Pascal Wehrlein vence abertura da 10ª temporada da Fórmula E na Cidade do México
Piloto da Porsche largou na pole position e fez uma corrida sem erros, garantindo sua quinta vitória na categoria
Realmente o México é uma corrida especial para Pascal Wehrlein. O piloto alemão da Porsche largou na pole position e fez uma prova sem erros, conseguindo vencer sem dificuldades o E-Prix da Cidade do México, primeira das 16 etapas da 10ª temporada do campeonato mundial da Fórmula E.
Essa foi a segunda vitória de Pascal no México, sendo que ele já teve outras possibilidades de vitória, como na sexta temporada onde ficou sem energia a poucos metros da linha de chegada e de líder, caiu para sexto. Ano passado, ele terminou em segundo lugar. Desta vez, a vitória veio sem sofrimento.
Wehrlein largou na ponta e logo na largada pulou na frente. Nos dois momentos em que deixou a liderança, foi durante as ativações do Modo Ataque, momento em que Sébastien Buemi aproveitou para assumir momentaneamente a liderança do E-Prix. Mas, logo o piloto alemão da Porsche retomou a ponta e conquistou sua quinta vitória na Fórmula E.
“Estou muito feliz, adoro correr aqui no México, diante deste público. Liderei a maior parte da prova e esse não era o plano mais eficiente, mas funcionou. Conseguimos um bom ritmo depois que consegui abrir uma boa diferença para o Sebastien, foquei em controlar o consumo de energia”, explicou Wehrlein após a vitória deste sábado.
“É ótimo começar a temporada assim. No ano passado tivemos um bom início, mas a segunda metade do campeonato foi frustrante. Cometemos alguns erros, mas este ano vamos tentar superar essas fraquezas e fazer uma temporada melhor do que a do ano passado. Esse é o nosso objetivo.”
O pódio do E-Prix da Cidade do México foi completado por Sébastien Buemi (Envision Racing) e Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing), que ganhou um ponto extra por ter feito a volta mais rápida. O piloto suíço até pressionou Wehrlein em alguns momentos, principalmente durante as ativações do Modo Ataque, mas no fim, optou por controlar o consumo de energia e garantir o segundo lugar.
Nick Cassidy parabenizando seu ex-companheiro de equipe
Sébastien Buemi pelo pódio (Foto: Simon Galloway/Formula E)
Já Cassidy largou em quarto e foi um dos poucos pilotos a conseguir ganhar posições dentro da prova. Ele partiu para cima de Maximilian Günther (Maserati MSG Racing) desde as primeiras voltas, e encontrou o momento perfeito para tomar a terceira posição do piloto alemão na 19ª volta.
Günther ficou em quarto, suportando a pressão do outro neozelandês da Jaguar Racing, Mitch Evans, que por sua vez, sofreu nas voltas finais uma forte pressão do bicampeão mundial Jean-Eric Vergne (DS Penske).
A corrida teve apenas um momento que exigiu a entrada do safety car. Na volta oito, Robin Frijns escapou na curva de saída do Foro Sol em direção a Peraltada, batendo forte na barreira de proteção de pneus e ficando parado em um ponto perigoso da pista. Por conta disso, duas voltas foram adicionadas às 35 voltas previstas, com um total de 37 voltas no circuito de 2,63 km de extensão.
Para os brasileiros, a corrida durou pouco. Sérgio Sette Câmara não largou devido a problemas com o carro da ERT Formula E Team, que não foi especificado pela equipe, mas o piloto apontou ser a bateria. Já Lucas di Grassi até largou, mas no final da primeira volta escapou em uma curva e danificou o seu ABT Cupra, abandonando a prova.
Em relação a penalizações, Pascal Wehrlein e Jake Dennis foram investigados por uma possível infração técnica no início da prova, mas 4 horas após o término da corrida, a FIA concluiu o caso sem punições para ambos os pilotos.
António Félix da Costa foi punido por ter colidido com Nico Müller no início da prova. Ele perderá três posições no grid de largada do E-Prix de Diriyah pelo incidente. Enquanto que Dan Ticktum foi multado em 1.000 euros por não ter comparecido a foto oficial obrigatória que é tirada do grid antes do início da corrida.
A Fórmula E retorna nos dias 26 e 27 de janeiro com a rodada dupla de Diriyah, na Arábia Saudita. Na temporada passada, Wehrlein venceu as duas corridas árabes. Se ele repetir o feito este ano irá se juntar a Buemi e Da Costa como os únicos pilotos a vencerem três provas seguidas na história da Fórmula E.
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Texto: On Board Sports (assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil).
NOTA: Mínimos ajustes foram feitos no texto pelo Entre Fórmulas, como a retirada de nome de patrocinadores da categoria e inclusão de informações que saíram após o texto da assessoria ser divulgado, para que o conteúdo estivesse o mais atualizado possível no momento da publicação da matéria.
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