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Evans lidera de novo, Mahindra ganha teste extra; segundo dia de pré-temporada da Fórmula E

Foto do escritor: Sonia CurySonia Cury

Mitch Evans fez o melhor tempo do segundo dia de pré-temporada. Além dele, Da Costa e Mortara foram destaques. Após ficar com um carro a menos, Mahindra foi liberada para ter uma sessão de teste adicional




Depois dos testes do dia 25 de outubro terem sido suspensos por conta de um incêndio que aconteceu na garagem da WAE (fornecedora das baterias), a Fórmula E voltou a ter atividade na pista em Valência nesta quinta-feira (26), a partir da sessão vespertina.


Mitch Evans fez o melhor tempo dos testes mais uma vez, com António Félix da Costa em segundo e Edoardo Mortara em terceiro. Robin Frijns e Pascal Wehrlein completaram o Top 5.


A Mahindra comunicou que uma parte do equipamento de T.I da equipe assim como diversos componentes do carro de Nyck de Vries foram danificados no fogo que afetou o box da WAE no dia 24 de outubro, por isso, os pilotos terão que revezar o carro de Edoardo Mortara no decorrer das próximas sessões.


Para compensar o tempo perdido, o teste durou cerca de 4 horas e meia e como medida de precaução a potência de todos os veículos foi reduzida para 300kW.


Devido ao tempo limitado, as equipes optaram por não utilizar os pilotos novatos, com exceção da Porsche, que decidiu deixar a estreante Gabriela Jílková - pilota de simulador da Porsche na Fórmula E - assumir o carro de Da Costa por boa parte da sessão. A pilota da República Tcheca ficou em pista por cerca de três horas e António participou somente na última hora dos testes.



COMO FOI A SESSÃO VESPERTINA DO TESTE


Assim que a pista foi liberada, quase todos os pilotos se encontravam dando voltas no Circuito Ricardo Tormo. Apenas Jake Dennis, Mitch Evans, Dan Ticktum, Nick Cassidy e Pascal Wehrlein levaram um pouco mais de tempo para deixar os boxes.


Durante a primeira meia hora, o Top 5 ficou com Jean-Éric Vergne na liderança, seguido de Edoardo Mortara, Robin Frijns, Sébastien Buemi e Oliver Rowland.


No final da primeira hora, boa parte dos pilotos retornaram aos boxes com os dados que foram coletados inicialmente. Apenas Ticktum, Buemi, Vandoorne e Jílkova ficaram na pista dando voltas rápidas.


Gabriela Jílková, pilota novata que correu pela Porsche

(foto: Porsche)


Depois das verificações nos boxes, Mitch Evans foi um dos primeiros que voltou para a pista e assumiu a liderança com o tempo de 1m25s599, com Mortara em segundo lugar e Cassidy ocupando a terceira posição.


A segunda hora dos testes foi mais agitada. Robin Frijns e Mitch Evans trocaram a posição na liderança diversas vezes, com Nick Cassidy se envolvendo na disputa em alguns momentos. Após 1 hora e meia de ação na pista, Pascal Wehrlein apareceu na terceira colocação, marcando a primeira vez da Porsche dentro das primeiras posições. Vergne conseguiu assumir a ponta por alguns minutos, até ter o seu tempo batido por Evans, que fez uma volta de 1m25s000.


Com metade da sessão da tarde completada, o carro da Mahindra chegou a enfrentar problemas minutos antes de Mortara fazer a sua volta rápida. Uma bandeira amarela foi causada pelo piloto suíço após o seu carro parar em uma curva por ficar sem potência. Depois de uma verificação dos mecânicos, Edoardo Mortara voltou à pista de maneira um pouco mais cautelosa para resfriar a bateria antes de acelerar novamente e tirar Mitch Evans da liderança, se tornando o primeiro a conseguir correr abaixo da marca de 1 minuto e 25 segundos no teste de quinta-feira.


A McLaren pareceu aproveitar o tempo em pista para coletar muitos dados e focar em demandas internas. Jake Hughes e Sam Bird passaram boa parte do teste fora do Top 10, mas as conversas trocadas com os seus engenheiros pelo rádio indicaram que os pilotos estavam com uma lista de tarefas a cumprir. Ambos seguiam as instruções dadas pelo rádio e davam o seu feedback sobre o desempenho de pneus, quantidade de energia disponível e outras informações técnicas.


Na última hora do teste, Maximilian Günther passou a fazer voltas rápidas e figurar no Top 5. Seu novo companheiro de equipe, Jehan Daruvala, pareceu se entender melhor com o carro, onde passou a errar menos e ficou próximo de Günther, assumindo a sétima posição.


Norman Nato teve uma falha técnica com o seu carro. O francês perdeu toda a comunicação com o seu engenheiro e o painel de seu volante ficou preto. Ele retornou para os boxes da Andretti para que a situação fosse verificada, mas logo tudo foi resolvido e Nato conseguiu concluir as suas voltas.


O piloto de maior destaque na hora final dos testes foi António Félix da Costa. O piloto português ficou de fora de quase toda a sessão para que a novata Gabriela Jílková pudesse aproveitar ao máximo dentro de pista.

Da Costa deu o maior salto no tempo conquistado entre todos os pilotos do grid. Ele foi da 19ª marca para a segunda melhor marca do dia.


Oliver Rowland surpreendeu ao fazer o melhor tempo da sessão da tarde, mas o seu tempo foi deletado, porque ele excedeu os limites de pista. Aproveitando a oportunidade, Mitch Evans acelerou o carro da Jaguar e fez uma volta de 1m24s791 para encerrar o teste vespertino na liderança.



PROBLEMAS COM O CARRO DA ERT E O TESTE EXTRA DA MAHINDRA


Sérgio Sette Câmara enfrentou alguns problemas com o carro da ERT (ex-NIO). O brasileiro fez apenas a volta de aquecimento e retornou aos boxes, ficando de fora de toda a sessão de teste.


Verificações foram feitas com a WAE e não foi detectado problemas na bateria. Os mecânicos da ERT decidiram substituir o trem de força, mas também não foi efetivo.


As coisas para Dan Ticktum também não foram fáceis. Por mais que o britânico tenha conseguido participar do teste, ele sofreu para conseguir acelerar o veículo na sua potência máxima e diversas vezes informou no rádio que estava “simplesmente impossível de fazer qualquer coisa”.


Pelo lado da Mahindra, segundo informações dos jornalistas do site Autosport, a equipe indiana deverá ganhar um tempo adicional de teste antes da estreia da 10ª temporada da Fórmula E em 2024.


Como a equipe teve parte do equipamento do carro de De Vries afetado pelo incêndio na garagem da WAE, eles ficaram com um carro a menos na pré-temporada, fazendo com que os pilotos tivessem que revezar o carro de Edoardo Mortara.


“O acordo estipula que o tempo que não tivemos com o segundo carro será compensado em uma sessão privada. O problema é que temos que reconstruir o carro rapidamente para dar tempo de fazer o teste antes de mandá-lo para o México”, disse Frederic Bertrand, chefe da Mahindra.


Confira como ficou a colocação dos pilotos no segundo dia de teste da pré-temporada:



Por conta de 1 dia e meio de teste ter sido perdido, a Fórmula E confirmou que o teste de sexta-feira - que será aberto ao público - funcionará de maneira contínua, durando das 08h30 até às 18h30 (no horário local), com a pista aberta e liberada para o uso das equipes ao longo do dia inteiro.


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