Da Costa garante vitória da Porsche na Rodada 10 da Fórmula E em Berlim
António Félix da Costa selou recorde em Tempelhof ao conquistar sua terceira vitória nessa pista. Além disso, o português deu a Porsche a primeira vitória da equipe correndo em casa na Fórmula E
A Corrida 2 do E-Prix de Berlim, aconteceu no último domingo (12) e rendeu muitas disputas, momentos de tensão e farpas trocadas entre pilotos no rádio. Contudo, Da Costa se livrou de todas as confusões e conseguiu chegar no primeiro lugar apresentando um ritmo forte desde o começo, além de fazer a ativação do Modo Ataque logo cedo.
Na volta 31, Mitch Evans (Jaguar) até chegou a ficar na frente após o Safety Car deixar a pista na volta 29. Porém, ele ainda tinha que fazer uma de suas ativações do Modo Ataque. António conseguiu quebrar a resistência de Evans com uma manobra tardia no freio, forçando o neozelandês a diminuir o ritmo, para ultrapassá-lo.
Falando sobre o Safety Car, o mesmo foi acionado depois que Norman Nato Andretti) colidiu com seu ex-companheiro de equipe, Sacha Fenestraz (Nissan), o que rendeu um dos momentos mais tensos da etapa, pois os pilotos se estranharam.
Enquanto isso, Oliver Rowland (Nissan) e Nick Cassidy (Jaguar) aproveitaram as ativações tardias de Modo Ataque de seus adversários, além de se beneficiar com a quantidade de energia que possuíam nas últimas voltas, para deixar Pascal Wehrlein (Porsche), Jake Dennis (Andretti) e Mitch Evans (Jaguar) para trás até entrarem na zona do pódio.
Nick Cassidy conquistou o terceiro lugar, depois de ultrapassar Evans na curva 9 da volta 39, para em seguida atacar Rowland e o líder Da Costa. Ele até conseguiu deixar o piloto da Nissan para trás, mas não teve força para bater de frente com o português da Porsche.
Mitch Evans, que depois que foi passado por seu companheiro de equipe ficou na quarta posição, acabou caindo para a sexta colocação após Dennis e Wehrlein aparecerem para disputar posição com ele na curva 2 da pista do Aeroporto de Tempelhof. Os três carros chegaram a ficar lado a lado e o piloto da Jaguar levou a pior, perdendo duas posições - Pascal Wehrlein cruzou a linha de chegada em P4 e Jake Dennis em P5.
Taylor Barnard, tem sido o principal destaque da McLaren. O jovem piloto de 19 anos que está substituindo Sam Bird - que quebrou a mão no E-Prix de Mônaco - pontuou mais uma vez e apresentou uma performance muito sólida ao largar da 18ª posição e terminar a corrida em 8º lugar.
Joel Eriksson, uma das substituições da Envision - que sofreu com a ausência de sua dupla de pilotos, que por razões contratuais tiveram que correr nas 6 Horas de Spa da WEC -, conseguiu terminar a corrida na zona de pontuação ao ficar em P9.
Jean-Éric Vergne (DS Penske), que ficou em segundo lugar na corrida de sábado, fechou o Top 10 da corrida de domingo.
Com o resultado obtido no final de semana em Berlim, Nick Cassidy se firma na liderança do campeonato de pilotos com 140 pontos. Pascal Wehrlein vem em segundo lugar com 124 pontos. Oliver Rowland, que vem surpreendendo a todos nessa temporada, se encontra na terceira posição com 118 pontos.
A próxima etapa da Fórmula E acontece nos dias 25 e 26 de maio e será disputada no Circuito Internacional de Xangai, marcando o retorno da categoria à China, que não recebe uma corrida no país desde 2020.
Comments