Pré-temporada da Fórmula E: Wehrlein vence corrida; Beckmann e De Vries fazem os melhores tempos do dia
No terceiro dia de testes, Pascal Wehrlein venceu a simulação de corrida, que contou com o pit stop de carregamento rápido dos carros. Beckamann liderou a sessão da manhã, enquanto De Vries fez o melhor tempo da tarde
Na manhã de quinta-feira (7), os carros da Fórmula E entraram na pista para o terceiro dia de testes da pré-temporada no Circuito del Jarama, em Madri.
O dia começou com dominância de Pascal Wehrlein durante a primeira hora de ação em pista. Somente após ficar na liderança por quase 60 minutos, que Oliver Rowland conseguiu bater o seu tempo e assumir a ponta.
Enquanto eles brigavam pela liderança, a Envision enfrentou problemas para conseguir colocar a sua dupla de pilotos na disputa devido a falhas técnicas, contudo, Buemi e Frijns eventualmente conseguiram marcar seus primeiros tempos.
A dupla da Maserati, Stoffel Vandoorne e Jake Hughes, aos poucos conseguiram ir melhorando a performance apresentada e chegaram a assumir as primeiras posições em um determinado momento e os tempos de volta de maneira geral continuaram a cair na parte final da manhã. Da Costa assumiu o P1 e depois Wehrlein superou o companheiro de equipe para retornar ao primeiro lugar.
Faltando menos meia hora para o término da sessão matutina, David Beckmann surpreendeu ao estabelecer um novo melhor tempo (1m27s755) pilotando a sua Kiro Race. Apesar de outros tentarem superar feito do jovem piloto alemão, ninguém conseguiu. Com isso, ele fez o melhor tempo da sessão da manhã ficando na frente de Wehrlein, Da Costa, Günther e Hughes.
SIMULAÇÃO DE CORRIDA
A sessão vespertina começou com uma corrida de demonstração, que também incluiu o Attack Charge, que nada mais é do que o pit stop para o carregamento rápido dos carros. A ideia vem sendo implementada e testada ao longo de todo o ano de 2024 e o objetivo é que o pit stop aconteça em algumas etapas do calendário da 11ª temporada.
A largada programada para as 14h (no horário local), teve que ser adiada por alguns minutos devido a uma falha técnica no carro de Zane Maloney, que não conseguiu sair do lugar. O carro pilotado por ele da Lola Yamaha ABT, foi empurrado para fora do grid e posteriormente foi dada a largada atrás do safety car.
Maloney na garagem da Lola Yamaha ABT (Foto: © Formula E)
Os pilotos estavam alinhados de acordo com a ordem de classificação das equipes na última temporada. Os pit stops só foram começar um pouco antes da metade da corrida e todos os pilotos tiveram que realizar o carregamento rápido (Attack Charge) por 30 segundos.
Os únicos problemas que aconteceram nessa parada obrigatória foi com Nico Müller, que ficou carregando aquém do tempo determinado e Dan Ticktum, que andou acima da velocidade permitida no pit lane.
Após as paradas, Jean-Éric Vergne passou a liderar, ficando na frente de Jake Dennis. Minutos depois, os pilotos passaram a fazer as suas ativações do Modo Ataque, o que mexeu com as disputas de posição e o piloto da Nissan, Oliver Rowland, assumiu o P1.
O safety car foi acionado somente para simular uma condição onde o mesmo fosse necessário. No entanto, Rowland acabou indo para os boxes da Nissan, abandonando a corrida. O mesmo aconteceu com a dupla da McLaren e antes que o safety car deixasse a pista, Nato também retornou para a garagem.
O motivo do abandono repentino não foi explicado, mas como ambas as equipes usam o mesmo trem de força, algum problema em comum deve ter acontecido para o recolhimento dos carros.
Na última volta, Vergne também teve que voltar para os boxes e por consequência a vitória caiu no colo da Porsche, que viu Pascal Wehrlein cruzar a linha de chegada primeiro, seguido por António Félix da Costa na segunda posição. Nick Cassidy terminou em terceiro.
DE VRIES LIDERA O RESTANTE DA SESSÃO
Após a simulação de corrida, a pista ficou vazia por cerca de 45 minutos para que os carros pudessem ser recarregados. O único que não conseguiu aproveitar o restante da sessão vespertina foi o novato Zane Maloney, que observou os mecânicos trabalharem incessantemente em seu carro, que vinha apresentando problemas desde o começo do dia.
Aproveitando o tempo de pista para coletar dados, os pilotos foram fazendo as suas voltas rápidas. Da Costa ficou um tempo na liderança ao fazer uma volta de 1m29s015, mas faltando 30 minutos para o fim da sessão, Nyck de Vries fez o melhor tempo da tarde com 1m28s010 e outros pilotos foram superando o tempo de Da Costa, que terminou em sétimo.
