E-PRIX DE JACARTA: Dan Ticktum vence a sua primeira corrida na Fórmula E
- Sonia Cury
- 23 de jun.
- 3 min de leitura
Dan Ticktum aproveita erro dos rivais, vence em Jacarta e encerra jejum da Cupra Kiro em uma corrida repleta de incidentes

Dan Ticktum, da Cupra Kiro, conquistou sua primeira vitória na Fórmula E em uma prova recheada de reviravoltas e incidentes no E-Prix de Jacarta. O britânico assumiu a liderança nas voltas finais, após uma colisão entre Jake Dennis e Nyck de Vries que tirou os dois da disputa pela vitória.
A corrida na capital da Indonésia foi marcada por caos estratégico, punições e acidentes que embaralharam o pelotão. Aproveitando o momento certo, Ticktum assumiu a ponta e manteve a liderança até a bandeirada final, superando Edoardo Mortara, que terminou em segundo, e Nico Müller, que completou o pódio.
Antes mesmo da largada, o clima já era de tensão. O atual campeão Pascal Wehrlein foi punido com a perda de três posições no grid por condução "desnecessariamente lenta" durante a classificação, caindo para 17º lugar no grid, uma posição atrás de Rowland, que também teve um sábado complicado.
Entre os quatro primeiros colocados no campeonato, apenas Taylor Barnard avançou para os duelos da classificação e largou da segunda posição. A pole ficou com Jake Dennis, que liderou a corrida desde a primeira curva, seguido por De Vries, que havia largado em terceiro.
A prova foi frustrante para a DS Penske, porque Jean-Éric Vergne abandonou logo na quarta volta após perder boa parte da asa dianteira em um toque com Mitch Evans. Pouco depois, Maximilian Günther foi forçado a deixar a prova após ser atingido por Rowland, que recebeu uma penalidade de cinco segundos pelo incidente.
A corrida ganhou intensidade a partir da volta 19, quando os líderes ativaram o Modo Ataque. Mortara foi quem mais se beneficiou, saltando para a terceira colocação atrás de Dennis e De Vries.
Na volta 22, Nyck de Vries fez uma ultrapassagem sobre Jake Dennis na reta principal, mas ao defender sua posição acabou tocando o carro do britânico, destruindo sua asa dianteira. O incidente rendeu ao piloto da Mahindra uma punição de 10 segundos, enquanto Dennis perdeu ritmo e precisou ir aos boxes.
Com destroços espalhados pela pista, o safety car foi acionado. Na relargada, mais confusão aconteceu e Jake Hughes abandonou a corrida, gerando outro safety car. Nessa altura, Ticktum liderava a corrida, enquanto Mortara assumiu a segunda posição, seguido por Buemi, Müller e Da Costa.
Sem sofrer pressão direta, Ticktum cruzou a linha de chegada e celebrou sua primeira vitória na Fórmula E. Mortara garantiu o segundo lugar e Nico Müller ficou em terceiro. Rowland, mesmo com a punição, ainda somou um ponto ao terminar em décimo.
Na coletiva pós-corrida, Ticktum fez um desabafo emocionado, criticando os ataques e dúvidas que enfrentou ao longo de sua trajetória no automobilismo.
"Eu sempre me questiono o quanto devo filtrar o que digo e, infelizmente, preciso filtrar. Mas há algumas coisas que eu gostaria de dizer. Ao longo dos anos, recebi muitas dúvidas e muito ódio das pessoas. Pessoas com problemas de memória de curto prazo, que se esquecem de que ganhei algumas coisas na minha ascensão profissional. As três primeiras temporadas de Fórmula E foram muito difíceis, foi complicado manter a motivação. Mas esta temporada está sendo tão boa quanto eu poderia esperar", finalizou.
留言