Fórmula E anuncia os pilotos participantes do Teste de Novatos em Roma
Com um piloto por equipe, o teste irá acontecer um dia antes da rodada dupla do E-Prix de Roma
Depois do Teste de Novatos em Berlim, que aconteceu em abril deste ano, a Fórmula E preparou uma segunda parte do teste chamado de Treino Livre 0, que vai ocorrer no dia 14 de julho em Roma, antecedendo a rodada dupla do E-Prix de Roma, que acontece nos dias 15 e 16.
As equipes podem colocar alguém que já experimentou o carro da Fórmula E, mas não devem ser pilotos inclusos na lista de inscrições da 9ª temporada, não podem ter competido oficialmente em uma corrida da categoria elétrica em sua carreira e nem participado de alguma edição anterior do Teste de Novatos.
A prioridade inicial era para os pilotos que participaram do teste realizado em Berlim, entretanto, julho é um mês repleto de compromissos para os pilotos que correm em outros campeonatos e nem todos poderão estar presentes. Com isso, a quantidade de pilotos no Treino Livre 0 foi reduzido e abriram a oportunidade para pilotos que não participaram do teste realizado em Berlim.
Cada equipe terá um representante dentro da pista para uma sessão de treino livre com 30 minutos de duração.
Jack Aitken foi o primeiro piloto confirmado para o Treino Livre 0, ele volta a correr pela Envision Racing. Logo depois dele, Zane Maloney foi confirmado pela Andretti e o brasileiro Felipe Drugovich (que fez o melhor tempo nos testes de Berlim com 1:05.509) foi anunciado na Maserati.
A novidade fica em relação ao piloto Yann Ehrlacher, anunciado pela DS Penske. Campeão do FIA WTRC (Campeonato Mundial de Turismo da FIA) em 2020 e 2021. Entre todos os participantes, ele é o único que não esteve presente no Teste de Novatos em Berlim.
Confira abaixo todos os pilotos que vão participar do Treino Livre 0 (também chamado de segunda parte do Teste de Novatos) em Roma:
Felipe Drugovich — Maserati MSG Racing
Zane Maloney — Avalanche Andretti Formula E Team
Luca Ghiotto — Nissan Formula E Team
Sheldon van der Linde — Jaguar TCS Racing
Jehan Daruvala — Mahindra Racing
Yann Ehrlacher — DS Penske
Daniil Kvyat — NIO 333 Racing
Yifei Ye — Tag Heuer Porsche Formula E Team
Adrien Tambay — ABT Cupra Formula E Team
Charlie Eastwood — NEOM McLaren Formula E Team
Jack Aitken — Envision Racing
Para poder participar da sessão, os pilotos precisam ter uma licença chamada de E-Licence, que seja completa ou que tenha liberação para treinos livres. Eles também precisam fazer um treinamento específico sobre segurança elétrica, entender as características do carro da Fórmula E e conhecer o regulamento técnico e esportivo do campeonato.
O Teste de Novatos é uma boa oportunidade para que mais pilotos conheçam a categoria e chamem a atenção das equipes para uma futura oportunidade. A Fórmula E é uma categoria em ascensão e com as poucas vagas disponíveis no mercado dos monopostos, vem se tornando cada vez mais um caminho para pilotos que vem da base ou correm em outras categorias.
Comments