top of page
Foto do escritorSonia Cury

SUSSURROS DO PADDOCK: Da Costa permanece na Porsche; incerteza entre Frijns e Envision

Da Costa deve abrir mão da WEC por mais um ano para permanecer na Porsche; Frijns deseja continuar na Fórmula E, mas seu futuro é incerto



DA COSTA E O ACORDO COM A PORSCHE


Segundo o site The Race, António Félix da Costa teria chego em um acordo com a Porsche para a sua permanência na equipe na próxima temporada da Fórmula E.

Apesar de muitos atritos internos, parece que houve uma reviravolta e ambas as partes decidiram continuar juntas.


As dúvidas sobre o Da Costa seguir com a Porsche surgiram por conta de mau desempenho no começo da temporada (que melhorou a partir de São Paulo) e o fato de seu contrato com a a equipe alemã não permitir que ele corra na WEC.


Caso de fato a renovação se confirme, o contrato do piloto português deverá ser cumprido até o final da próxima temporada. Já para 2026, acredita-se que ele possa fazer o seu retorno ao Endurance, porque há grandes chances de António ir para outra equipe do grid da Fórmula E que não possua barreiras contratuais que o impeça de competir na WEC.



A SITUAÇÃO DE FRIJNS NA ENVISION


Uma equipe que decepcionou muito na temporada diante do que se esperava dela é a Envision. Atuais campeões da Fórmula E, a parceria entre Buemi e Frijns era visada como uma das mais fortes, ainda mais pela equipe ter o trem de força da Jaguar, mas as coisas foram longe do ideal.


Robin Frijns retornou a equipe após uma temporada correndo pela ABT Cupra, cujo carro era muito mais fraco, por isso, Robin sentiu dificuldades de se adaptar na pré-temporada, mas acreditava que ao longo das etapas poderia evoluir. Só que após o pódio conquistado na Arábia Saudita, as coisas começaram a desandar para ele e a equipe, resultando em uma sequência de corridas sem pontos.


Além disso, durante o E-Prix de Berlim, Buemi e Frijns tiveram que ser substituídos, porque devido aos seus contratos tinham que dar prioridade a WEC quando as corridas ocorressem no mesmo dia. Por isso, Paul Aron e Joel Eriksson, entraram para "tapar buraco" na etapa da Alemanha e surpreendo a todos, Eriksson terminou na zona de pontuação, sendo o responsável por quebrar o jejum de pontos da Envision.


Apesar de todos os problemas, Robin Frijns parece ter se encontrado na reta final do campeonato, conseguindo pegar dois pódios em Portaland e conquistando pontos importantes para a sua equipe.


"Todo fim de semana eu achava que a gente podia brigar, porque temos um carro competitivo e sempre somos rápidos nos treinos livres, mas isso não se refletia na classificação e corrida, devido a pequenos erros internos e falhas nas estratégias. Mas agora eu sinto que melhoramos e conquistamos bons pontos (em Porland)", disse Frijns.


Com duas rodadas restantes em Londres até o fim da Temporada 10, esses pódios recentes vieram em um ótimo momento para o piloto holandês, uma vez que o mercado de pilotos é um dos principais tópicos em reta final de campeonato.


Não se sabe como vai ficar a situação de Frijns, ainda mais devido a alguns conflitos contratuais dele com a BMW através da equipe WRT, casa do piloto na WEC. Especula-se que talvez ele tenha que escolher entre uma categoria ou outra, embora, ele tenha expressado o desejo de seguir firme na Fórmula E, seja na Envision ou em outra equipe competitiva.


"Eu estou ansioso para voltar forte no ano que vem. Não tenho certeza de como está o andamento de tudo, mas se depender de mim, o meu plano não muda para o próximou ano".



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page