1m20s026

6 — Mikel Azcona (ERT Formula E Team) - 1m20s029

7 — Jordan King (Mahindra Racing) - 1m20s040

8 — Paul Aron (Envision Racing) - 1m20s088

9 — Yann Ehrlacher (Maserati MSG Racing) - 1m20s090

10 — Caio Collet (Nissan Formula E Team) - 1m21s010

11 — Sheldon van der Linde (Jaguar TCS Racing) - 1m21s079


Os pilotos novatos voltam a ter compromissos com a Fórmula E no Teste de Novatos oficial da categoria que acontece no dia 13 de maio em Berlim.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page