top of page

E-Prix de Mônaco: Rowland domina nos momentos finais e amplia liderança na Fórmula E

Após duelo tático com Mahindra e Andretti, Rowland vence, conquista a sua terceira vitória em seis etapas e abre vantagem sobre Wehrlein no campeonato de pilotos



Oliver Rowland brilhou nas ruas de Monte Carlo neste sábado (3), ao vencer de forma contundente a sexta etapa da temporada 2024-25 da Fórmula E. O piloto da Nissan protagonizou uma recuperação impressionante na parte final da prova e superou Nyck de Vries (Mahindra) e Jake Dennis (Andretti) para cruzar a linha de chegada com folga e ampliar sua vantagem no campeonato de pilotos.


Foi a primeira vitória de Rowland no emblemático circuito de Mônaco e a terceira em seis corridas no atual campeonato — um aproveitamento de 50%. Com isso, o britânico chega a 94 pontos e abre 34 de vantagem sobre o atual campeão Pascal Wehrlein (Porsche).


A corrida foi marcada por estratégias bem executadas e pelo uso decisivo do Pit Boost — pit stop de recarga rápida — reintroduzido no campeonato após estrear em Jeddah.


Taylor Barnard (McLaren), largou na pole e manteve a ponta nas primeiras voltas, resistindo aos ataques iniciais de Rowland. A ultrapassagem decisiva veio na volta 13, na chicane, quando o piloto da Nissan superou o compatriota e assumiu a liderança.


A disputa ficou acirrada a partir da metade da prova, quando os pilotos passaram a ativar o Modo Ataque e ir aos boxes para a realização do Pit Boost.


Nyck de Vries chegou a liderar ao ultrapassar Nico Mueller e depois Oliver Rowland, enquanto Jake Dennis se posicionava logo atrás. Mas a estratégia de Rowland, que retardou ao máximo sua última ativação do Modo Ataque, foi crucial para a sua recuperação de posições no grid. Com isso, Oliver ultrapassou os carros da Andretti no primeiro setor da volta 27 e em seguida fez o mesmo com De Vries no túnel para reassumir a liderança.


Nas voltas finais, o britânico abriu vantagem e administrou com segurança até a bandeirada, cruzando a linha com 2,5 segundos de gap sobre De Vries.



Dennis, apesar de uma punição de cinco segundos por excesso de velocidade sob bandeira amarela, garantiu o pódio graças ao trabalho de contenção feito por seu companheiro de equipe, Nico Mueller. No entanto, o suíço perdeu posições no final, sendo superado por Edoardo Mortara, que terminou em quinto.


Com o resultado, a Mahindra volta ao pódio pela primeira vez desde o E-Prix da Cidade do México em 2023, enquanto De Vries celebra seu primeiro top 3 desde Londres 2022.


Na classificação por equipes, a Porsche lidera com 114 pontos, contra 105 da Nissan. Já no campeonato de fabricantes, a equipe japonesa assume a ponta.


A Fórmula E volta às ruas do Principado de Mônaco neste domingo (4), para a segunda corrida da rodada dupla. Conforme horário de Brasília, a classificação começa à partir das 05h40 e a largada acontece às 10h00.

Comentarios


bottom of page