top of page

RACE OF CHAMPIONS 2023: Tudo sobre o maior crossover do automobilismo

A 33ª edição da disputa acontece neste fim de semana e reúne grandes nomes do esporte a motor para escolher o Campeão dos Campeões em duelos com carros idênticos.


A Race of Champions 2023 chega para mais uma edição na neve. Pelo segundo ano consecutivo, a disputa entre pilotos de diversas nações e categorias acontece em Pite Havsbad, na Suécia. Para ajudar todo mundo a acompanhar o evento que acontece nos dias 28 e 29 de janeiro, o Entre Fórmulas organizou um guia completo com tudo sobre a ROC 2023.





O que é a Corrida dos Campeões?

Esse é um evento que reúne grandes nomes de diferentes categorias do automobilismo (de quatro ou duas rodas) para uma disputa em uma mesma pista, com carros iguais, em batalhas um contra um. Os duelos acontecem em dois dias, com duas disputas distintas: a ROC Nation’s Cup (Copa das Nações) e a Race of Champions (Corrida dos Campeões).


São dois dias de evento, com duas disputas separadas: a ROC Nation's Cup, para escolher a nação mais rápida do mundo, e a Race of Champions, para escolher o "Campeão dos Campeões"


ROC Nation's Cup:

Cada nação envia uma dupla de pilotos para disputar duelos um contra um, sempre em carros iguais. Dividida em chaveamento de grupos – quartas de final, semifinal e final –, a disputa acontece em dois duelos. Caso dê empate, uma terceira rodada acontece para definir a nação campeã. A Alemanha é a maior vencedora da ROC, com oito títulos.





Race of Champions

Também dividida com chaveamento de grupos e com o uso de carros iguais nas disputas, é o mata-mata entre os pilotos, com duelos definidos em sorteio. Diferente da Nation’s Cup, aqui os pilotos se enfrentam em apenas um duelo 1-1, onde o mais rápido avança para a próxima etapa


Na final, os pilotos se enfrentam três vezes e quem ganha 2-1 se torna o Campeão dos Campeões. Em 2022, o duelo dos Sebs levou Sebastian Vettel e Sébastien Loeb, maior vencedor da ROC, para cinco duelos na final, com o piloto de rali garantindo seu quarto título na disputa.


Lista de nações e pilotos para 2023:
  • Suécia: Mattias Ekstrom e Johan Kristoffersson

  • França: Sebastien Loeb e Adrien Tambay

  • Grã Bretanha: David Coulthard e Jamie Chadwick

  • Alemanha: Sebastian Vettel e Mick Schumacher

  • Estados Unidos: Travis Pastrana e Tanner Foust

  • Finlândia: Valtteri Bottas and e Hakkinen

  • Países Nórdicos: Tom Kristensen e Felix Rosenqvist

  • Equipe das Estrelas: Felipe Drugovich e Thierry Neuville

  • Noruéga: Petter e Oliver Solberg


a história da ROC

O evento começou em 1988 a partir de uma parceria do presidente da produtora de eventos IMP, Frederik Johnsson, e por Michèle Mouton, a pilota de rali mais bem sucedida da história.




A primeira disputa aconteceu em Paris e celebrou os 10 anos do Mundial de Pilotos de Rali, reunindo os campeões disputar em carros idênticos. O evento também foi uma forma de homenagear Henri Toivonen, piloto que morreu enquanto liderava o campeonato 1986 do Corsica Rally.


Apesar de originalmente reunir apenas pilotos de rali, o evento chamou a atenção de pilotos de diversas categorias ao longo dos anos e se expandiu. Atualmente, estrelas do monoposto, da endurance, moto e até mesmo eSports competem em pé de igualdade.


Já a Nation's Cup surgiu apenas 11 anos depois, em 1999, sendo como o primeiro evento de esporte a motor para equipes baseado em nacionalidade.


A Corrida dos Campeões já passou por diversos países – França, Alemanha, Inglaterra, China, Tailândia, México. Pelo segundo ano consecutivo, o evento acontece na Suécia e retorna para as disputas no gelo e na neve.





Sobre a ROC 2023:

A ROC mantém seu objetivo de produzir um evento "carbon neutral", e as principais medidas de sustentabilidades adotadas em 2022 e mantidas para 2023 são:

  • Carros elétricos e híbridos

  • Biocombustível para os carros que não são elétricos

  • Energia do evento renovável e sustentável

  • Carros e máquinas para construção e movimentação na/em torno da pista são elétricos

  • Acomodações para os envolvidos são próximas da pista e usam 95% de energia sustentável

  • Todo o carbono emitido será compensado com Gold Standard Credit https://goldstandard.org

As informações sobre os carros usados nas disputas desse ano podem ser encontradas aqui.


O sorteio das chaves entre as nações e os pilotos já aconteceu. Aqui tem cada disputa definida:




O evento acontece no próximo fim de semana, nos dias 28 e 29 de janeiro, das 6h às 11h no horário de Brasília. Com transmissão pelo Star+ (segundo o site oficial da competição).




Comentarios


bottom of page