E-Prix de Mônaco: Buemi vence e quebra jejum de quase seis anos
- Entre Fórmulas
- 5 de mai.
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Sébastien Buemi faz corrida impecável na chuva e conquista sua terceira vitória no Principado de Mônaco, a primeira desde 2019

Sébastien Buemi reencontrou o topo do pódio ao vencer a 7ª etapa da temporada 2024-25 da Fórmula E em Mônaco. O suíço, campeão da segunda temporada da categoria elétrica, largou apenas em oitavo, mas fez uma corrida magistral em pista molhada para garantir sua terceira vitória nas ruas do Principado — mais do que qualquer outro piloto na história da Fórmula E.
Com a vitória, Buemi encerra um longo jejum de 78 corridas sem triunfos, desde o E-Prix de Nova York em 2019. A conquista veio com autoridade, ele avançou pelo pelotão na parte final da corrida, aproveitando a estratégia e as condições traiçoeiras da pista para assumir a liderança e abrir vantagem confortável.
A corrida foi marcada por um lance polêmico envolvendo Oliver Rowland. O britânico tentou uma ultrapassagem agressiva sobre Jean-Éric Vergne na chicane da volta 21, o que acabou prejudicando o francês da DS Penske.
Rowland foi instruído a devolver a posição, o que fez estrategicamente durante sua segunda ativação do Modo Ataque, usando a potência extra para recuperar terreno e cruzar em segundo lugar, quatro segundos atrás de Buemi.
Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, protagonizou uma das maiores recuperações do dia, saindo da 14ª posição no grid para conquistar seu primeiro pódio da temporada em terceiro. Ele administrou bem a energia e capitalizou nos momentos decisivos da prova.
Antonio Felix da Costa foi o melhor da Porsche em quarto, seguido por Nyck de Vries (Mahindra), que teve bom desempenho e somou pontos importantes. Vergne cruzou em sexto após liderar boa parte da corrida e ser prejudicado pelo incidente com Rowland.
CORRIDA MOVIMENTADA E COM SAFETY CAR
Logo na primeira volta, o pelotão mostrou cautela em meio à pista molhada e alguns pilotos começaram cedo a ativar o Modo Ataque, entre eles Buemi, Ticktum e Dennis.
Vergne assumiu a ponta na volta 6 com os 50 kW extras, abrindo vantagem sobre Rowland.
Lucas di Grassi, que brigava por posições dentro do top 10, acabou abandonando após bater no muro em Portier, gerando uma bandeira amarela. Pouco depois, o safety car foi acionado na volta 14 para retirada do carro de Nico Müller, da Andretti, que bateu na Casino Square.
Na relargada, Buemi iniciou sua escalada com duas ultrapassagens decisivas sobre Da Costa e Max Guenther, subindo para a quarta colocação. Na volta 20, ele aproveitou sua ativação do Modo Ataque para passar Vergne e Rowland em sequência, assumindo a liderança com autoridade logo depois ao superar De Vries na Sainte Devote.
Enquanto Buemi consolidava a ponta, Rowland devolvia a posição para Vergne conforme a punição recebida, e logo depois recuperava terreno, passando novamente o francês e também De Vries, para terminar em segundo. Cassidy, por sua vez, utilizou sua energia restante com inteligência e ganhou posições nas voltas finais.
Com o resultado, Rowland chega a Tóquio liderando o campeonato com 115 pontos, seguido por Da Costa com 67. A Porsche lidera a tabela de equipes com 133 pontos, apenas sete à frente da Nissan, que por sua vez lidera entre os fabricantes com 191 pontos contra 163 dos alemães.
A próxima etapa será uma rodada dupla em Tóquio, nos dias 17 e 18 de maio.
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