top of page

NIO 333: Permanência de Sette Câmara e Ticktum em 2024 e a evolução da equipe

Foto do escritor: Sonia CurySonia Cury

Após melhor resultado em anos dentro da Fórmula E em 2023, as expectativas são de que a equipe anglo-chinesa continue subindo na tabela



Na última semana, a NIO confirmou que a sua dupla de pilotos formada por Sérgio Sette Câmara e Dan Ticktum, permanecerá na 10ª temporada. Deste modo, eles poderão dar continuidade ao trabalho que proporcionou o melhor resultado da equipe dentro da Fórmula E desde a era do Gen1.


Ao que tudo indica, apostar em jovens talentos deu certo. Ticktum e Sette Câmara são a dupla com a média de idade mais baixa da Fórmula E e, apesar de terem personalidades distintas, ambos gostam de trabalhar bem próximos da equipe, analisando os dados e dando o máximo de detalhes possíveis para os engenheiros e mecânicos. Além disso, os pilotos são bem vocais sobre as coisas que precisam ser melhoradas.


Não é segredo que desde 2020, a NIO vem buscando maneiras de se recuperar dentro da Fórmula E. A equipe que levou o título na primeira temporada foi sendo passada para trás à medida que equipes com um aporte financeiro muito maior começaram a entrar no grid. Com o tempo, eles foram indo para o fundo do pelotão e por lá permaneceram ao longo de diversas temporadas.


Porém, após a bolha de Berlim que ocorreu durante a pandemia do Coronavírus, mais dinheiro foi investido no time e um plano interno de longo prazo passou a ser desenhado.


Em 2021, a dupla formada por Oliver Turvey e Tom Blomqvist conquistaram 19 pontos, sendo que no ano anterior a NIO não havia conseguido sequer pontuar.


A chegada de Dan Ticktum em 2022 mexeu bastante com as estruturas da equipe, não só pelo temperamento do britânico, mas por ele ter essa ânsia de quem busca estar no topo a qualquer custo, o que os faz não entrar na zona de conforto. Mesmo que tenham feito apenas 7 pontos na 8ª temporada, Dan aprendeu muito com Turvey - que após anos dedicados a NIO, deixou a equipe para ingressar na parte técnica da DS Penske - e também foi essencial para o desenvolvimento do Gen3.


Com Oliver fora, Ticktum teve a chance de tomar a frente de algo e demonstrar o seu amadurecimento dentro e fora de pista. Apesar de umas controvérsias aqui e ali, é inegável o quanto o piloto do carro 33 parece estar um pouco mais tranquilo e até mais preparado para encarar desafios maiores.


Sérgio e Dan durante track walk na primeira corrida

da temporada de 2023 (foto: NIO 333 Racing)


Ao ingressar na NIO em 2023, Sérgio Sette Câmara acrescentou muito ao time. Mesmo com as dificuldades de se adaptar não somente ao carro do Gen3, mas também em um novo ambiente de trabalho, Sérgio é um piloto muito técnico e entrou para somar tanto em questão de resultado, quanto no desenvolvimento do carro.


Na temporada de 2023, Sérgio fez 14 pontos - e poderia ter feito mais se não fosse a polêmica da sua desclassificação na Corrida 1 do E-Prix de Londres, que ocorreu quase 15 horas depois do término da prova - e Dan fez 28 pontos, totalizando 42 pontos e um 9º lugar no campeonato por equipes. Um resultado muito expressivo se levar em conta que a última vez que a NIO conseguiu fazer mais de 40 pontos foi na 4ª temporada da Fórmula E.


“Será um prazer trabalhar com Dan e Sergio novamente na 10ª temporada. Ambos são talentosos e comprometidos com a equipe. Eles são essenciais para o progresso que estamos tendo e a forma em como colaboram com os membros do time vai de encontro com os nossos objetivos e ambições”, disse Russell O’Hagan, diretor de operações e vice-diretor de equipe da NIO 333.


Os resultados obtidos falam por si só. Sérgio Sette Câmara conquistou o melhor resultado da equipe no ano, ao ficar em 5º lugar em Hyderabad. Ticktum conseguiu ficar em 6º lugar em duas oportunidades, além de ter liderado boa parte da corrida 2 do E-Prix de Berlim, algo que não acontecia com a NIO há mais de 5 anos.


“Estou entrando agora no meu terceiro ano com a equipe. A 9ª temporada foi muito melhor para nós do que a 8ª temporada. Conseguimos nos sair bem com o equipamento que temos e eu acredito que com algumas estratégias alternativas e maior otimização do nosso trem de força, nós podemos marcar mais pontos na 10ª temporada”, disse Ticktum.


Sette Câmara e Ticktum durante a sessão de autógrafos

dos pilotos com os fãs da Fórmula E (foto: NIO 333 Racing)


Mesmo otimista, o britânico sabe das limitações do regulamento de um ano para o outro e admite que será bem desafiador melhorar o feito obtido em 2023, mas é exatamente isso que inspira o time a buscar resultados mais expressivos.


“Vai ser desafiador, porque com esse congelamento de regulamento não é possível mexer muito, mas estou ansioso para voltar ao trabalho e visitar alguns lugares novos que estarão em nosso calendário de 2024. Mal posso esperar para estar na pista novamente”, afirmou.


Para Sette Câmara, 2023 foi um momento de estabelecer laços com a nova equipe, além de ter tido a experiência de correr em seu país natal pela primeira vez dentro de um campeonato mundial.


“O destaque da 9ª temporada foi sem dúvidas o nosso desempenho na Índia, onde tivemos o nosso melhor resultado e também o fato de ter corrido no Brasil. Nesse ano eu construí uma ligação forte com os membros da equipe e há esse senso de continuidade do trabalho que vem sendo feito. Estou ansioso para evoluir ainda mais o que construímos e para entrar na pista com energia e determinação renovada”, disse o brasileiro.


Em 2023, a NIO ficou à frente da ABT e da Mahindra. Os 42 pontos conquistados marcaram a temporada de maior sucesso da equipe desde a era do Gen1. Além disso, durante todo o período do Gen2 - de 2018 a 2022 - a NIO marcou apenas 32 pontos.


A trajetória da equipe no Gen3 começou de forma bastante positiva e mesmo com as limitações e dificuldades, a NIO está conseguindo se reinventar e vem provando para os mais céticos que há sim uma luz no fim do túnel.


Entre os fãs da categoria, a expectativa é de voltar a ver a NIO disputando pódios. Apesar da jornada ser árdua, a resiliência é a marca dessa equipe.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page