De Vries fez o segundo melhor tempo do terceiro dia de pré-temporada
(Foto: © Formula E)
A dupla da Mahindra, que passou a entregar um desempenho mais forte nos minutos finais, acabou sendo atrapalhada por Mitch Evans, que subiu para o segundo lugar, ficando entre De Vries e Mortara. O piloto ítalo-suíço chegou a recuperar a segunda posição momentaneamente, mas teve o seu tempo de volta deletado por ter perdido uma chicane. Com isso, Evans ficou na segunda posição e Mortara em terceiro.
CONFIRA ABAIXO O RESULTADO COMPLETO DO TERCEIRO DIA DE TESTES DA PRÉ-TEMPORADA DA FÓRMULA E:
SESSÃO DA MANHÃ
1. David Beckmann (Kiro Race Co) — 1:27.755
2. Pascal Wehrlein (Tag Heuer Porsche FE Team) — 1:27.763
3. António Félix da Costa (Tag Heuer Porsche FE Team) — 1:27.813
4. Maximilian Günther (DS Penske) — 1:28.070
5. Jake Hughes (Maserati MSG Racing) — 1:28.142
6. Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) — 1:28.195
7. Norman Nato (Nissan Formula E Team) — 1:28.228
8. Taylor Barnard (NEOM McLaren Formula E Team) — 1:28.307
9. Oliver Rowland (Nissan Formula E Team) — 1:28.331
10. Jean-Éric Vergne (DS Penske) — 1:28.492
11. Dan Ticktum (Kiro Race Co) — 1:28.664
12. Stoffel Vandoorne (Maserati MSG Racing) — 1:28.696
13. Sam Bird (NEOM McLaren Formula E Team) — 1:28.743
14. Jake Dennis (Andretti Formula E) — 1:28.752
15. Nico Müller (Andretti Formula E) — 1:28.949
16. Lucas di Grassi (Lola Yamaha ABT) — 1:29.210
17. Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) — 1:29.350
18. Edoardo Mortara (Mahindra Racing) — 1:29.418
19. Robin Frijns (Envision Racing) — 1:29.573
20. Zane Maloney (Lola Yamaha ABT) — 1:29.938
21. Sébastien Buemi (Envision Racing) — 1:30.591
22. Nyck de Vries (Mahindra Racing) — 1:32.189
CORRIDA
1. Pascal Wehrlein (Tag Heuer Porsche FE Team)
2. António Félix da Costa (Tag Heuer Porsche FE Team)
3. Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing)
4. Jake Dennis (Andretti Formula E)
5. Mitch Evans (Jaguar TCS Racing)
6. Nyck de Vries (Mahindra Racing)
7. Stoffel Vandoorne (Maserati MSG Racing)
8. Edoardo Mortara (Mahindra Racing)
9. Jake Hughes (Maserati MSG Racing)
10. Robin Frijns (Envision Racing)
11. Dan Ticktum (Kiro Race Co)
12. David Beckmann (Kiro Race Co)
13. Nico Müller (Andretti Formula E)
14. Maximilian Günther (DS Penske)
15. Sébastien Buemi (Envision Racing)
16. Lucas di Grassi (Lola Yamaha ABT)
17. Jean-Éric Vergne (DS Penske)
18. Sam Bird (NEOM McLaren Formula E Team)
19. Taylor Barnard (NEOM McLaren Formula E Team)
20. Oliver Rowland (Nissan Formula E Team)
21. Norman Nato (Nissan Formula E Team)
22. Zane Maloney (Lola Yamaha ABT)
SESSÃO DA TARDE
1. Nyck de Vries (Mahindra Racing) — 1:28.010
2. Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) — 1:28.199
3. Edoardo Mortara (Mahindra Racing) — 1:28.461
4. Sébastien Buemi (Envision Racing) — 1:28.623
5. Lucas di Grassi (Lola Yamaha ABT) — 1:28.627
6. Pascal Wehrlein (Tag Heuer Porsche FE Team) — 1:28.796
7. António Félix da Costa (Tag Heuer Porsche FE Team) — 1:29.015
8. David Beckmann (Kiro Race Co) — 1:29.065
9. Robin Frijns (Envision Racing) — 1:30.274
10. Jake Dennis (Andretti Formula E) — 1:31.009
11. Nico Müller (Andretti Formula E) — 1:31.298
12. Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) — 1:31.794
13. Stoffel Vandoorne (Maserati MSG Racing) — 1:31.929
14. Dan Ticktum (Kiro Race Co) — 1:31.940
15. Jean-Éric Vergne (DS Penske) — 1:32.234
16. Taylor Barnard (NEOM McLaren Formula E Team) — 1:33.218
17. Oliver Rowland (Nissan Formula E Team) — 1:33.303
18. Maximilian Günther (DS Penske) — 1:33.613
19. Jake Hughes (Maserati MSG Racing) — 1:34.311
20. Sam Bird (NEOM McLaren Formula E Team) — 1:34.972
21. Norman Nato (Nissan Formula E Team) — 1:35.130
22. Zane Maloney (Lola Yamaha ABT) — ...
コメント