Max Günther vence a primeira corrida da Fórmula E no Japão
Mesmo com um bom domínio da Nissan, Max Günther garantiu a primeira vitória da Maserati na temporada dando continuidade a sequência de cinco vencedores diferentes nas primeiras cinco corridas da Fórmula E

Maximilian Günther, da Maserati MSG Racing, saiu vitorioso no primeiro E-Prix de Tóquio após triunfar sobre Oliver Rowland, que foi o pole position e competia pela Nissan, equipe da casa. Além de ter vencido a primeira prova da Fórmula E realizada no Japão, Max se tornou o quinto vencedor diferente em cinco corridas da categoria elétrica.
O alemão largou da segunda posição e após a largada passou algumas voltas no P3 até fazer a primeira ativação do Modo Ataque na volta 14. A partir daí, ele assumiu a segunda colocação e perseguiu Oliver Rowland de perto, não permitindo que o piloto da Nissan conseguisse abrir muita vantagem em relação a ele.
Na volta 24, depois que Rowland começou a ter alguns problemas no gerenciamento de energia, Max aproveitou a oportunidade para ultrapassá-lo. Entretanto, ainda faltava uma ativação de Modo Ataque obrigatória para Günther fazer e era esperado que no instante em que ele fizesse a ativação, Oliver teria a chance perfeita para recuperar a liderança da prova. Contudo, Max conseguiu abrir uma pequena vantagem em décimos que foram suficientes para que ele pudesse pegar o segundo Modo Ataque sem ser ultrapassado.
Na última volta, Rowland tentou por três vezes recuperar o primeiro lugar, mas o piloto da Maserati se defendeu de todas as investidas e conseguiu ser o primeiro a receber a bandeirada final na linha de chegada.
O triunfo no Japão selou a primeira vitória do alemão no ano de 2024. A última vez que Max tinha subido no lugar mais alto do pódio foi na rodada dupla do E-Prix de Jacarta em 2023.
O atual campeão Jake Dennis, largou da quinta colocação e foi capaz de superar a pressão de seus rivais da Porsche, principalmente, Da Costa que passou a corrida inteira disputando posição com Dennis. Porém, o britânico conseguiu completar o pódio ao ficar em terceiro lugar.
Nico Müller, que obteve o melhor resultado da ABT ao terminar a prova em P6, caiu para P7 após punições que foram aplicadas em outros pilotos no pós corrida e que acabou afetando a configuração final da prova.
Nick Cassidy, que largou de P19, fez uma excelente corrida de recuperação e terminou dentro do Top 10 ao ser o oitavo piloto a cruzar a linha de chegada. Com isso, o kiwi chegou a 61 pontos, ficar atrás de Pascal Wehrlein por uma diferença de apenas 2 pontos, já que o piloto da Porsche recuperou o primeiro lugar no campeonato de pilotos após terminar o E-Prix de Tóquio em P5, ficando assim, com 63 pontos.
O brasileiro Sérgio Sette Câmara terminou a corrida em 10º lugar, conquistando mais 1 ponto para a ERT no campeonato.
Sam Bird (McLaren) e Lucas di Grassi (ABT), abandonaram a prova devido a incidentes de pista, enquanto que Edoardo Mortara (Mahindra) foi desclassificado da corrida devido ao uso indevido de energia.
Confira abaixo os melhores momentos do E-Prix de Tóquio:
A Fórmula E segue para a Itália para uma rodada dupla no Circuito Marco Simoncelli em Misano, nos dias 13 e 14 de abril. A etapa será a primeira do calendário da categoria que vai acontecer em autódromo ao invés de pista de rua e um treino livre especial somente para pilotos novatos deverá acontecer no dia 12 de abril.
Comments