Fórmula E confirma retorno a Sanya, saída de Jacarta e mudanças no formato esportivo para 2026
- Sonia Cury 
- há 4 dias
- 5 min de leitura
Com 17 etapas confirmadas, o campeonato terá ajustes no Modo Ataque, na classificação e no regulamento financeiro. As mudanças foram aprovadas após reunião do conselho da FIA

A Fórmula E anunciou uma série de atualizações importantes após a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, realizada em outubro. Entre os principais pontos estão a confirmação do novo calendário para a 12ª temporada (2025–2026), mudanças no formato de classificação, além de ajustes no regulamento financeiro.
Retorno a Sanya e ausência de Jacarta no novo calendário
A cidade chinesa de Sanya voltará a receber a Fórmula E após um hiato de sete anos, marcando o retorno da categoria à região litorânea de Hainan. Em contrapartida, Jacarta deixará o calendário após o fracasso das negociações com as autoridades locais.
Com isso, a temporada 2025–2026 terá 17 etapas confirmadas, começando em São Paulo, no dia 6 de dezembro, e encerrando em Londres em meados de agosto de 2026. Apesar da redução em relação às 18 provas inicialmente planejadas, o número segue como um recorde histórico para o campeonato, consolidando a Fórmula E como a categoria de automobilismo internacional com o calendário mais extenso entre as competições elétricas.
Com o retorno de Sanya, o traçado será atualizado para maior fluidez e segurança. A corrida prevista para ocorrer em 20 de junho de 2026 será no mesmo local do E-Prix realizado em 2019, no entanto, devido à evolução dos carros da Fórmula E, a pista passará por ajustes de traçado e infraestrutura para poder receber os carros do Gen3 dentro dos padrões estabelecidos pela FIA.
A equipe responsável pelas obras identificou oportunidades de expansão entre as curvas 1 e 4, com o objetivo de aumentar o comprimento total do circuito e otimizar a saída dos boxes, que foi um ponto criticado pelas equipes na corrida de 2019, por considerarem a saída muito estreita.

Carro da Envision durante Treino Livre (Foto: Alastair Staley/Formula E)
Entre as mudanças mais notáveis, está a substituição por uma curva mais aberta entre os pontos 1 e 2 da pista, que fará com que os carros contornem o perímetro do complexo Atlantis Hotel. A região também passará a incluir diferenças de elevação, o que deve tornar o trecho mais desafiador tecnicamente.
As curvas 2 e 3 formarão agora uma sequência dupla para a esquerda, seguida de uma reta de aproximadamente 200 metros, que termina em uma curva fechada à esquerda. Esse novo trecho conectará o traçado alterado com a parte que mantém o traçado antigo de 2019, quando o circuito retorna às vias públicas da cidade.
Jacarta sai do calendário após negociações sem sucesso
Enquanto Sanya retorna, Jacarta fica de fora do calendário da Fórmula E. A capital da Indonésia vinha sendo considerada para uma etapa em 30 de maio de 2026, mas as negociações não avançaram a tempo da aprovação final.
A data coincidia com o feriado nacional do Dia da Ascensão, o que teria exigido uma logística mais complexa para a realização do evento. Segundo fontes próximas às operações da categoria, as conversas entre a Fórmula E e os representantes da cidade vinham ocorrendo há meses, especialmente após o circuito de Ancol, na região norte de Jacarta, ser declarado inviável para uso futuro.
Durante 2022, 2023 e 2025, o local apresentou problemas de infraestrutura e drenagem, que comprometeram a continuidade das corridas. Como alternativa, a Fórmula E avaliava retomar um projeto de 2018, que previa um circuito urbano no centro da cidade, o chamado circuito de Monas, nas imediações do Monumento Nacional Indonésio, mas o plano não se concretizou.
"Assim como no ano passado e nas edições anteriores do E-Prix de Jacarta, trabalhamos em estreita colaboração com o governo da cidade. A corrida de 2025 foi o evento final do nosso acordo atual e, embora tenhamos chegado a um entendimento para estender a parceria, o processo de confirmação não respeitou os prazos necessários para o anúncio", disse um porta-voz da Fórmula E.
Com isso, o campeonato terá um intervalo de quase um mês entre as etapas de Mônaco e Sanya.
Diminuição do tempo de Classificação, ajuste no Modo Ataque e mudanças financeiras
Além das novidades no calendário, a FIA também aprovou modificações no formato esportivo da Fórmula E.
A partir da 12ª temporada, a fase de grupos da classificação será reduzida de 12 para 10 minutos, encurtando a duração total da sessão. O intervalo entre as fases eliminatórias dos duelos também será diminuído, tornando a classificação mais dinâmica e acessível para o público.
Outra mudança significativa está relacionada ao Modo Ataque. As corridas que contarem com o Pit Boost (conhecido como o pit stop da Fórmula E em que os pilotos realizam uma parada obrigatória nos boxes para uma recarga rápida de potência adicional) terão uma diminuição na quantidade de Modo Ataque, permitindo apenas uma ativação ao invés de duas, como acontecia anteriormente. As duas ativações de Modo Ataque só irão ocorrer em provas sem Pit Boost.

Nissan executando o Pit Boost (Foto: Formula E)
Essas alterações têm como objetivo tornar as corridas mais estratégicas, equilibrando o impacto das zonas de ataque e do Pit Boost, além de reduzir a complexidade operacional para as equipes e diretores de prova.
No campo administrativo, a Fórmula E implementará uma mudança inédita no teto orçamentário das equipes. A partir da próxima temporada, custos relacionados a licenças-maternidade e paternidade deixarão de ser contabilizados dentro do limite financeiro das equipes.
"A exclusão de licença-maternidade e paternidade no teto de custos é um marco para a Fórmula E, garantindo que as equipes possam dar suporte total aos seus funcionários em momentos importantes da vida, sem concessões", declarou Alberto Longo, cofundador da categoria, em nota divulgada à imprensa.
A iniciativa faz parte do esforço contínuo da categoria em promover igualdade de oportunidades e apoio aos profissionais em momentos de transição familiar, sem comprometer o desempenho ou a estrutura das equipes.
CALENDÁRIO COMPLETO FÓRMULA E - TEMPORADA 2025/2026
— E-Prix de São Paulo: 6 de dezembro de 2025
— E-Prix da Cidade do México: 10 de janeiro de 2026
— E-Prix de Miami: 31 de janeiro de 2026
— E-Prix de Jeddah: 13 e 14 de fevereiro de 2026 (rodada dupla)
— E-Prix de Madrid: 21 de março de 2026
— E-Prix de Berlim: 2 e 3 de maio de 2026 (rodada dupla)
— E-Prix de Mônaco: 16 e 17 de maio de 2026 (rodada dupla)
— E-Prix de Sanya: 20 de junho de 2026
— E-Prix de Xangai: 4 e 5 de julho de 2026 (rodada dupla)
— E-Prix de Tóquio: 25 e 26 de julho de 2026 (rodada dupla)
— E-Prix de Londres: 15 e 16 de agosto de 2026 (rodada dupla)



Comentários