top of page

Porsche cria equipe júnior e será a primeira montadora com quatro carros de fábrica na Fórmula E

Nova equipe júnior integra plano de longo prazo da marca para acelerar inovação, transição geracional e competitividade


ree

A Porsche será a primeira fabricante a alinhar quatro carros de fábrica na Fórmula E a partir da temporada 2026-2027, com a criação inesperada de uma nova equipe oficial "júnior" para a estreia da era Gen4. A iniciativa representa uma reestruturação profunda do programa elétrico da montadora alemã, que ampliará sua presença ao mesmo tempo em que redefinirá suas operações na categoria.


A confirmação veio na segunda-feira, quando Thomas Laudenbach, vice-presidente de automobilismo da Porsche, reforçou a importância estratégica do projeto.


O automobilismo molda nossa marca. Nossa herança no automobilismo tradicional é única e queremos que isso também se reflita no automobilismo elétrico”, declarou.


A decisão surge poucas semanas após a Porsche revisar seu portfólio global de competições, abandonando o WEC, mas mantendo compromissos com a Fórmula E e o IMSA. Embora a nova estrutura represente, na prática, um investimento maior na categoria elétrica, a marca prefere caracterizá-la como uma realocação de recursos.


Florian Modlinger, diretor de automobilismo de fábrica da Porsche e chefe da equipe na Fórmula E, detalhou o plano.


"Não se trata de uma expansão. Na temporada 13, não veremos mais Porsches na pista do que temos hoje. Estamos reorganizando o programa. Hoje temos seis Porsche 99X Electric, sendo dois com equipes clientes. A partir da era Gen4, quatro carros serão operados diretamente por duas equipes em Weissach, e nossa meta é manter dois carros do lado cliente", explicou.


A criação de uma segunda operação de fábrica vinha sendo discutida internamente havia meses, com a Porsche avaliando o cenário esportivo e identificando as oportunidades.


A expectativa é que a Cupra Kiro, atual cliente da Porsche, seja confirmada como parceira exclusiva para 2026-2027. O acordo com a Andretti, portanto, deve ser encerrado e a equipe americana está próxima de migrar para os carros Gen4 da Nissan.


Com a entrada oficial da nova equipe de fábrica, a Fórmula E deve consolidar um grid de 24 carros na abertura da era Gen4. Além da Porsche, a Stellantis pretende colocar uma nova marca no grid na próxima geração e rumores indicam que a Opel será a equipe que se juntará à Citroën, que fará a sua estreia na temporada 2025/2026 do campeonato.


"Eles são os principais fabricantes de carros de corrida na Fórmula E. O fato de redobrarem seus esforços mesmo em um momento desafiador demonstra enorme confiança no campeonato", disse  Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.


Apesar das comparações inevitáveis, a Porsche não quer que a nova equipe receba o rótulo de equipe B. O objetivo central é transformar a divisão júnior em uma plataforma para desenvolver talentos, não apenas pilotos, mas engenheiros, mecânicos e profissionais técnicos.


A marca tem histórico sólido de programas de formação e vê a era Gen4 como um período estratégico para fazer a transição entre gerações. Nos últimos meses, a Porsche testou jovens como o campeão do DTM, Ayhancan Güven, e o prodígio de 16 anos Elia Weiss, que se tornou o piloto mais jovem a guiar um carro de Fórmula E nos testes de novatos em Berlim.


A Porsche já adquiriu a licença necessária para inscrever a nova estrutura — a mesma que havia sido devolvida pela McLaren no encerramento de suas operações. Com a licença adicional obtida pela Stellantis, o grid de 12 equipes e 24 carros está praticamente formado.


Equipes previstas para a era Gen4:


Porsche

Porsche Junior Team

Jaguar Racing

CUPRA Kiro

Mahindra

Penske

Citroën Racing

Opel Motorsport

Envision Racing

Nissan

Andretti

Lola-Yamaha ABT


Segundo Dodds, há um caminho claro para alcançar 12 equipes, embora ele evite confirmar antecipadamente:


"São investimentos significativos e o momento é desafiador, mas 24 carros é definitivamente uma opção real", disse.


A Porsche comprou recentemente alguns equipamentos operacionais da antiga equipe McLaren de Fórmula E, embora sejam itens pontuais e sem caráter competitivo. A lista dos materiais disponíveis foi distribuída às equipes durante os testes de pré-temporada em Valência.

Comentários


bottom of page